“Se já era uma vitória voltar a pôr um dorsal, isto então é incrível. Agradeço eternamente aos meus pais, à minha irmã e aos que estiveram comigo durante todo este tempo tão difícil para mim.” Assim celebrou Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) no Twitter a vitória lograda, ontem, na Prova de Abertura do calendário luso de estrada. O regresso do corredor espanhol à competição, após um período de quatro anos de suspensão, não poderia ter sido melhor. A alegria na chegada a Vagos substituiu o longo período de tristeza por não poder pedalar o desporto da sua vida.
Para quem não esqueceu a forma de correr de Gallego, depressa compreende a vitória, que começou a ser desenhada após a partida de Albergaria-a-Velha. Para a jornada de 181,3 quilómetros, o espanhol natural de Don Benito teve por companhia três adversários, nomeadamente o venezuelano Franklin Chacón (Gios Kiwi Atlántico) e os portugueses Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport) e Hugo Sancho (Miranda-Mortágua). Francisco Ferreira (JV Perfis/Gondomar Cultural) e o betetista José Dias(Equipa Portugal) ainda tentaram chegar à frente de corrida, mas sem êxito.
O quarteto chegou a reunir uns consideráveis 15 minutos de vantagem para o pelotão, até que a sensivelmente metade do percurso a corrida sofreu uma neutralização, fruto de uma queda colectiva, que levou à utilização de todos os meios de socorro médico disponíveis. Com o momento ultrapassado, retomou-se a história da corrida com o pelotão mais activo na perseguição e a fuga a perder a distância alcançada até então, ficando reduzida a pouco mais de três minutos à falta de 25 quilómetros para a meta.
Foi então que Gallegofez das suas derradeiras forças a arma letal para deixar os companheiros de fuga e seguir em solitário até Vagos, com a persistência e irreverência que lhe são conhecidas em não deixar morrer uma aventura. Na linha de meta, o espanhol de 29 anos traçou com 18 segundos de vantagem a primeira vitória de 2020 e logo na abertura da época do seu regresso.
O pelotão que se seguiu na meta ainda viu o venezuelano Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) festejar a vitória, que pensou ser sua num sprint com Luís Mendonça (Efapel), segundo e terceiro do pódio.
Classificação Geral:
1º Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) 4h15m59s
2º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) a 18s
3º Luís Mendonça (Efapel) a 18s
4º Luís Gomes (Kelly/InOutbuild/UDO) a 18s
5º César Martingil (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) a 18s
6º Fábio Costa (Kelly/InOutbuild/UDO) a 18s
7º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 18s
8º Gonçalo Amado (Feirense) a 18s
9º André Carvalho (Equipa Portugal) a 18s
10º Daniel Lopez (Indep) a 18s
Geral Juventude:
1º Fábio Costa (Kelly/InOutbuild/UDO)
Geral Montanha:
1º Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista)
Geral Metas Volantes:
1º Franklin Chacón (Gios Kiwi Atlántico)
Geral Equipas:
1ª Rádio Popular-Boavista
Geral Equipas de Clube:
1ª Sicasal/CM Torres Vedras
Comentários
Enviar um comentário