Avançar para o conteúdo principal

Giro d’Italia 2018: o percurso e a surpresa de Froome

A 101ª edição do Giro d’Italia está marcada para os dias 4 a 27 de Maio de 2018. Pela primeira vez, um Grand Tour parte fora da Europa, mais precisamente em Israel, que recebe três etapas, sendo a primeira dedicada a Gino Bartali, em memória do “Ginettaccio”, “Justo entre as Nações”. À partida irá estar o britânico Chris Froome (Team Sky), como o próprio anunciou por vídeo, na apresentação oficial do percurso: “Estou ansioso por vê-los a todos à partida do Giro d’Italia 2018”.

 
© Giro d'Italia

Após três dias em Israel, com a partida a ser dada em Jerusalém, o Giro descansa ao quarto dia para entrar em Itália na 4ª etapa. Na Sicília, terra de Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), vivem-se três jornadas e a primeira chegada em alto no Etna, na 6ª etapa, com um final diferente das outras edições, no Observatório Astrofísico. Anteriormente, na 5ª etapa estreia-se a chegada a Santa Ninfa, que em 2018 cumprirá 50 anos do terramoto de 1968. A 9ª etapa chega pela quarta vez na história a Gran Sasso D’Italia, a última ganha por Marco Pantani em 1999, fazendo dela a Montanha Pantani desta edição.

Após o segundo dia de descanso, o pelotão disputa a mais longa etapa da 101ª edição, a 10ª jornada de 239km. Na 11ª etapa, entre Assisi e Osimo, o Giro passa pelo Muro di Filottrano, terra de Michele Scarponi, prestando-lhe homenagem. O final da 13ª etapa vive-se em Nervesa della Battaglia, em comemoração dos 100 anos do final da I Guerra Mundial. O soberbo e imponente Zoncolan surge na chegada da 14ª etapa, sendo superado pela sexta vez na história.

Segue-se o terceiro dia de descanso. A 18ª, 19ª e 20ª etapas serão dedicadas aos Alpes, com finais em Prato Nevoso, Bardonecchia e Cervinia. Precisamente na 19ª jornada será superada a montanha mais alta desta edição, Colle delle Finestre (2178m) será a Cima Coppi de 2018. No cerrar do pano, Roma recebe a 21ª etapa, sendo a primeira vez que a capital italiana recebe a partida e a chegada de uma etapa sem ser em contra-relógio.

A apresentação oficial do 101º Giro d’Italia contou com a presença em palco do director da prova Mauro Vegni, o vencedor de 2017 Tom Dumoulin (Team Sunweb), os vencedores de duas edições Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e Alberto Contador e também Fabio Aru (Astana, próxima época UAE Team Emirates), por duas vezes pódio.

Em comunicado, a equipa britânica Sky anunciou o objectivo de vencer o Giro em 2018 com Chris Froome, que irá tentar vencer a terceira grande volta que lhe falta no palmarés, completando assim a “Tripla Coroa”. O britânico pisou o palco do Giro pela última vez em 2010.

“É uma ocasião única para mim, tendo ganho o Tour e a Vuelta e agora tendo a oportunidade de tentar o Giro e a terceira vitória consecutiva de um Grand Tour. É muito bom ser capaz de tentar um novo desafio, fazer algo que talvez as pessoas não esperassem. É uma motivação totalmente nova ver se consigo alcançar algo especial o ano que vem”, afirmou Froome.

“Sinto como se, de alguma forma, a minha carreira no ciclismo tivesse começado em Itália. Vivi lá durante três anos quando comecei a carreira como profissional, por isso, tendo a oportunidade de voltar ao Giro na posição em que estou hoje, e com a oportunidade que tenho, parece de algum modo como a completar um ciclo.”

“É algo que eu e a equipa considerámos cuidadosamente e conversámos muito. Sabemos que será um enorme feito na era moderna vencer Giro e Tour na mesma época, mas a forma como fizemos as coisas este ano dá-me confiança para poder alcançar o sucesso em ambas as corridas. Outro factor é que há uma semana extra entre o Giro e o Tour no próximo ano. É mais uma semana de recuperação e de treino do que o normal, o que penso torna tudo mais propício para abordar as duas corridas em grande forma”, concluiu Froome.

PERCURSO GIRO 2018
4 a 27 de Maio
Dia 4, Et1 Jerusalem / Jerusalem (CRI) 9,7km
Dia 5, Et2 Haifa / Tel Aviv 167km
Dia 6, Et3 Be’er Sheva / Eilat 229km
Dia 7, DESCANSO
Dia 8, Et4 Catania / Caltagirone 191km
Dia 9, Et5 Agrigento / Santa Ninfa (Valle Del Belice) 152km
Dia 10, Et6 Caltanissetta / Etna 163km
Dia 11, Et7 Pizzo / Praia a Mare 159km
Dia 12, Et8 Praia a Mare / Montevergine di Mercogliano 208km
Dia 13, Et9 Pesco Sannita / Gran Sasso D’Italia (Campo Imperatore) 224km
Dia 14, DESCANSO
Dia 15, Et10 Penne / Gualdo Tadino 239km
Dia 16, Et11 Assisi / Osimo 156km
Dia 17, Et12 Osimo / Imola 213km
Dia 18, Et13 Ferrara / Nervesa Della Battaglia 180km
Dia 19, Et14 San Vito Al Tagliamento / Monte Zoncolan 181km
Dia 20, DESCANSO
Dia 21, Et15 Tolmezzo / Sappada 176km
Dia 22, Et16 Trento / Rovereto (CRI) 34,5km
Dia 23, Et17 Franciacorta Stage (Riva del Garda – Iseo) 155km
Dia 24, Et18 Abbiategrasso / Prato Nevoso 196km
Dia 25, Et19 Venaria Reale / Bardonecchia 181km
Dia 26, Et20 Susa / Cervinia 214km
Dia 27, Et21 Roma / Roma 118km






















Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.