Avançar para o conteúdo principal

Reencontro olímpico de Paolo Bettini e Sérgio Paulinho em Lisboa

Não é todos os dias que Portugal tem campeões do mundo e detentores de medalhas olímpicas a pedalarem pelas estradas lusitanas. Assim sucedeu neste dia 5 de Novembro, aquando da chegada do ‘Cruzeiro do Ciclismo’ ao porto de Lisboa, trazendo a bordo do Costa Favolosa os campeões do mundo Maurizio Fondriest e Paolo Bettini, também este campeão olímpico de Atenas. À sua espera estava Sérgio Paulinho, ciclista profissional detentor da medalha de prata desses Jogos Olímpicos celebrados na capital grega, no ano de 2004.


Sérgio Paulinho e Paolo Bettini reencontram-se em Lisboa no momento em que se cumprem 15 anos dos Jogos Olímpicos de Atenas (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Passaram precisamente 15 anos desde essa luta pelo ouro olímpico entre o italiano Paolo Bettini e o português Sérgio Paulinho. Assim que se reencontraram, o abraço foi inevitável entre os dois grandes nomes do ciclismo mundial, que acertaram pedaladas e seguiram por Lisboa e arredores para um longo treino de ciclismo.

A iniciativa do jornal italiano Gazzetta dello Sport, conjuntamente com Maurizio Fondriest, pretende proporcionar uma viagem única e inesquecível para todos aqueles que queiram viver a experiência do ‘Cruzeiro do Ciclismo’. Tendo como ponto de partida Savona, em Itália, passando por Marselha, em França, rumando a Barcelona, Málaga e Cádis, em Espanha, e culminando em Lisboa, esta foi uma viagem realizada por um grupo de cerca de 100 amantes da bicicleta, que partilham a paixão pelo ciclismo e, assim, uniram o útil ao agradável, conhecendo estas cidades a pedalar na companhia de campeões do mundo.

Em Portugal, a iniciativa contou com a organização da equipa do GFNY Portugal e coordenação de Américo Silva, ex-ciclista profissional e director desportivo, que também pedalou lado a lado com os campeões das duas rodas pela capital lisboeta e seus arredores. Divididos em dois grupos, um fez o percurso mais ligeiro, de 78 quilómetros até Alverca e regresso, enquanto o outro pedalou cerca de 110 quilómetros tendo o tiro de partida sido dado em Santa Apolónia, seguindo-se o Parque das Nações, Sacavém, Frielas Loures, Sete Casas, Cabeço de Montachique, Póvoa da Galega, Sapataria, Mafra, Celeiros, Pero Pinheiro, Belas, Queluz, Estádio Nacional, Algés, Belém, Alcântara e a chegada a Santa Apolónia.

Este foi somente o primeiro de dois agradáveis dias passados a conhecer os belíssimos recantos da cidade de Lisboa e seus arredores ao sabor da bicicleta. Amanhã, 6 de Novembro, o pelotão de Sérgio Paulinho e dos campeões Bettini e Fondriest irá percorrer as estradas do Guincho e Azenhas do Mar.

[comunicado de imprensa realizado para GFNY Portugal]


Paolo Bettini, Sérgio Paulinho, Maurizio Fondriest e Américo Silva (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Paolo Bettini e Sérgio Paulinho (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Lisboa recebeu a partida e a chegada do treino de ciclismo (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Maurizio Fondriest e Paolo Bettini chegaram a Lisboa a bordo do Costa Favolosa (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Passagem pelo Convento - Palácio Nacional de Mafra (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Sérgio Paulinho e Paolo Bettini guiaram o pelotão pelas estradas lusitanas (Foto: Helena Dias / GFNY Portugal)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.