Avançar para o conteúdo principal

Juventude dá cartas em início de época


O que têm em comum Rui Oliveira (UAE Team Emirates), João Rodrigues (W52-FC Porto) e César Martingil (Sporting-Tavira)? Os três têm pouco mais de 20 anos de idade e evidenciaram-se nos primeiros lugares das três corridas portuguesas disputadas até ao momento.

César Martingil (24 anos) conquistou este domingo a vitória na Clássica da Primavera, a terceira prova do calendário luso de estrada. A temporada tinha começado com Rui Oliveira (22 anos) a erguer os braços para a vitória na Prova de Abertura – Região de Aveiro, pela Selecção Nacional, enquanto na Volta ao Algarve foi João Rodrigues (24 anos) quem se destacou das equipas nacionais ao fechar em 9º da geral, para não falar no vencedor da própria Algarvia, o esloveno Tadej Podačar (UAE Team Emirates), de apenas 20 anos.

No final da época transacta, Martingil confessou-nos a vontade de mudar de equipa, após quatro anos ao serviço da Liberty Seguros-Carglass (actual UD Oliveirense-InOutbuild), pois queria “ir mais além”. O director desportivo Vidal Fitas apostou no jovem ribatejano, que iniciou 2019 a oferecer à esquadra verde e branca três pódios nos Campeonatos Nacionais de Pista –2º em scratch e corrida por pontos e 3º em omnium– e um prometedor 2º lugar na Prova de Abertura de estrada.

É no sprint que Martingilse tem destacado na sua jovem carreira e foi através da velocidade que alcançou a primeira vitória em 2019, impondo-se entre um restrito grupo de cerca de 20 corredores, que discutiram o final do selectivo percurso de 147,2 quilómetros da Clássica da Primavera. Na Póvoa de Varzim, Rafael Silva (Efapel) e Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista) ocuparam o 2º e 3º lugares do pódio, com Francisco Campos (W52-FC Porto) a terminar na 4ª posição e a ser o melhor sub-23 da jornada, ele que no início de Fevereiro já sentiu o sabor da vitória em Douala, no Tour de l’Espoir, ao serviço da Selecção Nacional.

Segue-se no calendário luso a Clássica da Arrábida, a 17 de Março. Será novamente um jovem a vencer ou teremos a experiência a vingar, nesta que será a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal?


César Martingil (Foto: Facebook Atleta)

Classificação Geral - Clássica da Primavera:
1º César Martingil (Sporting-Tavira) 3h43m14s
2º Rafael Silva (Efapel) mt
3º Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista) mt
4º Francisco Campos (W52-FC Porto) mt
5º Nacho Perez Martin (Aviludo-Louletano) mt
6º Fábio Costa (UD Oliveirense-InOutbuild) mt
7º António Barbio (LA Alumínios-LA Sport) mt
8º David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport) mt
9º Francisco Rus (Aviludo-Louletano) mt
10º Jorge Montenegro (Aluminios Cortizo) mt

Geral Equipas:
1ª Aviludo-Louletano

Geral Sub-23:
1º Francisco Campos (W52-FC Porto)

Geral Montanha:
1º Nuno Meireles (Aviludo-Louletano)

Geral Metas Volantes:
1º Paulo Silva (Fortunna-Maia)

Geral Pavé:
1º Aitor Bugarin (Supermercados Froiz)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.