Avançar para o conteúdo principal

Aprovadas mudanças no ciclismo profissional


A Reforma do ciclismo profissional foi aprovada pelo Comité da União Ciclista Internacional (UCI), após ser aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ciclismo Profissional (CCP), composto por representantes de equipas, ciclistas e organizadores. O encontro teve lugar estes dias na Áustria, país anfitrião dos Campeonatos do Mundo de Estrada.

Num momento em que a Associação de Ciclistas Profissionais (CPA) vai a votos, a 27 de Setembro, para eleger o Presidente para os próximos quatro anos, Gianni Bugno vê o trabalho de oito anos de vigência chegar a bom porto com a aprovação da Reforma: “Orgulho-me de ter feito parte deste grupo de trabalho e de ter contribuído para esta Reforma, que trará benefícios para os corredores e para todas as partes. O trabalho e o empenho de todos os intervenientes em prol de um objectivo comum levarão certamente ao crescimento do nosso desporto. Obrigado a todos!”, desabafou Bugno no Twitter.

Também através do Twitter chegaram mais palavras de apoio e felicitação pelo trabalho realizado, como o caso de Jonathan Vaughters: “Muito bom trabalho de Gianni Bugno e Iwan Spekenbrink ao conseguirem um acordo justo para os ciclistas e equipas. Conseguir que UCI e ASO mudem de opinião é mais difícil do que parece! Chapeau aos dois.” E acrescentou: “Este acordo consegue acertar agulhas na protecção dos interesses de ciclista e equipa. A obrigatoriedade de maiores equipas e participação em corridas WT leva a que mais ciclistas mantenham os seus empregos. Além disso, manter as equipas WT em 18 garante mais ciclistas empregados, enquanto três anos de licença protege o valor do capital próprio.”

Em comunicado, o Presidente da UCI David Lappartient mostrou-se “Muito feliz por todos juntos termos conseguido chegar a um consenso favorável para todos os intervenientes do ciclismo profissional masculino: equipa, ciclistas, organizadores, patrocinadores e fãs. Agora temos uma base sólida para continuar o desenvolvimento do nosso desporto para que se torne num dos maiores desportos profissionais do mundo, O desporto do século XXI. Agradeço calorosamente a todos os envolvidos: Iwan Spekenbrink, Presidente da Associação Internacional das Equipas de Ciclistas Profissionais (AIGCP), Gianni Bugno, Presidente da Associação de Ciclistas Profissionais (CPA) e Christian Prudhomme, Presidente da Associação Internacional dos Organizadores de Corridas de Ciclismo (AIOCC), por realizar conjuntamente esta visão do ciclismo profissional e ultrapassar potenciais diferenças. Juntos, somos mais fortes.”

No que toca à Reforma propriamente dita, a nova organização do ciclismo profissional será introduzida gradualmente a partir de 2019, tendo como principais pontos:

- Calendário internacional de estrada UCI terá três divisões: UCI WorldTour, UCI ProSeries e UCI Continental Circuits.

- A partir de 2020, o WorldTour será composto pelas três grandes voltas, as corridas por etapas, as corridas de um dia reunidas na nova UCI Classic Series (incluindo os cinco monumentos e potencialmente mais 15 importante eventos) e as restantes corridas de um dia, a fim de perfazer um total de 185 dias de corrida, sendo todas elas garantidas por três anos.

- A nova UCI ProSeries será iniciada em 2020 e composta por uma selecção das corridas HC e classe 1, com especificidades precisas, bem como corridas de importante estratégia para o desenvolvimento do ciclismo.

- UCI Continental Circuits continuarão a ser o pilar do ciclismo no nível continental.

- Equipas continuarão divididas em três categorias: UCI WorldTeams, UCI ProTeams (designadas até ao momento por Profissional Continental) e UCI Continental Teams. Serão 18 WorldTeams (compostas por 27 a 30 ciclistas) com licença de três anos, e número ilimitado de ProTeams e Continental Teams.

- A partir de 2019, existirá apenas um ranking internacional: o UCI World Ranking (deixando de existir o Ranking WorldTour). A UCI publicará um ranking global 'UCI World Ranking', publicando também um por nações e outro por equipas, tendo este último em conta os resultados dos 10 melhores ciclistas de cada equipa das três categorias no calendário internacional de estrada. Os rankings individual, nações e equipas continuarão a ser publicados para os cinco Circuitos Continentais UCI.

- A partir do final de 2019, um total de 18 equipas receberão a licença UCI WorldTour, de três anos, baseada em cinco critérios: ético, administrativo, financeiro, organizacional e desportivo. Estes critérios permitirão uma comparação entre as WorldTeams e as novas candidatas a esse estatuto. As melhores UCI ProTeams terão direito a participar nas grandes voltas e, por isso, será reduzido o número de convites dos organizadores (wildcards) dessas corridas. As três melhores ProTeams terão direito a participar em corridas UCI Classic Series e noutras corridas do WorldTour.

Mais detalhes serão ainda finalizados para implementar a Reforma por completo até 1 de Janeiro de 2020.


Encontro do Conselho de Ciclismo Profissional (CCP) na Áustria (Foto: UCI)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro