Avançar para o conteúdo principal

Galardoado paladar das equipas lusas


O ciclismo não vive sem patrocínios e, em tempos da famosa 'crise', as marcas necessitam cada vez mais de um veículo eficaz de publicidade para chegar ao público. As equipas têm um papel essencial neste trabalho de divulgação dos seus patrocinadores e quanto maior for a qualidade de quem patrocina o projecto ciclista, mais fácil se torna a tarefa de passar a mensagem aos seguidores das duas rodas.

Assim, perguntamos: o que têm em comum as formações lusas OFM-Quinta da Lixa-Goldentimes e Banco BIC-Carmim? A resposta é saborosamente simples! Ambas as equipas têm duas das melhores marcas portuguesas de vinho como patrocinador, grandemente galardoadas a nível nacional e internacional.


A Sociedade Agrícola Quinta da Lixa foi criada em 1986, na Vila da Lixa, mas apenas assumiu esta designação em 1998. Os seus vinhos, premiados este ano pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes com medalhas de ouro e prata, são obtidos principalmente das sublimes castas de loureiro, alvarinho, trajadura, espadeiro e arinto. Tal como numa equipa de ciclismo, os prémios são a parte visível do reconhecido valor do produto e estes vinhos contam no seu 'palmarés' com medalhas alcançadas no ano transacto nos concursos internacionais China Best Value Wine & Spirits Awards e no Challenge Internacional Du Vin.


Recuando um pouco no tempo, em 1971 nasceu a Carmim através da Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. O paladar dos seus vinhos tem privilegiado, entre outras, as castas touriga nacional, trincadeira, aragonês, moreto, castelão, arinto, síria, rabo de ovelha e antão vaz. Referindo somente os prémios mais recentes do seu vasto 'palmarés' de medalhas, este ano os seus vinhos brilharam no concurso internacional Monde Selection, em Bruxelas, e também no China Best Value Wine & Spirits Awards.

Melhor mesmo é passar da teoria à prática, pedalando através dos aromas e sabores do que de melhor se associa ao nosso ciclismo… os vinhos portugueses. Cheers!


Quinta da Lixa - www.quintadalixa.pt
Carmim - www.carmim.eu

[Fotos: Helena Dias]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...