Avançar para o conteúdo principal

GM Cycling Team, uma nova esquadra italiana

Itália, terra de ciclismo e da nova esquadra continental GM Cycling Team. Sediada na bela região de Abruzzo e tendo como cenário envolvente o mar Adriático, a equipa criada pelo presidente Gabriele Marchesani e pelo manager Carmine Santoleri tem por objectivo mostrar ao mundo ciclístico o talento da juventude italiana.

Por várias décadas, inúmeros heróis italianos escreveram momentos inesquecíveis na história do ciclismo mundial. Na actualidade, vemos ressurgir Itália como uma grande potência não só pelo nome de Vincenzo Nibali, vencedor das três grandes voltas, mas também por jovens corredores, como Fabio Aru, que se destacam nas mais importantes provas internacionais. Neste belo país onde a paixão pelo ciclismo se vive ao mais alto nível no WorldTour, as equipas continentais ganham uma maior importância no surgimento de novos valores nacionais, como o caso da nova equipa GM Cycling.

Sob a direcção desportiva tri-partida de Alessandro Spezialetti, Alessandro Donati e Dmitri Nikandrov, a esquadra de Abruzzo conta com 15 corredores. À experiência do italiano Gianfranco Visconti (1983) junta-se a juventude dos conterrâneos Alessandro Ferrarotti (1993), Andrea Cacciotti (1996), Andrea Ruscetta (1990), Antonio Di Sante (1993), Daniele Cavasin (1998), Filippo Fortin (1989), Francesco Pedante (1994), Marco D’Urbano (1991), Paolo Totò (1991), Matteo Rotondi (1996) e Sebastian Stamegna (1989).

Ao grupo de italianos soma-se o talento russo Andrey Sazanov (1994), que no presente ano se sagrou campeão europeu de pista sub-23 no imponente Velódromo Nacional de Sangalhos, em Portugal. Uma dupla colombiana completa a equipa. Jordan Parra (1994), em 2012 campeão do mundo júnior de pista em madison e prata em scratch, tendo conquistado nos Jogos Centro-americanos e do Caribe Veracruz 2014 o ouro em perseguição por equipas e o bronze em scratch. José Tito Hernández (1994), vencedor do Tour del Porvenir 2012, ano em que se sagrou bi-campeão Pan-americano e Nacional de Estrada e Cross Country.

A temporada de estreia está em preparação, tendo a GM Cycling Team realizado no mês de Novembro o primeiro estágio em Francavilla al Mare. No calendário tem já marcado os primeiros desafios, que chegam em Fevereiro. Em Itália disputarão o Gran Premio Costa degli Etruschi e o Trofeo Laigueglia, rumando a França para o Tour Méditerranéen. Além das provas europeias, a equipa tem em vista competir na Colômbia e na Ásia. 

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...