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Volta a Portugal 2020 garante boas audiências à RTP

Em 2020, a Volta a Portugal foi para a estrada em formato de Edição Especial. Em consequência da pandemia, a prova rainha do ciclismo nacional foi encurtada para nove dias de competição, longe do tradicional mês de Agosto, celebrando-se entre 27 de Setembro e 5 de Outubro, sob a organização da Federação Portuguesa de Ciclismo. A estação pública de televisão RTP foi novamente o principal veículo de transmissão da prova, ultrapassando os 500.000 telespectadores no derradeiro dia de consagração de Amaro Antunes (W52-FC Porto) como vencedor da camisola amarela.
 
Final da Volta a Portugal 2020, Lisboa (© Helena Dias)

Passemos aos números da Volta a Portugal 2020, referentes à transmissão televisiva diária e directa das etapas na RTP [ver tabela]. A prova rainha deu o tiro de partida em Fafe, com o contra-relógio individual do prólogo, que não conseguiu superar SIC e TVI como líder e vice-líder da tarde, tendo em média 312.700 telespectadores ligados às incidências das pedaladas iniciais. Este facto já é habitual na prova velocipédica, sendo o primeiro dia da Volta um dos menos vistos ao longo dos anos, o que muda no decorrer da competição com os números a sofrerem um crescimento de dia para dia, até ao culminar de maior audiência no fecho da prova. Este ano, a última etapa correu-se no feriado de 5 de Outubro, um contra-relógio individual em Lisboa, angariando uma média de 6% de rating, 16.9% de share e 563.000 telespectadores.
 
Na primeira etapa, com o final a decorrer no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a RTP foi o segundo canal da tarde, com 3.2% de rating, 15% de share e 303.500 telespectadores, somente atrás da SIC (3.5%/16.4%/330.400) e relegando a TVI para o terceiro lugar (2.9%/13.5%/271.400). A chegada da segunda etapa, no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, foi o segundo programa da tarde mais visto, não superando a SIC, mas conseguindo destronar da vice-liderança a TVI e o programa “Dia da Cristina” (3.3%/15.4%/308.800 média da tarde) ao atingir um pico de 4.0% de rating e 18.5% de share por vários minutos.
 
A terceira etapa, que decorreu entre felgueiras e Viseu, fez a RTP ganhar a tarde televisiva com 16.6% de share no confronto directo com os 15.2% da SIC e 11.9% da TVI. A chegada mítica ao alto da Torre, na quarta etapa, garantiu à RTP uma média de 3.9% de rating, 17.5% de share e 371.000 telespectadores, perdendo apenas para o programa ‘Júlia’ da SIC (4.3%/18%/409.800).
 
A sexta etapa, pedalada entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras, superou os 400.000 telespectadores, e a sétima e penúltima etapa, decorrida entre Loures e Setúbal, teve em média 460.700 telespectadores ligados, atingindo um pico de 6.3% de rating e 16.4% de share, perdendo apenas para o programa ‘Domingão’ da SIC (6.5%/17.1%/611.400), mas deixando o ‘Somos Portugal’ da TVI (4.7%/12.3%/440.300) no terceiro lugar dos programas mais vistos da tarde de domingo.
 

Audiências RTP – Volta a Portugal 2020

Dias

Etapas

Rating %

Share %

Nº Espectadores

27/Set, domingo

Prólogo – Fafe / Fafe (CRI)

3.3

9.2

312.700

28/Set, segunda

Etapa 1 – Montalegre / Sta. Luzia

3.2

15.0

303.500

29/Set, terça

Etapa 2 – Paredes / Sra. da Graça

3.4

15.9

319.400

30/Set, quarta

Etapa 3 – Felgueiras / Viseu

3.3

16.6

315.200

01/Out, quinta

Etapa 4 – Guarda / Torre

3.9

17.5

371.000

02/Out, sexta

Etapa 5 – O. Hospital / Águeda

?

?

?

03/Out, sábado

Etapa 6 – Caldas Rainha / Torres Vedras

4.7

15.0

443.000

04/Out, domingo

Etapa 7 – Loures / Setúbal

4.9

12.9

460.700

05/Out, segunda

Etapa 8 – Lisboa / Lisboa (CRI)

6.0

16.9

563.000

©Helena Dias | www.cyclingandthoughts.blogspot.com

Dados CAEM/GFK

 
Mais do que nunca, as marcas procuram publicidade e máxima visibilidade. O ciclismo, através da Volta a Portugal, consegue dar-lhes horas de visibilidade televisiva, não apenas durante o directo da corrida, como também nas sucessivas notícias a si associadas. Se extrapolarmos esta visibilidade a todos os meios de comunicação social, audiovisuais e escritos, mais o efeito altamente disseminador das poderosas redes sociais, o ciclismo transforma-se num exponencial meio de transmissão de qualquer marca que a ele se associe [ver quadro Cision / Volta a Portugal].

(© Cision / Volta a Portugal 2020)


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