Avançar para o conteúdo principal

No velódromo, foi tudo como imaginava


É o som das rodas a deslizar pela madeira, é o bailado das bicicletas ao longo da pista, é a adrenalina sentida a cada pedalada, é a simbiose perfeita entre o atleta e a máquina, é a forte ligação entre o ciclista e o ambiente que o rodeia. Esta é a magia do velódromo… Ou tão-somente a magia que quem vos escreve sentiu na primeira vez que pisou um velódromo.




Há muito apaixonada pelo ciclismo de pista, este sábado entrei pela primeira vez num velódromo e foi tudo como imaginava. A atmosfera, a paixão dos pistards, o barulho singular das bicicletas. No Velódromo Nacional, em Sangalhos, comprovei que quando a vertente de pista se entranha na pele de um ciclista, dificilmente desaparecerá da sua vida.

O maior exemplo que sempre me surge à memória é o de Sir Bradley Wiggins, que nunca deixou o seu amor pela pista esquecido pelas competições de estrada. “Wiggo” conquistou a maior prova mundial, o Tour de France, unindo esse feito às oito medalhas olímpicas, quatro das quais feitas do reluzente ouro conquistado em pista: duas em perseguição individual e duas em perseguição por equipas. No seu trajecto em pista, agarrou ainda sete títulos mundiais e um europeu. Por todo o seu caminho na modalidade, ele foi e é a minha referência naquilo a que, igual a muitos, chamo de ‘ciclismo romântico’.

Por cá, Ivo e Rui Oliveira já conquistaram o ouro em Mundiais e Europeus. Ivo sagrou-se em júnior campeão mundial e europeu em perseguição individual (2014), enquanto Rui sagrou-se em sub-23 campeão europeu em eliminação (2017). Além dos gémeos da Hagens Berman Axeon, não podemos esquecer actuais nomes como o de João Matias (Vito-Feirense-Blackjack), Miguel do Rego, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) e Maria Martins (Sopela), que com eles contribuem de sobremaneira para que Portugal seja falado além-fronteiras na vertente de pista.

A todos eles vi correr no Velódromo Nacional e não sei qual a imagem mais poderosa: a de os ver em plena competição ou de assistir ao entusiasmo de João Matias, Ivo e Rui Oliveira a animar ferozmente Maria Martins e Soraia Silva (Sopela) quando estas conquistavam o 2º e o 3º lugar do pódio na disciplina olímpica do omnium.

Depois de, no dia anterior, se sagrarem campeões nacionais em madison, neste sábado os gémeos Oliveira acabaram por suplantar novamente toda a concorrência na mesma disciplina no Troféu Internacional de Pista – Anadia 2020, deixando com a prata a dupla australiana Joshua Harrison / James Howard e o bronze para a dupla holandesa Jan-Willem van Schip / Cees Bol. Em 4º seguiu-se a outra dupla lusa, João Matias / Miguel do Rego.

Já no omnium foi o holandês Jan-Willem van Schip a conquistar o ouro, seguido do suíço Alex Vogel e do também holandês Cees Bol. Os portugueses terminaram em 7º César Martingil, 13º João Santos (Vito-Feirense-Blackjack), 14º Francisco Moreira (RP-Boavista) e 15º Ricardo Vale (Vito-Feirense-Blackjack).

Deste dia, várias imagens ficarão para sempre gravadas na minha memória, destacando-se a escrita dos ciclistas a desenhar com as suas bicicletas traçados perfeitos em cada lâmina de madeira.

Igualmente poderosa foi a imagem de um ciclista na plateia, a segurar a vontade de regressar ao palco onde, no ano transacto, conquistou em júnior o título nacional na disciplina olímpica do omnium. Em cada palavra foi perceptível a ligação de João Dinis (Liberty Seguros-Carglass) à pista. Com apenas 19 anos, foi igualmente visível o brilho no olhar ao recordar os momentos vividos naquele mesmo velódromo, que acolheu uma das maiores conquistas da sua jovem carreira. Ali comprovei uma vez mais que quando a pista se entranha na pele de um ciclista, jamais desaparece da sua vida.

ÁLBUM COMPLETO AQUI!


Ricardo Vale, João Santos e Francisco Moreira no omnium.



João Matias com os gémeos Ivo e Rui Oliveira a puxar pelas lusas Maria Martins e Soraia Silva.

João Matias em madison.

Ivo e Rui Oliveira conquistaram o ouro em madison.

João Matias e Miguel do Rego foram 4ºs em madison.

Pódio do omnium em elites: 1º Jan-Willem van Schip, 2º Alex Vogel e 3º Cees Bol.

Pódio do omnium em elites femininas: 1ª Kristina Clonan, 2ª Maria Martins e 3ª Soraia Silva.

Pódio do scratch em júniores: 1º Aritz Urra, 2º Wilson Esperança e 3º Pedro Silva. 

Pódio em madison elites: 1º Ivo e Rui Oliveira, 2º Joshua Harrison e James Howard e 3º Jan-Willem van Schip e Cees Bol.




Camisola de campeão do mundo, conquistada por Ivo Oliveira em júnior.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.