Avançar para o conteúdo principal

Ano dourado da Anicolor

Uma temporada de glória. Assim se resume o ano da Anicolor, equipa de clube lusa sediada em Mortágua, vila do distrito de Viseu. Comandado por Pedro Silva, ex-corredor profissional dos mais destacados sprinters dos anos 90, o grupo de 11 jovens pedalou pelo sucesso em provas nacionais e internacionais, mostrando no pódio de diversas provas a qualidade da formação praticada em Portugal.

António Barbio, Carlos Ribeiro, Francisco Valinho, Gaspar Gonçalves, Hugo Vaz, João Fernandes, Joaquim Silva, Nelson Silva, Rodrigo Gomes, Rui Rodrigues e Xavier Silva formaram a equipa de 2014. A maior das conquistas foi, sem dúvida, o Campeonato Nacional de Fundo Sub-23 com Joaquim Silva a agarrar o ouro sonhado, a par da medalha de bronze de Carlos Ribeiro no Contra-relógio. Entre estes dois corredores recaiu uma liderança bicéfala, que resultou em numerosos pódios e importantes vitórias no seu escalão. Competindo com as equipas continentais nas provas do calendário nacional, a Anicolor subiu ao pódio Sub-23 na totalidade das provas da Taça de Portugal, finalizando os referidos líderes no 2º e 3º lugares da Taça Sub-23. Ambos foram protagonistas na Volta a Portugal do Futuro, ficando Joaquim Silva em 2º da geral e Carlos Ribeiro conquistando uma etapa, somando ainda a classificação colectiva ao finalizar com 3 corredores no Top 10.

A nível internacional disputaram com sucesso algumas competições em Espanha. Uma vez mais, Joaquim Silva destacou-se nos lugares cimeiros sendo 2º na Volta a Galicia e vencendo o Troféu Luso-Galaico na dureza do Mirador de Ézaro, uma 1ª categoria que toca os 29% de pendente máxima. A temporada bem conseguida levou à participação de alguns dos corredores pela Selecção Nacional em corridas estrangeiras, destacando-se o 8º lugar de Joaquim Silva no Tour de l’Avenir, em França, o qual lograria depois o 16º lugar no Campeonato do Mundo Sub-23 em Ponferrada. Também pela Selecção disputaram a Volta a Portugal dos profissionais, destacando-se novamente Joaquim Silva em 25º da geral e também Carlos Ribeiro e Hugo Vaz na sua bravura e valentia, rivalizando com a elite nacional e internacional na prova rainha do calendário luso.

O ano de 2014 foi dos mais gloriosos para a Anicolor e a finalizar uma temporada inolvidável foram premiados Joaquim Silva com o Prémio Mérito e o director desportivo Pedro Silva com o Prémio Carreira na Gala do Desporto de Mortágua.

Resultados mais importantes de 2014:
Joaquim Silva → Campeonato Nacional de Fundo Sub-23
Joaquim Silva → Troféu Luso-Galaico (Espanha)
Carlos Ribeiro → Criterium de Porriño (Espanha)
Carlos Ribeiro → GP Memorial aos Ciclistas de S. João de Ver
Carlos Ribeiro → 2ª Etapa Volta a Portugal do Futuro
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Abimota
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Mortágua
Gaspar Gonçalves → Taça de Portugal Sub-20
Joaquim Silva → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Taça de Portugal Sub-23
Joaquim Silva → Volta a Galicia (Espanha)
2º Sub-23 Joaquim Silva → GP Liberty Seguros
2º Sub-23 Hugo Vaz → Volta à Bairrada
Carlos Ribeiro → Campeonato Nacional de CRI Sub-23
Carlos Ribeiro → Taça de Portugal Sub-23
Carlos Ribeiro → Carrera de la Ascensión (Espanha)
3º Sub-23 Rui Rodrigues → Prova de Abertura
3º Sub-23 António Barbio → Clássica da Primavera
Hugo Vaz → CG Volta a Portugal do Futuro
6º Gaspar Gonçalves → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Tour de l’Avenir (França)
16º Joaquim Silva → Campeonato do Mundo de Fundo Sub-23 (Ponferrada/Espanha)

 
 
 
 

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.