Avançar para o conteúdo principal

Et3 GP Abimota: etapa e geral para Filipe Cardoso

A vitória da última etapa do Grande Prémio Abimota sorriu a Filipe Cardoso, grande vencedor da 37ª edição. Completaram o pódio da geral Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) e Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo).

Filipe Cardoso conquista GP Abimota
(foto Helena Dias)

Um traçado sinuoso marcou a terceira jornada do Grande Prémio Abimota. Da Figueira da Foz a Águeda o pelotão percorreu 155,3 km com duas contagens de montanha de 2ª e 3ª categorias, a última a 43,6 km da meta.

A Efapel partiu para o último dia de competição com Filipe Cardoso a 3 escassos segundos do líder da amarela Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto). Tendo Cardoso estado perto da vitória nas etapas anteriores, finalizando nos sprints em 4º na primeira etapa e 3º na segunda, o final da jornada deste domingo em Águeda mostrava-se propício ao decisivo assalto à liderança.

Os companheiros trabalharam a fundo ao longo da jornada e desta feita a vitória não fugiu a Filipe Cardoso, superando na meta o jovem luso Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) e o experiente lituano Tomas Vaitkus (Nasr Dubai).

Com a dupla vitória alcançada neste dia, a Efapel soma 9 vitórias esta temporada, nomeadamente 6 etapas e 3 gerais individuais [GP Beiras, GP do Dão e GP Abimota]. No palmarés de vencedores do Grande Prémio Abimota, o vencedor em 2008 Filipe Cardoso repete o triunfo e sucede a David de la Fuente (Sporting CP-Tavira), que no ano transacto conquistou o triunfo para a Efapel e este ano finalizou em 6º da geral.

Nas classificações secundárias Filipe Cardoso somou a camisola por pontos, Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) venceu a montanha, Rafael Silva (Efapel) as metas volantes, Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) a meta Autarquias e Micael Isidoro (Louletano-Hospital de Loulé) a meta bolinhas. O 3º à geral Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) obteve o 1º lugar entre os ciclistas de equipas de clube. Por equipas, o triunfo recaiu na W52-FC Porto, seguida de Sporting CP-Tavira e Rádio Popular-Boavista.

Na juventude Edwin Torrez (EC Magro) conquistou a camisola branca, completando o pódio dos mais jovens do pelotão Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) e Hugo Nunes (Anicolor).

Do pelotão inicial de 125 corredores, 80 finalizaram a 37ª edição do Grande Prémio Abimota, sendo o lanterna vermelha o jovem Diogo Duarte (Maia), a 1h11m22s do vencedor.

Resultados Et3
1º Filipe Cardoso (Por) Efapel 3:52:40
2º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
3º Tomas Vaitkus (Lth) Nasr Dubai m.t.
4º Cristian Cañada (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º Edwin Torrez (Col) EC Magro m.t.
6º Juan Ignacio Pérez (Esp) W52-FC Porto m.t.
7º Carlos Gimenez (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
8º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
9º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones m.t.
10º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.

C. Geral Final
1º Filipe Cardoso (Por) Efapel 11:34:41
2º Juan Ignacio Perez (Esp) W52-FC Porto +7”
3º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +13”
4º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +15”
5º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones +17”
6º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +17”
7º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +17”
8º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto +17”
9º Guillaume Almeida (Fra) Rádio Popular-Boavista +17”
10º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto +20”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.