Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2021

Calendário e equipas lusas de estrada 2021

Abril promete ser o mês do regresso das competições de ciclismo em Portugal. Nos dias 10 e 11, Anadia irá receber o pelotão elite e sub-23, com as equipas de clube a disputarem no sábado o Circuito CAR Anadia , enquanto as equipas continentais irão disputar no domingo a Prova de Abertura – Região de Aveiro , ambas pontuáveis para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.  

Rafael Silva: “Estava na altura de aceitar outro desafio”

Dizem que a vida é feita de ciclos de sete anos, surgindo mudanças ao final de cada um desses ciclos. Ao fim de sete épocas com a Efapel, Rafael Silva mudou de ares para ingressar em 2021 na equipa Antarte-Feirense. Curiosamente, o corredor de 30 anos volta a estar ao lado de um dos patrocinadores com quem abriu o profissionalismo em 2013, a empresa Antarte, de Mário Rocha.   Rafael Silva

Daniel Viegas: “Strade Bianche foi uma das corridas mais difíceis da minha vida”

A equipa Eolo-Kometa, sediada em Itália, subiu em 2021 ao escalão ProTeam e no conjunto de 20 corredores brilha um jovem português. O ciclista Daniel Viegas , de 23 anos, faz parte da estrutura de Alberto Contador e Ivan Basso pelo quinto ano consecutivo. No passado dia 6 de Março, estreou-se na clássica Strade Bianche e foi esse o mote para o início da conversa do Cycling & Thoughts com Daniel Viegas .   Daniel Viegas no final de Strade Bianche (© Maurizio Borserini)

A história dos corredores lusos na Strade Bianche

A Strade Bianche é uma jovem corrida que depressa apaixonou os amantes da modalidade, devido à complexidade e consecutiva passagem em sectores de terra batida, o famoso ‘sterrato’ . Nascida em 2007, a clássica italiana cumpriu a 15ª edição em 2021 com três corredores portugueses no pelotão. João Almeida (Deceuninck-Quick Step), André Carvalho (Cofidis) e Daniel Viegas (Eolo-Kometa) estrearam-se nesta competição e todos a concluíram, fechando em 37º e 87º respectivamente na classificação geral, tendo o último chegado fora do tempo limite.   © Strade Bianche

Pedro Andrade: “Gostava muito de ganhar a minha primeira corrida pela equipa”

O português Pedro Andrade encontra-se a correr pelo segundo ano consecutivo na Hagens Berman Axeon, equipa continental norte-americana dirigida por Axel Merckx. Nascido numa família de ciclistas, o jovem de 20 anos seguiu as pedaladas do pai Joaquim Andrade, um dos melhores corredores do pelotão nacional e actual director desportivo da equipa continental Antarte-Feirense, e também do avô Joaquim Andrade, vencedor da Volta a Portugal de 1969.   Pedro Andrade no Paris-Tours Espoir 2020 (© Audrey Duval)

João Almeida 7º no Ranking Mundial UCI liderado por Primoz Roglic

A excelente performance de João Almeida (Deceuninck-Quick Step) no recente UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos, valeu-lhe a subida ao sétimo lugar do Ranking Mundial UCI. Ao finalizar em terceiro lugar na classificação geral da competição emiradense, o corredor português angariou 215 pontos, totalizando no ranking 1583.33 pontos a 2 de Março, dia em que foi actualizada a tabela da União Ciclista Internacional.   João Almeida (© Wout Beel / Deceuninck-Quick Step)