Avançar para o conteúdo principal

Bruno Silva: “Foi uma época muito positiva”

Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) converteu-se no mais recente rei da montanha da Volta a Portugal, um título nada fácil de conquistar e que demonstra a sua grande qualidade de trepador. Ao longo da temporada, o ciclista de 27 anos destacou-se uma vez mais nas estradas lusitanas pela notável combatividade e capacidade de comprometido total com a sua esquadra, que terminou o ano num assinalável terceiro lugar do ranking nacional Equipa do Ano, promovido pela APCP - Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Em ano de regresso à LA Alumínios-Antarte, onde pedalou durante três anos antes de passar pela Efapel em 2014, Bruno Silva foi protagonista em diversas corridas do calendário nacional, evidenciando-se na Volta a Portugal pela forte exibição de luta pela montanha. A camisola azul de difícil triunfo foi conquistada ao sabor de duros golpes de pedal, uma persistência admirável em entrar constantemente nas fugas de cada jornada, construindo diariamente uma larga vantagem até culminar na subida ao pódio final na capital Lisboeta. Este triunfo na prova rainha nacional foi uma meta pensada e brilhantemente conquistada: “Parti para a Volta a Portugal com esse objectivo. O meu director desportivo Mário Rocha deu-me essa oportunidade e tentei agarrá-la. Foi uma luta diária para conseguir esse objectivo, mas com a ajuda de toda a equipa tudo se tornou mais fácil”, afirmou-nos Bruno Silva.

Bruno Silva, rei trepador da Volta a Portugal 2015
(© Helena Dias)

Apesar de somente três elementos terem transitado da época anterior, a equipa de Paredes mostrou-se coesa e forte em competição, reflectindo-o numa temporada preenchida de bons momentos e vitórias a nível colectivo e individual. “A equipa foi formada por muitos jovens, um grupo unido e a rumar para um só lado. Daí os resultados terem surgido naturalmente. Foi uma época muito positiva tanto a nível pessoal como de equipa. Destaco duas provas, o Grande Prémio Jornal de Notícias, onde estive na discussão da prova e acabei em 3°, e a Volta a Portugal com a conquista do prémio da montanha, que considero o mais importante até ao momento.” Bruno Silva somou ainda mais três Top 10, nomeadamente no Circuito de Nafarros (5º), no Troféu Joaquim Agostinho (9º) e na segunda prova da Taça de Portugal Troféu Oliveira de Azeméis (10º), triunfando por equipas no Troféu Alpendre Internacional do Guadiana e na Volta ao Alto Tâmega.

A nível internacional, a LA Alumínios-Antarte participou apenas na Vuelta a Madrid. Para Bruno, “Foi uma prova que não nos correu como esperávamos. Por um ou outro motivo, as coisas não saíram bem, mas as provas são assim mesmo e aprendemos sempre com o que falha.”

No balanço da época desportiva, “Penso que consegui cumprir com os objectivos. O meu papel passava por ajudar a equipa, assim o fiz, e quando me foi dada a oportunidade tentei agarrá-la da melhor maneira.” Reflexo do bom trabalho realizado em prol da equipa, finalizou o ano em 8º no ranking nacional Equipier do Ano em ex-aequo com o 6º lugar, numa tabela elaborada pela APCP com os votos atribuídos mensalmente pelos companheiros de pelotão. Sobre o futuro próximo, “Para 2016 ainda não tenho novidades. Espero tê-las em breve e definir o futuro”, afirma Bruno Silva.

Bruno Silva (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.