Avançar para o conteúdo principal

Tiago Ferreira e Celina Carpinteiro confirmados em La Leyenda de Tartessos 2023

O campeão nacional de Maratona Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi) e a vice-campeã nacional Celina Carpinteiro (BTT Loulé-Elevis) são dois nomes confirmados em La Leyenda de Tartessos 2023, prova de categoria S2 BTT do calendário UCI disputada em Huelva, Espanha. Portugal terá uma representação de destaque nesta edição, contando já com mais de uma dezena de lusos inscritos.
 
Tiago Ferreira e Celina Carpinteiro (fotos: La Leyenda de Tartessos)

La Leyenda de Tartessos decorre entre os dias 2 e 5 de Fevereiro na localidade de El Rompido, município de Cartaya, em Huelva. Tiago Ferreira, sete vezes campeão nacional de Maratona, campeão mundial em 2016 e campeão europeu em 2019 e 2017, é repetente na prova espanhola, tendo fechado no terceiro lugar do pódio em 2022. Este ano irá em dupla com o companheiro na equipa italiana DMT Racing Team by Marconi, Filipe Francisco, campeão nacional sub-23 em 2020. Do lado feminino, a detentora de inúmeros títulos nacionais em BTT e Estrada, vice-campeã nacional de Maratona e vencedora da Taça de Portugal em 2022, Celina Carpinteiro estará novamente na prova, onde foi sexta no ano transacto.
 
À partida da edição de 2023 vão estar nomes bem conhecidos do público como Abraham Olano, David Valero, Jose António Hermida, Sergio Mantecón, Paco Mancebo, Natalia Fischer, Rocío del Alba e Marta Ballesteros, entre outros. Terá também a presença da equipa Fundación Biela by WBE com ‘Mude’ Rodríguez, Luisa Cuenco ‘Tungui’, Ana Belén Báñez, Ana Sánchez, Beatriz Gallego, Fabiola Muñoz, Rocío Martín e Míriam Benítez, que competirão apoiando pessoas com cancro.

Inscrições abertas até 10 de Janeiro (clicar para ver site oficial)

ETAPAS La Leyenda de Tartessos 2023:
Dia 2, 5ªfeira, Etapa 1: Cartaya – El Rompido | 63km, 900m de desnível
Dia 3, 6ªfeira, Etapa 2: El Granado – El Granado | 60km, 1500m de desnível
Dia 4, sábado, Etapa 3: Valverde del Camino – Valverde del Camino | 92km, 2300m de desnível
Dia 5, domingo, Etapa 4: Passeio Marítimo de El Rompido | 25km contra-relógio, 400m de desnível
 
Etapa 1


Etapa 2


Etapa 3

Etapa 4

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...