Avançar para o conteúdo principal

A última chamada


“Sabes se as equipas já estão todas fechadas? Até agora não recebi qualquer telefonema e não sei se irei continuar no ciclismo.” “¿Sabes si hay algún equipo portugués buscando corredores hacia la próxima temporada?” “I'm looking for an opportunity in the Portuguese cycling. Do you know of any opportunity?”

Não importa a nacionalidade ou a idade. Não importa se está há muito ou pouco tempo no ciclismo. No final de cada ano, a incerteza quanto ao futuro profissional abrange um sem número de ciclistas, sejam eles donos de experiência ou não. E o nosso telemóvel não pára de receber mensagens com pedidos de informação sobre uma qualquer oportunidade que possamos ter conhecimento.

Por inúmeras razões, os ciclistas vivem em cima de uma corda bamba durante os últimos meses do ano, como se de trapezistas se tratassem, mas sem rede de segurança. Lá do alto, vão paulatinamente vendo os lugares serem preenchidos, as equipas uma a uma a fechar os seus plantéis e o seu telemóvel continua sem tocar. A cada sinal de mensagem ou toque de chamada, as mãos correm para o telemóvel e o olhar desvanecesse assim que se apercebem de não ser a chamada ou mensagem tão aguardada.

Ao contrário de anos passados, actualmente os mais jovens tentam conciliar os estudos com o ciclismo, como forma de prevenir o futuro e ter na mão um plano B quando o plano A de uma carreira enquanto ciclista profissional simplesmente se gora.

Contudo, não são todos os que conseguem manter o equilíbrio entre os estudos e o desporto ao nível profissional, abraçando a 100% a carreira de ciclista, deixando-se levar muito mais pela paixão do que pela razão. Se no ano da tomada de decisão tudo corre bem, a escolha torna-se evidentemente positiva. Mas há casos em que o ano a nível desportivo não corre bem e o final de temporada traz consigo a má notícia da despensa da equipa e a não contratação por parte de qualquer outra.

Nesse momento, o vazio sentido é ainda maior do que para aqueles que mantiveram o plano B dos estudos, pois para uns há um segundo objectivo a perseguir, enquanto para outros o fim da carreira de ciclista se assemelha a um tirar de tapete sem aviso prévio.

No que toca aos ciclistas profissionais com alguns anos de carreira, a ausência de oportunidades é muitas vezes sentida como uma falta de consideração por todos os anos que se dedicaram à modalidade, prescindindo de boa parte da sua vida pessoal para treinar e estar em forma no cumprimento dos objectivos das respectivas equipas, a maioria desempenhando o papel de gregários.

Quantos trabalharam corrida após corrida para o seu líder chegar à vitória, dando espaço para o outro brilhar em detrimento do seu próprio brilho? Chegar ao final de uma época e não ver esse trabalho reconhecido, com uma renovação de contrato ou oportunidade numa outra equipa, é negativamente avassalador para si e para a sua família.

Há também o caso daqueles que se mantêm no pelotão ano após ano, sem grande retorno salarial, mas sempre com a esperança de ver no ano seguinte o seu trabalho condignamente reconhecido, não abandonando a modalidade pelo simples facto de sentirem que pelo ciclismo, por amor à bicicleta, todo o esforço vale a pena enquanto as portas não se fecharem por completo.

A derradeira esperança mora na última chamada, efectuada pelos próprios ciclistas, em busca de uma palavra definitiva por parte do director desportivo. Essa chamada termina quase sempre com um “já temos a equipa fechada”.

É vasta a lista de ciclistas que irão deixar o pelotão profissional português no final de 2018, tendo este blogue optado por não referir nomes, devido a poder sempre ficar em falta. Se gostariam de ver contado o vosso testemunho, não hesitem em contactar.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.