Avançar para o conteúdo principal

WorldTour: Purito nº 1, Costa nº 9



A vitória de Il Lombardia fez Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) chegar à vitória absoluta do Ranking UCI WorldTour, deixando no 2º lugar o vencedor do Tour de France, Christopher Froome (Sky), e Alejandro Valverde (Movistar Team) a fechar o pódio.

Foto by Sirotti

Pelo segundo ano consecutivo, terceira vez na carreira de mais de dez anos como profissional de ciclismo, o catalão de 34 anos sagrou-se nº 1 mundial no fim de uma temporada de vitórias em etapas no Tour of Oman, Tirreno-Adriatico e Vuelta a España, provas onde terminou em 4º e 5º da geral. Somou ainda pódios na Vuelta a Catalunya, Liège-Bastogne-Liège e Tour de France, além da medalha de prata no Mundial de Toscana.

A medalha de ouro coube a um português conquistar. Rui Costa (Movistar Team) coroou o extraordinário 2013 alcançando o tão almejado arco-íris. No Tour de France venceu duas etapas, igualando o feito que apenas o grande Joaquim Agostinho tinha conseguido alcançar numa mesma edição para Portugal. Gap e Le Grand-Bornand viram o seu nome gravado na meta, tal como o Tour de Suisse viu o ‘Poveiro’ vencer a geral pela segunda vez consecutiva, somando ainda duas vitórias em etapas, uma delas em contra-relógio individual dias antes de se sagrar Campeão Nacional da especialidade. A Klasika Amorebieta e a Gala Tour de France no Luxemburgo foram mais duas provas em que o triunfo não lhe escapou. Terminar em 9º no Ranking WorldTour é o reflexo de todos estes brilhantes resultados.

Foto www.movistarteam.com

No Ranking por Nações, no qual Espanha se sagrou vencedora, Portugal terminou no 16º lugar para o qual também contribuiu o desempenho de Tiago Machado (RadioShack-Leopard), finalizando em 146º. Numa época parca em vitórias teve belas prestações em provas como o Tour Down Under (9º), Driedaage van West-Vlaanderen (4º), Tour of Utah (10º) e a conquista da camisola da montanha no Tour de Wallonie e no GP de Québec, não esquecendo o título de Vice-campeão Nacional de fundo.

No cenário das equipas, a hegemonia espanhola manteve-se impiedosa com a Movistar Team de Rui Costa a revindicar a vitória. Mas esta não foi a única formação de corredores portugueses a alcançar um bom resultado. Logo no 4º lugar ficou a RadioShack-Leopard de Nelson Oliveira e Tiago Machado, em 6º a Saxo-Tinkoff de Bruno Pires e Sérgio Paulinho e a Euskaltel-Euskadi de Ricardo Mestre despediu-se do pelotão na 15ª posição.

Termina assim mais uma temporada com muitas pedaladas lusas pelo mundo, prometendo um 2014 promissor para os portugueses nas equipas ProTour e Continentais Profissionais, com os seguintes corredores confirmados:

Fábio Silvestre (LET) --› Trek
Sérgio Paulinho (TST) --› Saxo
André Cardoso (CJR) --› Garmin-Sharp
Rui Costa (MOV) --› Lampre-Merida
Nelson Oliveira (RLT) --› Lampre Merida
José Mendes (TNE) --› NetApp-Endura
Tiago Machado (RLT) --› NetApp-Endura
José Gonçalves (LPM) --› La Pomme Marseille
Domingos Gonçalves (BOA) --› La Pomme Marseille
Bruno Pires (TST) --› ?
Manuel Cardoso (CJR) --› ? 


Ranking UCI WorldTour 
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 607
2 Christopher Froome (GBr) Sky 587
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 540
4 Peter Sagan (Svk) Cannondale 491
5 Vincenzo Nibali (Ita) Astana 474
6 Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp 432
7 Fabian Cancellara (Sui) RadioShack-Leopard 384
8 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 366
9 Rui Costa (Por) Movistar Team 352
10 Richie Porte (Aus) Sky 327
(…)
146 Tiago Machado (Por) RadioShack-Leopard 11 

Ranking UCI WorldTour Nações 
1 Espanha 1890
2 Itália 1082
3 Colombia 1011
4 Grã-Bretanha 975
5 Holanda 806
6 Bélgica 645
7 França 640
8 Austrália 628
9 USA 617
10 Irlanda 568
(…)
16 Portugal 363 

Ranking UCI WorldTour Equipas 
1 Movistar Team (Esp) 1610
2 Sky (GBr) 1561
3 Katusha (Rus) 1340
4 RadioShack-Leopard (Lux) 1056
5 Astana (Kaz) 1045
6 Saxo-Tinkoff (Den) 1030
7 Omega Pharma-Quick Step (Bel) 1013
8 Garmin-Sharp (USA) 855
9 Cannondale (Ita) 750
10 BMC (USA) 731
11 Belkin (Ned) 714
12 AG2R La Mondiale (Fra) 691
13 Orica GreenEdge (Aus) 600
14 Lampre-Merida (Ita) 543
15 Euskaltel-Euskadi (Esp) 391
16 Argos-Shimano (Ned) 355
17 FDJ.fr (Fra) 338
18 Lotto-Belisol (Bel) 307
19 Vacansoleil-DCM (Ned) 125

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.