Avançar para o conteúdo principal

Micael Isidoro regressa à competição com primeira equipa profissional angolana


Micael Isidoro está de regresso ao pelotão com a primeira equipa profissional angolana, a BAI-Petro de Luanda-Sicasal. Após a despedida no final de 2016, ano em que correu pela equipa Louletano, com a qual fez as suas últimas quatro épocas, o ciclista de 36 anos volta à competição com a equipa do escalão Continental, que conta com o patrocínio da Sicasal, marca lusa sediada no concelho de Mafra detentora de uma importante de ligação à modalidade, tendo ganho a Volta a Portugal nos anos de 1987 com Manuel Cunha (Sicasal/Torriense), 1989 com Joaquim Gomes (Sicasal-Torriense) e 1991 com Jorge Silva (Sicasal/Acral).

Micael Isidoro

Na época de 2018, Micael Isidoro dedicou-se à direcção desportiva da equipa júnior Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, retomando no novo ano que se aproxima a carreira de ciclista profissional. “Em relação ao projecto, somos uma equipa Continental UCI África, a primeira equipa profissional em Angola. Este projecto já tem alguns anos como equipa de clube, mas os objectivos e as ambições subiram. O nosso director Carlos Araújo é um conhecedor do ciclismo português e do ciclismo africano”, referiu-nos Micael Isidoro.

Sobre o calendário de provas, adiantou que a equipa tem “previsto competir em várias corridas no continente Africano e no continente Europeu, onde Portugal se insere com várias corridas, e, eventualmente, o continente Americano.”

Um dos principais objectivos da temporada chega logo no início do ano, com uma importante competição do calendário africano UCI, entre 24 de Fevereiro e 3 de Março: “Vamos iniciar a época com o Tour du Rwanda, que irá subir de categoria para 2.1 [era 2.2] e onde iremos encontrar algumas equipas WorldTour e Pro Continentais. Considerada já uma das competições africanas mais importantes, com a organização muito profissional por parte do Sr. Olivier, será um dos objectivos da temporada.”

Sobre o convite para integrar o projecto, Micael Isidoro destacou: “A minha presença enquanto corredor passa por tentar dignificar as cores dos nossos patrocinadores e realizar toda a ajuda necessária aos mais jovens, para que possam evoluir e tornar-se melhores ciclistas.”

Assim, o ano de 2019 promete ser desafiante para Micael Isidoro neste seu regresso à carreira de ciclista profissional com a BAI-Petro de Luanda-Sicasal, tendo por companheiro o luso-francês Guillaume de Almeida (Ciclista da RP-Boavista em 2016 e LA Alumínios-Metalusa em 2017), o norte-americano Timothy Rugg e os angolanos Zacarias Adilson Monteiro, Bruno André, Bruno Araújo, Carlos Araújo, Wagner Chiquito, Gabriel Cole, Domingos Nzamba, Hélder Silva, José Cruz, Mário Carvalho e Dário António (os três últimos foram ciclistas da equipa Banco BIC-Carmim em 2014).

*Fotos gentilmente cedidas por Micael Isidoro.








Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.