Avançar para o conteúdo principal

Ana Azenha, a promessa confirmada do ciclismo luso



Ana Azenha é uma promessa confirmada do ciclismo luso. Em cada pedalada desfila elegância feminina num desporto cada vez mais aberto ao talento das mulheres e não somente dos homens.

A corredora nascida em Coimbra faz da Estrada o seu desafio superado e da Pista um habitat natural. Em ambas as vertentes parece ter descoberto há muito o segredo do sucesso… um talento inato sentido desde pequena e começado a pedalar aos 7 anos de idade na Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.


A progressão foi sendo notória e em cadete já brilhava nas linhas de meta defendendo as cores da espanhola CC Spol. Com esta formação, aos 15 anos conquistou a primeira Taça de Portugal, repetindo o feito no ano seguinte com o luso Bike Clube de S. Brás. Paralelamente piscava o olho aos lugares do pódio em provas regionais de XCO.

Mas a maior mudança na vida da ciclista ocorreu em 2010, mais precisamente em Setembro quando ingressou no Centro de Alto Rendimento de Anadia. Aqui, a Pista entrou na sua vida para não mais sair e, desde esse momento, Portugal viu uma estrela crescer a pedaladas largas rumo àquela que pode vir a ser a atleta a fazer história no ciclismo português. Velocidade e perseguição individual pareciam não ter segredos para a conquista de títulos nacionais, mas logo todas as disciplinas se renderam nos anos seguintes ao talento de Ana Azenha. A nível internacional, conseguiu o excelente segundo lugar em scratch no Campeonato da Europa em juniores, ao mesmo tempo que arrebatou títulos na Estrada, como o Campeonato Nacional de Fundo em júnior e o segundo lugar em Contra-relógio.

2012 foi o ano de afirmação em elite e 2013 não está a ser diferente… Campeã Nacional em Pista, vencedora da Taça de Portugal de Pista e de Estrada, soma também a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Contra-relógio e a vitória da centenária Subida à Glória, uma escalada de 265 metros na histórica Calçada da Glória, em Lisboa. A sua casa continua a ser o Centro de Alto Rendimento e, actualmente, com as cores do Clube de Ciclismo da Bairrada demonstra através do seu rico palmarés a perfeita conexão entre Pista e Estrada, vertentes do ciclismo que, interligadas, fazem de uma boa atleta uma corredora ainda maior.

Trabalha pelos seus objectivos, pedala pelos seus sonhos, sorri pelas metas conquistadas… aos 20 anos, esta é a lusa Ana Azenha!
 

[Fotos: Facebook Ana Azenha]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Daniel Lima assina pela Israel Cycling Academy

Daniel Lima é o terceiro ciclista da equipa júnior Bairrada a internacionalizar-se em 2023. O Cycling & Thoughts confirmou com o jovem ciclista de 18 anos a sua contratação por duas épocas com a equipa continental Israel Cycling Academy , satélite da Israel-Premier Tech onde corre o britânico Chris Froome, vencedor de quatro Voltas a França, duas Voltas a Espanha e uma Volta a Itália, e que tem na estrutura dois portugueses, o nutricionista Gabriel Martins e o soigneur Pedro Claudino.   Daniel Lima nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2022 (foto: Helena Dias) Depois de oficializada a contratação do campeão nacional António Morgado e de Gonçalo Tavares pela norte-americana Hagens Berman Axeon, é chegada a vez de Daniel Lima , também de 18 anos, rumar ao pelotão internacional pela mão da Israel Cycling Academy , equipa que já marcou presença nas mais importantes provas lusas, como a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho, e que distribui o seu calendário por corridas ma...