Avançar para o conteúdo principal

João Matias nos Jogos Europeus de Minsk 2019


De 21 e 30 de Junho, a cidade de Minsk, na Bielorússia, será palco dos Jogos Europeus e João Matias(Vito-Feirense-Pnb) estará de regresso ao local onde foi recentemente feliz ao alcançar três pódios em pista no Grande Prémio de Minsk - bronze em perseguição individual, corrida por pontos e na disciplina olímpica do omnium.

Nesta que será a segunda edição dos Jogos Europeus, João Matiasirá representar Portugal nas vertentes de estrada (na prova de fundo) e de pista. Na prova de fundo, marcada para as 10h de 23 de Junho, o corredor da Vito-Feirense-Pnb será companheiro de Selecção de César Martingil (Sporting-Tavira), Daniel Mestre (W52-FC Porto), Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rafael Silva (Efapel). Nas provas de pista, que irão decorrer entre os dias 27 e 30 de Junho, terá como companheiros de Selecção Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Miguel do Rego (CM Aubervilliers 93).


Expectativas de João Matias para os Jogos Europeus de Minsk:

“Vou um bocadinho às escuras na parte de estrada. Nos dias em que estive em Minsk, na prova de pista, consegui ver um pouco do percurso e espera-se uma chegada ao sprint. Nós Selecção levamos uma equipa com alguns sprinters, não sei qual será a ideia do seleccionador José Poeira, mas espero tentar fazer alguma coisa bonita, estar na disputa do sprint ou, se for escolha de outro ciclista, tentar ajudá-lo a que esteja na disputa da corrida.”

“Quanto à pista, já sei o que serão as provas e o nível da competição. O principal objectivo… se calhar, já se começa a sonhar com uma medalha. Acima de tudo, irei tentar representar bem o país e veremos o que será possível. Em princípio, farei perseguição individual, porque o Ivo Oliveira está lesionado e eu fiz um bom tempo na recente prova internacional de Minsk. Penso que madison também é certo, em princípio farei com o Rui Oliveira. Quanto às restantes provas, ainda teremos que escolher e o principal será dividir as provas olímpicas, madison e omnium, que neste momento estamos mais na disputa. O omnium deverá recair em mim ou no Rui Oliveira.”

Percurso pessoal de João Matias em pista, com vista à participação nos Jogos Olímpicos de 2020:

“Comecei isto por brincadeira há uns anos atrás. Depois, acabei por ser chamado à Selecção e aí o principal objectivo era crescer e estar em mais provas internacionais. Claro que, com a evolução que eu e a Selecção Portuguesa tivemos, neste momento estamos a sonhar com os Jogos Olímpicos, que é a maior prova a nível internacional e o sonho de qualquer um. Estar presentes seria muito bom e penso que está muito ao nosso alcance. Só dependemos de nós e é extremamente positivo o que temos conseguido. Acima de tudo, isto foi conseguido, porque temos muita amizade entre nós, ciclistas e staff da Selecção Nacional de Pista. Vamos lutar até ao fim, até à última gota de suor, para que possamos estar nos Jogos Olímpicos.”


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.