Talvez não seja coincidência que a primeira vitória como profissional de Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) tenha chegado na Clássica da Arrábida, uma prova que mistura estrada com o famoso sterrato (terra batida), montanha e um final na subida em pavé(empedrado) do Castelo de Sesimbra. Um combinado perfeito para quem sabe enfrentar a dureza e foi, nas camadas de formação, um autêntico campeão espanhol do Ciclocrosse.
Nascido em Bilbao, a 3 de Junho de 1993, cedo Lastra se apaixonou pela bicicleta, passeando na companhia de amigos pelos recantos de Laredo, na bonita comunidade espanhola de Cantábria, onde assistiu a uma corrida de BTT e não mais deixou o ciclismo. Daí a ingressar em 2005 na equipa Mendiz Mendi foi um pequeno passo, conquistando a primeira vitória no Open Interautonómico de Escolas MTB.
Entre o Ciclocrosse e o BTT, as vitórias nas camadas de formação foram-se somando num palmarés que conta com títulos nos Campeonatos de Espanha e de Euskadi. O talento era tal, que em 2013 representou Espanha no Mundial de Ciclocrosse Sub-23, em Louisville, nos Estados Unidos da América, fechando essa presença num brilhante 15º lugar, um Campeonato ganho pelo holandês Mike Teunissen, actual corredor da equipa WorldTour Jumbo-Visma.
No momento em que o ciclocrosse não passava uma boa fase em Espanha, surgiu a oportunidade de ingressar na equipa Caja Rural-Seguros RGA amateur, em 2014, mantendo-se no projecto navarro até aos dias de hoje, os dois primeiros anos no escalão amador e desde 2016 na equipa Pro Continental.
Foi ainda em sub-23 que o seu nome ficou marcado na Volta a Portugal do Futuro com um 6º lugar na geral da edição de 2015, ganha pelo seu actual companheiro de equipa Julen Amezqueta.
Depois de viver a sua primeira grande volta em 2018, estreando-se na Vuelta a España, é a em 2019, aos 25 anos, que Jonathan Lastra chega à sua primeira vitória profissional no alto do Castelo de Sesimbra, após um ataque certeiro na derradeira subida da jornada de 185 quilómetros, deixando para trás os companheiros de fuga e abrindo os braços para a conquista da Clássica da Arrábida.
Classificação Geral:
1º Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) 4h26m54s
2º Raúl Alarcón (W52-FC Porto) a 10s
3º David de la Fuente (Aviludo-Louletano) a 14s
4º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 18s
5º James Fouche (Team Wiggins Le Col) a 24s
6º Alexander Vdovin (Lokosphinx) a 27s
7º Julen Amezqueta (Caja Rural-Seguros RGA) a 36s
8º Gonzalo Serrano (Caja Rural-Seguros RGA) a 54s
9º Cyril Barthe (Euskadi-Murias) a 54s
10º Arseny Nikiforov (Lokosphinx) a 54s
Geral Sub-23:
1º James Fouche (Team Wiggins Le Col)
Geral Equipas:
1ª Caja Rural-Seguros RGA
Geral Equipas de Clube:
1ª Sicasal-Constantinos
Geral Montanha:
1º João Rodrigues (W52-FC Porto)
Álbum de fotos Clássica da Arrábida, AQUI.
Comentários
Enviar um comentário