Avançar para o conteúdo principal

Ano dourado da Anicolor

Uma temporada de glória. Assim se resume o ano da Anicolor, equipa de clube lusa sediada em Mortágua, vila do distrito de Viseu. Comandado por Pedro Silva, ex-corredor profissional dos mais destacados sprinters dos anos 90, o grupo de 11 jovens pedalou pelo sucesso em provas nacionais e internacionais, mostrando no pódio de diversas provas a qualidade da formação praticada em Portugal.

António Barbio, Carlos Ribeiro, Francisco Valinho, Gaspar Gonçalves, Hugo Vaz, João Fernandes, Joaquim Silva, Nelson Silva, Rodrigo Gomes, Rui Rodrigues e Xavier Silva formaram a equipa de 2014. A maior das conquistas foi, sem dúvida, o Campeonato Nacional de Fundo Sub-23 com Joaquim Silva a agarrar o ouro sonhado, a par da medalha de bronze de Carlos Ribeiro no Contra-relógio. Entre estes dois corredores recaiu uma liderança bicéfala, que resultou em numerosos pódios e importantes vitórias no seu escalão. Competindo com as equipas continentais nas provas do calendário nacional, a Anicolor subiu ao pódio Sub-23 na totalidade das provas da Taça de Portugal, finalizando os referidos líderes no 2º e 3º lugares da Taça Sub-23. Ambos foram protagonistas na Volta a Portugal do Futuro, ficando Joaquim Silva em 2º da geral e Carlos Ribeiro conquistando uma etapa, somando ainda a classificação colectiva ao finalizar com 3 corredores no Top 10.

A nível internacional disputaram com sucesso algumas competições em Espanha. Uma vez mais, Joaquim Silva destacou-se nos lugares cimeiros sendo 2º na Volta a Galicia e vencendo o Troféu Luso-Galaico na dureza do Mirador de Ézaro, uma 1ª categoria que toca os 29% de pendente máxima. A temporada bem conseguida levou à participação de alguns dos corredores pela Selecção Nacional em corridas estrangeiras, destacando-se o 8º lugar de Joaquim Silva no Tour de l’Avenir, em França, o qual lograria depois o 16º lugar no Campeonato do Mundo Sub-23 em Ponferrada. Também pela Selecção disputaram a Volta a Portugal dos profissionais, destacando-se novamente Joaquim Silva em 25º da geral e também Carlos Ribeiro e Hugo Vaz na sua bravura e valentia, rivalizando com a elite nacional e internacional na prova rainha do calendário luso.

O ano de 2014 foi dos mais gloriosos para a Anicolor e a finalizar uma temporada inolvidável foram premiados Joaquim Silva com o Prémio Mérito e o director desportivo Pedro Silva com o Prémio Carreira na Gala do Desporto de Mortágua.

Resultados mais importantes de 2014:
Joaquim Silva → Campeonato Nacional de Fundo Sub-23
Joaquim Silva → Troféu Luso-Galaico (Espanha)
Carlos Ribeiro → Criterium de Porriño (Espanha)
Carlos Ribeiro → GP Memorial aos Ciclistas de S. João de Ver
Carlos Ribeiro → 2ª Etapa Volta a Portugal do Futuro
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Abimota
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Mortágua
Gaspar Gonçalves → Taça de Portugal Sub-20
Joaquim Silva → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Taça de Portugal Sub-23
Joaquim Silva → Volta a Galicia (Espanha)
2º Sub-23 Joaquim Silva → GP Liberty Seguros
2º Sub-23 Hugo Vaz → Volta à Bairrada
Carlos Ribeiro → Campeonato Nacional de CRI Sub-23
Carlos Ribeiro → Taça de Portugal Sub-23
Carlos Ribeiro → Carrera de la Ascensión (Espanha)
3º Sub-23 Rui Rodrigues → Prova de Abertura
3º Sub-23 António Barbio → Clássica da Primavera
Hugo Vaz → CG Volta a Portugal do Futuro
6º Gaspar Gonçalves → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Tour de l’Avenir (França)
16º Joaquim Silva → Campeonato do Mundo de Fundo Sub-23 (Ponferrada/Espanha)

 
 
 
 

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).