Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP Abimota: vitória e liderança de Juan Ignacio Perez em dia de expulsão do camisola amarela

O espanhol Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) venceu hoje a segunda etapa do Grande Prémio Abimota e subiu à liderança da prova, fruto da expulsão do anterior camisola amarela Luca Wackermann (Nasr Dubai). O corredor italiano e o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) agrediram-se após o sprint final, sendo ambos expulsos da competição.

Juan Ignacio Perez vence etapa
e lidera GP Abimota (foto Facebook atleta)

À semelhança do dia de ontem, na segunda etapa o pelotão enfrentou 145,7 km de sobe e desce entre Mação e Proença-a-Nova, com duas contagens de 3ª categoria. Apesar dos múltiplos ataques ao longo da jornada, o final jogou-se novamente ao sprint entre um grupo de 15 corredores. Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) agarrou a vitória frente ao líder da geral Luca Wackermann (Nasr Dubai), Filipe Cardoso (Efapel) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Segundo e quarto na linha de meta envolveram-se numa troca de ‘mimos’ físicos, levando o colégio de comissários a expulsá-los da competição. O corredor espanhol já tinha sido expulso em 2014 da Volta a Portugal pelo mesmo motivo no final da sexta etapa.

Juan Ignacio Perez logrou assim a subida ao comando da geral, liderando também a classificação por pontos. Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) assumiu o comando da montanha, Filipe Cardoso (Efapel) das metas volantes, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) da meta Autarquias e João Rodrigues (W52-FC Porto) da meta bolinhas. Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) manteve o primeiro lugar entre os ciclistas de equipas de clube e a W52-FC Porto subiu ao comando por equipas.

Na juventude, Hugo Nunes (Anicolor) foi 8º na meta subindo à liderança da camisola branca, seguido de Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e Edwin Torrez (EC Magro).

A terceira e última etapa irá ligar a Figueira da Foz a Águeda em 155,3 km.

Luta do sprint final entre Vicente de Mateos
e Luca Wackermann (foto João Fonseca)
Sprint vitorioso de Juan Ignacio Perez
(foto João Fonseca)
(foto João Fonseca)

Resultados Et2
1º Juan Ignacio Pérez (Esp) W52-FC Porto 3:59:05
2º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai m.t.
3º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones m.t.
6º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto m.t.
7º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
8º Hugo Nunes (Por) Anicolor m.t.
9º Carlos Gimenez (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
10º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.

C. Geral
1º Juan Ignacio Perez (Esp) W52-FC Porto 7:42:02
2º Filipe Cardoso (Por) Efapel +3”
3º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +6”
4º Guillaume Almeida (Fra) Rádio Popular-Boavista +7”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +8”
6º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones +10”
7º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +10”
8º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto m.t.
9º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
10º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto m.t.
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.