Avançar para o conteúdo principal

Nelson Oliveira Campeão Nacional Elite de Contra-relógio 2016

O internacional Nelson Oliveira (Movistar Team) sagrou-se pela quarta vez, terceira consecutiva, campeão nacional de contra-relógio no escalão elite. Mostrando-se imbatível nesta especialidade, arrebatou a medalha de ouro superando José Mendes (Bora-Argon18) e o actual líder do Ranking APCP ‘Ciclista do Ano’ Rafael Reis (W52-FC Porto), prata e bronze respectivamente.

Os 14 elites pedalaram 36 km em busca do desejado ouro. Nas 4 voltas ao circuito de 9 km entre Tenões e Braga, Rafael Reis destacou-se no primeiro ponto de cronometragem alcançando o melhor tempo de 10m58s aos 9 km, mas perdendo 13s para Nelson Oliveira no ponto seguinte ao km 18. A superioridade do internacional luso manteve-se ao km 27, mantendo-se na frente e alargando a vantagem para 39s sobre o mais directo adversário Rafael Reis.

No final dos 36 km, Nelson Oliveira arrebatou mais uma medalha de ouro com um tempo de 43m50s, a 49,278 km/h. A 1m13s terminaram José Mendes e Rafael Reis, que acabou por ficar em terceiro lugar.

Nelson Oliveira soma títulos nacionais desde as camadas de formação, contando com duas vitórias em contra-relógio no escalão sub-23, nos anos de 2009 e 2010, continuando a marcar a sua superioridade nesta especialidade em elite com os títulos ganhos em 2011, 2014 (ganhando também a prova de fundo), 2015 e no presente ano de 2016.

Pela manhã, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) conquistou a camisola de campeão nacional em sub-23, completando o pódio Jorge Magalhães (Anicolor) e Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass).
 
Nelson Oliveira, campeão nacional elite de contra-relógio
(foto Movistar Team)

Últimos campeões nacionais elite de contra-relógio:
2016 Nelson Oliveira
2015 Nelson Oliveira
2014 Nelson Oliveira
2013 Rui Costa
2012 José Gonçalves
2011 Nelson Oliveira
2010 Rui Costa

Resultados Completos
1º Nelson Oliveira (Movistar Team) 0:43:50
2º José Mendes (Bora-Argon18) +1:13”
3º Rafael Reis (W52-FC Porto) +1:13”
4º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) +1:26”
5º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) +2:37”
6º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) +3:04”
7º Joaquim Silva (W52-FC Porto) +3:17”
8º Hugo Sabido (Sporting CP-Tavira) +3:36”
9º António Barbio (Efapel) +3:48”
10º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) +3:51”
11º João Matias (Supermercados Froiz) +5:23”
12º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) +6:44”
13º Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte) +6:49”
14º Nuno Meireles (LA Alumínios-Antarte) +7:46”
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro