Avançar para o conteúdo principal

Giro em Lisboa com Bettini, Fondriest e Sérgio Paulinho

A minha cidade é, actualmente, um dos locais predilectos do turismo mundial. Lisboa abre diariamente as portas a milhares de turistas, famintos por descobrir os mais belos recantos que a capital portuguesa esconde em cada viela. O turismo da bicicleta é um dos modos que mais adeptos tem ganho para ‘turistar’ por Lisboa e foi com enorme gosto que aceitei a oportunidade de acompanhar o grupo de cerca de 100 italianos, que desembarcou em Santa Apolónia no dia 5 de Novembro, trazendo a bordo do Costa Favolosa duas altas figuras do ciclismo mundial: Paolo Bettini e Maurizio Fondriest.


Sérgio Paulinho ladeado por Paolo Bettini e Maurizio Fondriest em Lisboa

 
Costa Favolosa chegou a Santa Apolónia no dia 5 de Novembro

O pelotão começou bem cedo as pedaladas por Lisboa

Sob o lema ‘La Crociera del Ciclismo’ [O Cruzeiro do Ciclismo], o jornal italiano La Gazzetta dello Sport proporciona viagens inesquecíveis aos amantes da modalidade, com assistência mecânica e motos do Giro d’Italia. Desta feita, o Costa Favolosa partiu de Savona, em Itália, passando por Marselha, em França, rumando a Barcelona, Málaga e Cádis, em Espanha, e culminando a sua travessia marítima na capital lisboeta, onde o grupo pôde desfrutar de dois dias a pedalar pelas estradas de Lisboa e arredores, tendo como anfitriã a equipa do GFNY Portugal.
 
A equipa do GFNY Portugal recebeu os ciclistas italianos em Lisboa
As zonas de abastecimento ficaram a cargo do GFNY Portugal, tendo como especial ajuda Pedro Claudino, soigneur da equipa Israel Cycling Academy

Em cada cidade visitada, o grupo teve a oportunidade de pedalar dois percursos, um mais ligeiro e outro mais duro. Em Portugal, os passeios estiveram a cargo de Américo Silva, ex-ciclista profissional e experiente director desportivo, que trouxe com ele uma companhia muito especial: o corredor profissional Sérgio Paulinho (Efapel), medalha de prata nos Jogos Olímpicos em Atenas. Porquê especial? Porque, para além de todo o seu estatuto ganho a pedalar durante anos ao mais alto nível no pelotão internacional, comemoram-se 15 anos da conquista dessa única medalha olímpica do ciclismo luso, precisamente frente a Paolo Bettini, que se sagrou campeão olímpico nesse ano de 2004.
 
Américo Silva coordenou os passeios em Portugal pela equipa do GFNY
Américo Silva e Sérgio Paulinho lideraram o pelotão pelas estradas lusitanas

Mas vamos a uma curta apresentação das duas estrelas italianas e da estrela lusa:

- Paolo Bettini tem actualmente 45 anos de idade e, para além desse ouro olímpico, tem no seu palmarés de 61 vitórias enquanto ciclista profissional, entre as quais dois títulos mundiais (2006 em Salzburgo e 2007 em Estugarda), dois Giro di Lombardia, duas Liège-Bastogne-Liège, uma Milano-San Remo, uma Clásica San Sebastián, cinco etapas na Vuelta a España, duas etapas no Giro d’Italia e uma etapa no Tour de France. Ao longo dos 12 anos de ciclista profissional, entre 1997 e 2008), passou pelas equipas MG Maglificio-Technogym, Asics-CGA, Mapei-Quickstep, Quickstep-Davitamon e Quickstep-Innergetic.
 
Paolo Bettini em entrevista à RTP

- Maurizio Fondriest está com 54 anos e conta com 55 vitórias no seu palmarés de ciclista profissional, nomeadamente o título mundial (1988 na cidade belga de Ronse), um Tirreno-Adriatico, uma Milano-San Remo, uma Flèche Wallonne, dois Giro del Lazio, duas etapas no Giro d’Italia e sete etapas na Volta a Catalunya. Durante 12 anos, entre 1987 e 1998, correu profissionalmente nas equipas Ecoflam, AlfaLum-Legnano-Ecoflam, Del Tongo, Panasonic-Sportlife, Lampre-Polti, Lampre-Panaria, Roslotto-ZG Mobili e Cofidis.
 
Maurizio Fondriest entrevistado pela RTP

- Sérgio Paulinho tem 39 anos e o seu historial conta com números impressionantes. Contando já com 18 temporadas no ciclismo profissional, desde 2002 até aos dias de hoje, tem como maiores vitórias uma etapa na Vuelta a España e uma etapa no Tour de France, contando com oito participações na Vuelta, sete no Tour e uma no Giro d’Italia, oito presenças nos Campeonatos do Mundo (sete em estrada e uma em contra-relógio), dois títulos nacionais em contra-relógio, duas etapas na Volta a Portugal, 10 temporadas ao lado de Alberto Contador, destacando-se como um dos seus principais gregários na conquista das grandes Voltas. No seu percurso profissional iniciado na ASC-Vila do Conde, passou também pelas equipas LA-Pecol, Liberty Seguros-Würth, Discovery Channel, Astana, Radioshack, Saxo-Tinkoff, Tinkoff-Saxo, Tinkoff e Efapel.

Sérgio Paulinho também esteve em destaque na estação pública de televisão RTP

Voltando à experiência do ‘Cruzeiro do Ciclismo’, chegado a Lisboa o grupo dos simpáticos italianos tinha a equipa do GFNY Portugal à sua espera, bem como uma equipa da televisão pública RTP pronta a realizar entrevistas, afinal não é todos os dias que se recebem campeões do mundo e campeões olímpicos no cantinho da Península Ibérica. O reencontro entre Bettini e Paulinho foi selado com um sentido abraço, a que se seguiram pedaladas ao sabor de muita conversa, risos e o natural convívio.

O reencontro de Sérgio Paulinho e Paolo Bettini, 15 anos após os Jogos Olímpicos de Atenas

Paulinho e Bettini puseram a conversa em dia ao sabor das pedaladas

Bettini e Paulinho lideraram um dos grupos pelas estradas lusas

Confesso que foi engraçado percorrer as ruas da minha cidade e perceber as emoções de quem olhava para aquele grupo de ciclistas. Jovens acenaram à sua passagem, mal sabendo que estavam diante de campeões do mundo, tão iguais e tão diferentes de nós. Aliás, foi isso que sempre senti e sinto diante da presença de Sérgio Paulinho, um corredor ímpar na história da nossa modalidade, um exemplo de profissional e ser humano, que nos encanta a cada pedalada da sua longa e bonita carreira, transmitindo a cada sorriso a serenidade e simpatia que o caracterizam.

Jovens acenaram à passagem do pelotão

A característica simpatia de Sérgio Paulinho 

Nos dois dias passados em Portugal, o grupo de cerca de 100 elementos dividiu-se em dois grupos para os passeios de bicicleta, tendo como ponto de partida Lisboa, a cidade onde tudo acontece. Um grupo liderado por Sérgio Paulinho e Paolo Bettini, o outro grupo comandado por Américo Silva e Maurizio Fondriest. Ao longo de várias horas diárias, foram vários os locais visitados, tais como Parque das Nações, Alverca, Sacavém, Frielas, Loures, Sete Casas, Bucelas, Cabeço de Montachique, Póvoa da Galega, Sapataria, Mafra, Celeiros, Pero Pinheiro, Belas, Queluz, Estádio Nacional, Algés, Belém, Alcântara, Estoril, Cascais, Sintra, Guincho e Azenhas do Mar. No primeiro dia, puderam escolher entre os percursos de 110 quilómetros (Mafra) e de 78 quilómetros (Alverca), no segundo dia entre os percursos de 116 quilómetros (Azenhas do Mar) e de 65 quilómetros (Guincho).
 
Lisboa recebe diversos eventos por estes dias, inclusive a Web Summit
  
Pelotão à passagem pelo Convento-Palácio de Mafra

Américo Silva e Maurizio Fondriest comandaram um dos grupos pelas estradas lusas


As paisagens eram sublimes e o agrado ficou espelhado no rosto dos visitantes, tal como ficou espelhada a dureza de alguns troços do percurso. A fazer jus às riscas de campeões do mundo, até o arco-íris não faltou à chamada e surgiu à passagem do pelotão por Loures.
 
O arco-íris surgiu a envolver o pelotão do 'Cruzeiro do Ciclismo'


O pelotão encontrou-se com o famoso eléctrico de Sintra, que ruma à Praia das Maçãs

No horizonte, a ponte sobre o Rio Tejo e o Cristo Rei



Entre algumas das curiosidades destes dias, destaco os amigos que vieram de bicicleta de tandem, as camisolas com a referência à marca de 1,5m de distância entre veículos e bicicleta na estrada, o pormenor de cada elemento do pelotão contar com um dorsal correctamente colocado na bicicleta, sendo o número 1 destinado a Bettini e Fondriest. Dois dias inesquecíveis para italianos e portugueses.

Dois italianos pedalaram com a bicicleta de tandem, mostrando que a amizade ultrapassa qualquer adversidade


Bicicleta de Maurizio Fondriest

Bicicleta de Paolo Bettini

Bettini e Fondriest foram ambos o dorsal 1 em Lisboa

O Terreiro do Paço foi um dos locais eleitos para uma fotografia de grupo
Dois dias inesquecíveis na companhia de Paolo Bettini, Sérgio Paulinho, Maurizio Fondriest e Américo Silva

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.