Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis e CC Bairrada conquistam Critério de Pista Onofre Tavares

A temporada de Pista 2014/2015 abriu no passado dia 29 com o Critério Onofre Tavares, destacado ciclista luso das décadas de 40/50 que honrou no sábado com a sua presença a batalha vivida na pista de Sangalhos.

Esta vertente do ciclismo tem vindo a ganhar terreno a nível nacional e esse facto reflecte-se no número de atletas que acorrem às provas realizadas no imponente Velódromo Nacional de Sangalhos, palco da Taça, Campeonato Nacional e do crescente número de Critérios que homenageiam antigas glórias de Portugal.

 
Pistards com Onofre Tavares (Foto Isabel Amaral)
No Critério Onofre Tavares estiveram em disputa cinco disciplinas entre os diversos escalões etários, destacando-se em juniores e elite masculinos os atletas do Clube Ciclismo da Bairrada. Em elite, Miguel Amorim venceu as provas de scratch e corrida por pontos, ficando o mais alto lugar do pódio em eliminação entregue a Rui Oliveira. Já o seu irmão Ivo Oliveira agarrou três vitórias em juniores, nomeadamente em scratch, eliminação e perseguição individual, disciplina em que é campeão da Europa e do Mundo. Há que destacar ainda o pódio de Nelson Silva, ciclista de estrada da equipa Anicolor, que terminou em 3º lugar na corrida por pontos e eliminação, e também o 3º lugar de Hugo Brito (Maia-Bicicletas Andrade) em scratch.

Se nas provas masculinas as vitórias foram repartidas, no que toca à batalha no feminino o triunfo coube na totalidade à elite Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) nas disciplinas de scratch, eliminação e corrida por pontos, superando a adversária espanhola Cristina Fernández (Bio Racer/Extremadura), a campeã lusa Ana Azenha (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) e Andreia Lopes (CC Ouriquense).

A competição continua em Dezembro com o Troféu Internacional Litério Marques, uma das provas inscritas no calendário UCI, aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo em 2015 na internacionalização da vertente. Apesar do país não receber no próximo ano o Campeonato da Europa de Pista Sub-23/Juniores, a Federação não deixa cair o trabalho realizado até ao momento no crescimento da Pista em Portugal, implemento para tal, e à imagem da Estrada, o programa Cyclin’Portugal para atrair equipas e selecções estrangeiras ao país e particularmente ao Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.

CALENDÁRIO PORTUGUÊS DE PISTA 2014/2015
29/11/2014 Critério Onofre Tavares (UVP-FPC)
19-21/12/2014 Troféu Internacional Litério Marques (CL1 / UVP-FPC)
10/01/2015 Cyclin’Portugal - Anadia CUP - Troféu Cidade de Anadia (CL3 / UVP-FPC)
17/01/2015 Critério José Bento Pessoa (AC Aveiro)
07/02/2015 Cyclin’Portugal - Anadia CUP - Troféu CAR Anadia (CL2 / UVP-FPC)
14/02/2015 Critério Alves Barbosa (AC Aveiro)
28/02/2015 Campeonato Nacional de Pista Master e Para-ciclismo (UVP-FPC)
01/03/2015 Campeonato Nacional de Pista (UVP-FPC)
05/10/2015 Festival de Pista de Tavira (1.14-1.17-1.13-1.12 / AC Algarve)
21/11/2015 Cyclin’Portugal - Anadia CUP - Troféu Cidade de Anadia (CL3 / UVP-FPC)
18-20/12/2015 Cyclin’Portugal - Troféu Internacional Litério Marques (CL1 / UVP-FPC)


RESULTADOS CRITÉRIO ONOFRE TAVARES
Resultados completos aqui

CORRIDA POR PONTOS
Elite
1 Miguel Amorim (CC Bairrada)
2 Rui Oliveira (CC Bairrada)
3 Nelson Silva (Anicolor)
Elite Feminina
1 Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira)
2 Cristina Fernández (Bio Racer/Extremadura)
3 Andreia Lopes (CC Ouriquense)
Juniores - José Sousa (CC Bairrada)
Cadetes - Gonçalo Ferreira (Acreditar/AC Malveira)
Juniores Femininas - Ana Lopes (CC Ouriquense)
Cadetes Femininas - Maria Martins (Escola BTT MAC/Moçarria)
Master Feminina - Márcia Canedo

SCRATCH
Elite
1 Miguel Amorim (CC Bairrada)
2 Pedro Preto (CC Bairrada)
3 Hugo Brito (Maia-Bicicletas Andrade)
Elite Feminina
1 Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira)
2 Cristina Fernández (Bio Racer/Extremadura)
3 Ana Azenha (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim)
Juniores - Ivo Oliveira (CC Bairrada)
Cadetes - João Dinis (EC Carlos Carvalho)
Juniores Femininas - Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira)
Cadetes Femininas - Soraia Silva (CC Bairrada)
Master Feminina - Márcia Canedo
Master 30 - José Leite
Master 40 - Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço)
Master 50 - Sílvio Serrenho (Ecosprint/Rações/Avenal)
Master 60 - Vitorino Pereira

ELIMINAÇÃO
Elite
1 Rui Oliveira (CC Bairrada)
2 Miguel Amorim (CC Bairrada)
3 Nelson Silva (Anicolor)
Elite Feminina
1 Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira)
2 Cristina Fernández (Bio Racer/Extremadura)
3 Ana Azenha (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim)
Juniores - Ivo Oliveira (CC Bairrada)
Cadetes - Gonçalo Ferreira (Acreditar/AC Malveira)
Juniores Femininas - Ana Lopes (CC Ouriquense)
Cadetes Femininas - Soraia Silva (CC Bairrada)
Master Feminina - Márcia Canedo
Master 30 - Hélder Pereira (Peçamodovar/Casa do Benfica de Almodôvar)
Master 40 - Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço)
Master 50 - César Mendonça
Master 60 - Vitorino Pereira

PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL
Juniores - Ivo Oliveira (CC Bairrada)

KEIRIN
Juniores - Hugo Filipe (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé)

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...