Avançar para o conteúdo principal

WorldTour: Purito nº 1, Costa nº 9



A vitória de Il Lombardia fez Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) chegar à vitória absoluta do Ranking UCI WorldTour, deixando no 2º lugar o vencedor do Tour de France, Christopher Froome (Sky), e Alejandro Valverde (Movistar Team) a fechar o pódio.

Foto by Sirotti

Pelo segundo ano consecutivo, terceira vez na carreira de mais de dez anos como profissional de ciclismo, o catalão de 34 anos sagrou-se nº 1 mundial no fim de uma temporada de vitórias em etapas no Tour of Oman, Tirreno-Adriatico e Vuelta a España, provas onde terminou em 4º e 5º da geral. Somou ainda pódios na Vuelta a Catalunya, Liège-Bastogne-Liège e Tour de France, além da medalha de prata no Mundial de Toscana.

A medalha de ouro coube a um português conquistar. Rui Costa (Movistar Team) coroou o extraordinário 2013 alcançando o tão almejado arco-íris. No Tour de France venceu duas etapas, igualando o feito que apenas o grande Joaquim Agostinho tinha conseguido alcançar numa mesma edição para Portugal. Gap e Le Grand-Bornand viram o seu nome gravado na meta, tal como o Tour de Suisse viu o ‘Poveiro’ vencer a geral pela segunda vez consecutiva, somando ainda duas vitórias em etapas, uma delas em contra-relógio individual dias antes de se sagrar Campeão Nacional da especialidade. A Klasika Amorebieta e a Gala Tour de France no Luxemburgo foram mais duas provas em que o triunfo não lhe escapou. Terminar em 9º no Ranking WorldTour é o reflexo de todos estes brilhantes resultados.

Foto www.movistarteam.com

No Ranking por Nações, no qual Espanha se sagrou vencedora, Portugal terminou no 16º lugar para o qual também contribuiu o desempenho de Tiago Machado (RadioShack-Leopard), finalizando em 146º. Numa época parca em vitórias teve belas prestações em provas como o Tour Down Under (9º), Driedaage van West-Vlaanderen (4º), Tour of Utah (10º) e a conquista da camisola da montanha no Tour de Wallonie e no GP de Québec, não esquecendo o título de Vice-campeão Nacional de fundo.

No cenário das equipas, a hegemonia espanhola manteve-se impiedosa com a Movistar Team de Rui Costa a revindicar a vitória. Mas esta não foi a única formação de corredores portugueses a alcançar um bom resultado. Logo no 4º lugar ficou a RadioShack-Leopard de Nelson Oliveira e Tiago Machado, em 6º a Saxo-Tinkoff de Bruno Pires e Sérgio Paulinho e a Euskaltel-Euskadi de Ricardo Mestre despediu-se do pelotão na 15ª posição.

Termina assim mais uma temporada com muitas pedaladas lusas pelo mundo, prometendo um 2014 promissor para os portugueses nas equipas ProTour e Continentais Profissionais, com os seguintes corredores confirmados:

Fábio Silvestre (LET) --› Trek
Sérgio Paulinho (TST) --› Saxo
André Cardoso (CJR) --› Garmin-Sharp
Rui Costa (MOV) --› Lampre-Merida
Nelson Oliveira (RLT) --› Lampre Merida
José Mendes (TNE) --› NetApp-Endura
Tiago Machado (RLT) --› NetApp-Endura
José Gonçalves (LPM) --› La Pomme Marseille
Domingos Gonçalves (BOA) --› La Pomme Marseille
Bruno Pires (TST) --› ?
Manuel Cardoso (CJR) --› ? 


Ranking UCI WorldTour 
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 607
2 Christopher Froome (GBr) Sky 587
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 540
4 Peter Sagan (Svk) Cannondale 491
5 Vincenzo Nibali (Ita) Astana 474
6 Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp 432
7 Fabian Cancellara (Sui) RadioShack-Leopard 384
8 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 366
9 Rui Costa (Por) Movistar Team 352
10 Richie Porte (Aus) Sky 327
(…)
146 Tiago Machado (Por) RadioShack-Leopard 11 

Ranking UCI WorldTour Nações 
1 Espanha 1890
2 Itália 1082
3 Colombia 1011
4 Grã-Bretanha 975
5 Holanda 806
6 Bélgica 645
7 França 640
8 Austrália 628
9 USA 617
10 Irlanda 568
(…)
16 Portugal 363 

Ranking UCI WorldTour Equipas 
1 Movistar Team (Esp) 1610
2 Sky (GBr) 1561
3 Katusha (Rus) 1340
4 RadioShack-Leopard (Lux) 1056
5 Astana (Kaz) 1045
6 Saxo-Tinkoff (Den) 1030
7 Omega Pharma-Quick Step (Bel) 1013
8 Garmin-Sharp (USA) 855
9 Cannondale (Ita) 750
10 BMC (USA) 731
11 Belkin (Ned) 714
12 AG2R La Mondiale (Fra) 691
13 Orica GreenEdge (Aus) 600
14 Lampre-Merida (Ita) 543
15 Euskaltel-Euskadi (Esp) 391
16 Argos-Shimano (Ned) 355
17 FDJ.fr (Fra) 338
18 Lotto-Belisol (Bel) 307
19 Vacansoleil-DCM (Ned) 125

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.