Avançar para o conteúdo principal

Ana Azenha, a promessa confirmada do ciclismo luso



Ana Azenha é uma promessa confirmada do ciclismo luso. Em cada pedalada desfila elegância feminina num desporto cada vez mais aberto ao talento das mulheres e não somente dos homens.

A corredora nascida em Coimbra faz da Estrada o seu desafio superado e da Pista um habitat natural. Em ambas as vertentes parece ter descoberto há muito o segredo do sucesso… um talento inato sentido desde pequena e começado a pedalar aos 7 anos de idade na Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.


A progressão foi sendo notória e em cadete já brilhava nas linhas de meta defendendo as cores da espanhola CC Spol. Com esta formação, aos 15 anos conquistou a primeira Taça de Portugal, repetindo o feito no ano seguinte com o luso Bike Clube de S. Brás. Paralelamente piscava o olho aos lugares do pódio em provas regionais de XCO.

Mas a maior mudança na vida da ciclista ocorreu em 2010, mais precisamente em Setembro quando ingressou no Centro de Alto Rendimento de Anadia. Aqui, a Pista entrou na sua vida para não mais sair e, desde esse momento, Portugal viu uma estrela crescer a pedaladas largas rumo àquela que pode vir a ser a atleta a fazer história no ciclismo português. Velocidade e perseguição individual pareciam não ter segredos para a conquista de títulos nacionais, mas logo todas as disciplinas se renderam nos anos seguintes ao talento de Ana Azenha. A nível internacional, conseguiu o excelente segundo lugar em scratch no Campeonato da Europa em juniores, ao mesmo tempo que arrebatou títulos na Estrada, como o Campeonato Nacional de Fundo em júnior e o segundo lugar em Contra-relógio.

2012 foi o ano de afirmação em elite e 2013 não está a ser diferente… Campeã Nacional em Pista, vencedora da Taça de Portugal de Pista e de Estrada, soma também a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Contra-relógio e a vitória da centenária Subida à Glória, uma escalada de 265 metros na histórica Calçada da Glória, em Lisboa. A sua casa continua a ser o Centro de Alto Rendimento e, actualmente, com as cores do Clube de Ciclismo da Bairrada demonstra através do seu rico palmarés a perfeita conexão entre Pista e Estrada, vertentes do ciclismo que, interligadas, fazem de uma boa atleta uma corredora ainda maior.

Trabalha pelos seus objectivos, pedala pelos seus sonhos, sorri pelas metas conquistadas… aos 20 anos, esta é a lusa Ana Azenha!
 

[Fotos: Facebook Ana Azenha]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.