Avançar para o conteúdo principal

Calendário Português de Estrada 2015

A Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou o calendário de estrada elite/sub-23 para 2015, que irá desenrolar-se de Fevereiro a Outubro. A Volta ao Algarve dará o tiro de partida, caindo o pano com o tradicional Festival de Pista em Tavira. Pelo meio, a próxima temporada irá contar com interessantes novidades a fim de melhorar o panorama ciclístico nacional.

A criação do programa Cyclin’Portugal promete atrair os olhares internacionais para o ciclismo nacional, querendo promover a participação de equipas estrangeiras em três corridas a sul de Portugal a realizar em Março – Clássica de Loulé, GP do Guadiana e GP Sudoeste e Costa Vicentina –, as quais estão inseridas no calendário UCI Europe Tour em conjunto com a Volta ao Algarve, Volta ao Alentejo, Troféu Joaquim Agostinho, Volta a Portugal do Futuro e Volta a Portugal.

A Taça de Portugal Liberty Seguros terá um novo formato, disputando-se por etapas de dois dias. A classificação geral de cada dois dias irá contar para o ranking deste troféu que premeia a regularidade. Ao contrário de anos anteriores, o vencedor da Taça só será conhecido após a Volta a Portugal, aquando da realização da última prova, tentando a Federação alargar o período de competição até mais tarde e manter vivo o interesse do público. Para tal, aposta-se na manutenção da Taça Nacional de Circuitos a realizar-se no final do mês de Agosto, à qual se seguirá em Setembro o Campeonato Nacional de Rampa.

No que concerne apenas o escalão sub-23, a Federação Portuguesa irá manter a parceria com a Federação Galega na realização do Troféu Luso-Galaico, que se espera regressar ao formato inicial de duas provas, uma em Portugal e outra na Galiza. Outro aspecto positivo é a continuidade da internacionalização da principal prova da juventude, a Volta a Portugal do Futuro, que irá manter o troféu Esperanças de Portugal para o melhor sub-23 de primeiro ano.

A Federação irá manter ainda a realização da Volta a Portugal dos quatro escalões em conjunto, sendo a de cadetes (17-19/07) integrada na dos sub-23 (16-19/07) e a dos juniores (30/07-01/08) integrada na dos profissionais (29/07-09/08). Além de querer promover a participação das equipas continentais noutras vertentes do ciclismo, nomeadamente BTT, Pista e Ciclocrosse, a Federação mostra igualmente interesse das referidas equipas competirem em mais provas estrangeiras, a fim de aumentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do ciclismo luso, referindo que as mesmas «dispõem de um instrumento credibilizador que a maioria das equipas continentais nos outros países não tem ao dispor, o facto de estarem sujeitas a um passaporte biológico».


CALENDÁRIO PORTUGUÊS DE ESTRADA 2015
ELITE/SUB-23

Fevereiro
18-22/02 41ª Volta ao Algarve (2.1 UVP-FPC)
Março
01/03 Cyclin’Portugal - Clássica de Loulé Capital Europeia do Desporto (1.2 UVP-FPC)
07-08/03 Cyclin’Portugal – 25º Troféu Alpendre - Internacional do Guadiana (2.2 UVP-FPC)
15/03 Clássica da Primavera (1.12 AC Porto)
21-22/03 Cyclin’Portugal – 7º GP Liberty Seguros - Troféu Sudoeste e Costa Vicentina (2.2 UVP-FPC)
Abril
18-19/04 24ª Volta às Terras de Sta. Maria (1.13 SCSJ Ver)
25-26/04 2ª Volta à Bairrada (2.12 AC Aveiro)
Maio
Junho
06-07/06 36º GP Abimota (2.12 Abimota)
19-21/06 25º Grande Prémio JN (2.12 Fullsport)
26/06 Campeonatos Nacionais CRI Elite e Sub-23 (1.12 PODIUM)
16-19/07 23ª Volta a Portugal do Futuro (2.2-U PODIUM)
29/07-09/08 77ª Volta a Portugal (2.1 PODIUM)
Agosto
15/08 4ª Prova Taça de Portugal - GP Mortágua (1.12 Velo Clube do Centro)
16/08 5ª Prova Taça de Portugal - GP Anicolor (1.12 Velo Clube do Centro)
23/08 Circuito da Malveira (1.12)
24/08 Circuito de Nafarros (1.12)
24/08 Circuito da Moita (1.12)
30/08 Circuito Ribeiro da Silva (1.12)
Setembro
27/09 Campeonato Nacional de Rampa Elite/Sub-23 Valongo (1.12-1.13 AC Porto)
Outubro
05/10 Festival de Pista de Tavira (1.12-1.13 AC Algarve)

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...