Avançar para o conteúdo principal

Retrato de Venceslau Fernandes: “Gostava de ser o segundo Venceslau Fernandes a vencer a Volta a Portugal”

Tem apenas 20 anos, mas leva consigo um nome carregado de simbolismo. Filho de Venceslau Fernandes, vencedor da Volta a Portugal de 1984, o jovem Venceslau Fernandes [24/01/1996] sagrou-se este ano rei trepador da duríssima Clásica de Pascua, em Espanha. Esta importante camisola marcou um dos muitos momentos de uma temporada brilhante na sua evolução enquanto ciclista, neste que foi o segundo ano vivido no seio da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

No início da época competitiva, o Cycling & Thoughts esteve presente no estágio da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, equipa Sub-23 pertencente ao Sport Ciclismo S. João de Ver, clube que tem contribuído de sobremaneira para a formação qualitativa dos jovens corredores portugueses. Nesse estágio, Venceslau Fernandes confessou o objectivo para 2016 de protagonizar um bom desempenho na Volta a Portugal do Futuro e na Volta às Terras de Santa Maria. Na primeira corrida finalizou num destacado 10º lugar na geral, enquanto na segunda prova, que se corria em ‘casa’ do clube, venceu a camisola da montanha.

Venceslau Fernandes conquistou o título de
rei trepador na Volta às Terras de Sta. Maria (foto Helena Dias)

Com a temporada praticamente no seu término, voltámos a falar com o jovem Venceslau para medir o pulso à época competitiva. “Faço um balanço positivo. Sem dúvida, foi uma temporada em que evolui bastante e aprendi bastante.”

Reflexo dessa evolução são os assinaláveis resultados obtidos ao longo do ano. Entre outros, destaca-se o 7º lugar no Campeonato Nacional de Fundo Sub-23, uma prova com a difícil subida de 2ª categoria do Sameiro (em Braga), e a referida vitória da camisola da montanha na Clásica de Pascua, em Espanha.

Em ambas as provas, Venceslau deixou a sua marca no que toca à crescente qualidade enquanto trepador. “Cada vez me vejo mais como um trepador, tanto pelas minhas características físicas como pelos resultados que obtive, que foram sempre resultados maioritariamente obtidos em provas de montanha.”

E relembra: “Na Clásica de Pascua, sem dúvida vivi um bom momento. Foi a primeira vez que ganhei uma camisola da montanha no escalão de sub-23 e, como foi com o pelotão de sub-23 português e grande parte do pelotão espanhol da Galiza, ainda teve um sabor mais especial. No Nacional também fiquei satisfeito com o resultado, mas cheguei ao fim e, com o meu treinador Joaquim Andrade, vi que houve alguns pormenores que podia ter mudado na corrida, que me podiam ter ajudado a ter um melhor resultado, mas o ciclismo é mesmo assim.”

Venceslau Fernandes acompanhado dos pais
(foto Helena Dias)
O nome Venceslau Fernandes marca a história do
ciclismo nacional no passado e no presente (foto Helena Dias)

Para conhecer um pouco mais da jovem carreira de Venceslau Fernandes, torna-se incontornável falar de seu pai, vencedor da Volta e um dos profissionais que construiu uma das mais longas carreiras no ciclismo nacional.

No referido estágio de equipa, o jovem Venceslau afirmou não sentir qualquer pressão por ser filho de tão importante protagonista do ciclismo lusitano. Hoje, conta-nos em que medida a brilhante carreira do pai influenciou a sua chegada a este desporto.

“A carreira do meu pai pouco influenciou na minha ida para o ciclismo, até porque comecei pelo triatlo. Mais tarde, tanto eu como alguns atletas da minha equipa de triatlo quisemos começar a participar em algumas provas de ciclismo e desde a primeira prova começou a nascer um ‘bichinho’ pela modalidade.”

“Antes de vir para o ciclismo, andava no futebol e fazia triatlo. Mesmo quando vim para o ciclismo, o meu pai dizia para ir fazendo tudo o que pudesse e depois, mais tarde, decidir o que seguir realmente.”

O gosto pelo triatlo partilha com a irmã Vanessa Fernandes, atleta de enorme sucesso, por diversas vezes campeã mundial, campeã europeia e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim. Depois deste périplo pelo triatlo, Venceslau ingressou na Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes, dando assim início à formação no ciclismo. “Comecei com 14 anos, em juvenil de 2º ano. As memórias desses anos são boas, acho que as primeiras corridas de qualquer ciclista ficam na memória.”

Nessa temporada de estreia na modalidade, em Juvenil de 2º ano alcançou o 3º lugar nos Campeonatos Nacionais de Estrada. No primeiro ano de Cadete sagrou-se Campeão Regional do Porto e foi 10º nos Nacionais de Estrada. No segundo ano desse escalão, venceu a primeira prova pontuável da Taça de Portugal e foi 8º nos Nacionais.

Mas é quando se encontra no escalão Júnior que vive uma das provas que não esquece até hoje, o Campeonato da Europa de Juniores, uma das mais marcantes experiências desportivas. Nesse escalão manteve os bons resultados, destacando-se novamente no Nacional de Estrada ao finalizar em 9º no primeiro ano de Júnior e 6º no segundo ano, quando se sagrou vice-campeão nacional de rampa.

Há dois anos chegou ao Sport Ciclismo S. João de Ver e faz-nos um balanço desta união. “Faço um balanço muito positivo destas duas temporadas, tanto no meu primeiro ano de Sub-23 como no segundo. Tive uma grande evolução. Grande parte dessa evolução foi graças a toda a gente que me acompanhou no Sport Ciclismo S. João de Ver.”

Quanto à sua permanência na equipa em 2017, Venceslau diz: “Neste momento, ainda não sei nada em concreto, mas posso dizer que sem dúvida a equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade foi uma equipa que gostei e gosto de estar.”

Venceslau Fernandes termina a entrevista ao Cycling & Thoughts falando das ambições futuras. “Os meus objectivos como ciclista acho que passam pelo mesmo de todos os ciclistas, que é um dia poder representar uma equipa do escalão mais alto do ciclismo, no World Tour. Mas se não surgir a oportunidade e continuar aqui em Portugal, um dia gostava de ser o segundo Venceslau Fernandes a vencer a Volta a Portugal.”

Principais resultados de Venceslau Fernandes em 2016:
*Montanha Clásica de Pascua (Espanha)
*Montanha Volta às Terras de Sta. Maria
*Juventude GP do Dão
Et2 Volta dos Campeões
*Juventude GP Abimota
*Juventude Volta a Portugal do Futuro
CG Volta dos Campeões
CG GP Gondomar
Et1 GP Gondomar
Et2 GP Gondomar
*Juventude GP Beiras [com Sel. Nacional]
*Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
*Juventude Clássica da Primavera
Cto. Nacional de Fundo Sub-23
CG Taça de Portugal Sub-23
CG Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
*Juventude GP Jornal de Notícias
Et4 Volta a Portugal do Futuro
*Juventude Clássica de Amarante
*Juventude Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal Elite
10º CG Volta a Portugal do Futuro
10º *Juventude Volta à Bairrada


Venceslau Fernandes tem protagonizado marcantes exibições
na montanha (foto Helena Dias)
Venceslau Fernandes une à qualidade na montanha
interessantes resultados em contra-relógios (foto Helena Dias)
Venceslau Fernandes na assinatura de ponto
da Volta às Terras de Sta. Maria (foto Helena Dias)
Venceslau Fernandes no Circuito de S. Bernardo,
em Alcobaça (foto Helena Dias)

Comentários

  1. Nunca é demais realçar o trabalho aqui feito com muito profissionalismo e interesse em divulgar a modalidade num País em que se fazem os mínimos porque está bem assim. Esta série de entrevistas mostram os protagonistas o seu percurso e nesta relembramos o grande ciclista que foi o seu Pai e lembrando mesmo a sua irmã. Continuo fielmente a acompanhar o seu trabalho que considero magnífico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.