Avançar para o conteúdo principal

Reencontro olímpico de Paolo Bettini e Sérgio Paulinho em Lisboa

Não é todos os dias que Portugal tem campeões do mundo e detentores de medalhas olímpicas a pedalarem pelas estradas lusitanas. Assim sucedeu neste dia 5 de Novembro, aquando da chegada do ‘Cruzeiro do Ciclismo’ ao porto de Lisboa, trazendo a bordo do Costa Favolosa os campeões do mundo Maurizio Fondriest e Paolo Bettini, também este campeão olímpico de Atenas. À sua espera estava Sérgio Paulinho, ciclista profissional detentor da medalha de prata desses Jogos Olímpicos celebrados na capital grega, no ano de 2004.


Sérgio Paulinho e Paolo Bettini reencontram-se em Lisboa no momento em que se cumprem 15 anos dos Jogos Olímpicos de Atenas (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Passaram precisamente 15 anos desde essa luta pelo ouro olímpico entre o italiano Paolo Bettini e o português Sérgio Paulinho. Assim que se reencontraram, o abraço foi inevitável entre os dois grandes nomes do ciclismo mundial, que acertaram pedaladas e seguiram por Lisboa e arredores para um longo treino de ciclismo.

A iniciativa do jornal italiano Gazzetta dello Sport, conjuntamente com Maurizio Fondriest, pretende proporcionar uma viagem única e inesquecível para todos aqueles que queiram viver a experiência do ‘Cruzeiro do Ciclismo’. Tendo como ponto de partida Savona, em Itália, passando por Marselha, em França, rumando a Barcelona, Málaga e Cádis, em Espanha, e culminando em Lisboa, esta foi uma viagem realizada por um grupo de cerca de 100 amantes da bicicleta, que partilham a paixão pelo ciclismo e, assim, uniram o útil ao agradável, conhecendo estas cidades a pedalar na companhia de campeões do mundo.

Em Portugal, a iniciativa contou com a organização da equipa do GFNY Portugal e coordenação de Américo Silva, ex-ciclista profissional e director desportivo, que também pedalou lado a lado com os campeões das duas rodas pela capital lisboeta e seus arredores. Divididos em dois grupos, um fez o percurso mais ligeiro, de 78 quilómetros até Alverca e regresso, enquanto o outro pedalou cerca de 110 quilómetros tendo o tiro de partida sido dado em Santa Apolónia, seguindo-se o Parque das Nações, Sacavém, Frielas Loures, Sete Casas, Cabeço de Montachique, Póvoa da Galega, Sapataria, Mafra, Celeiros, Pero Pinheiro, Belas, Queluz, Estádio Nacional, Algés, Belém, Alcântara e a chegada a Santa Apolónia.

Este foi somente o primeiro de dois agradáveis dias passados a conhecer os belíssimos recantos da cidade de Lisboa e seus arredores ao sabor da bicicleta. Amanhã, 6 de Novembro, o pelotão de Sérgio Paulinho e dos campeões Bettini e Fondriest irá percorrer as estradas do Guincho e Azenhas do Mar.

[comunicado de imprensa realizado para GFNY Portugal]


Paolo Bettini, Sérgio Paulinho, Maurizio Fondriest e Américo Silva (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Paolo Bettini e Sérgio Paulinho (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Lisboa recebeu a partida e a chegada do treino de ciclismo (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Maurizio Fondriest e Paolo Bettini chegaram a Lisboa a bordo do Costa Favolosa (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Passagem pelo Convento - Palácio Nacional de Mafra (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Sérgio Paulinho e Paolo Bettini guiaram o pelotão pelas estradas lusitanas (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.