Avançar para o conteúdo principal

Vito-Feirense-Blackjack no pódio da Volta a Portugal


O regresso do Clube Desportivo Feirense à prova rainha do calendário nacional terminou de forma brilhante. A Vito-Feirense-Blackjack subiu ao pódio pela conquista da camisola branca RTP da juventude com Xuban Errazkin, fechou com Edgar Pinto em 4º da geral individual e impôs-se como a 5ª equipa mais forte entre as 19 presentes num pelotão de 131 corredores.

Para o director desportivo, Joaquim Andrade: “O balanço é positivo. Embora não tendo alcançado o objectivo a que me tinha proposto, de vencer a Volta a Portugal, estivemos na discussão até ao fim e alcançámos a vitória na juventude. Assumimos a corrida quando tivemos de fazê-lo, conseguimos ter a equipa unida nos momentos necessários e, num dia ou noutro com uma pontinha de sorte e sem alguns percalços, como no contra-relógio final, poderíamos ter alcançado melhores prestações. Felicito os vencedores, principalmente o Raúl Alarcón, que esteve muito forte e demonstrou claramente ser o ciclista mais forte da Volta a Portugal.”

De Setúbal a Fafe foram percorridos 1551,8 quilómetros, com a Vito-Feirense-Blackjack consecutivamente presente na discussão do prólogo e das 10 etapas. No total, foram obtidos 12 lugares no Top 10 das jornadas, com destaque para o 2.º lugar de Edgar Pinto na chegada da nona etapa ao alto da Sra. da Graça e o 3º lugar de João Matias na chegada da quinta etapa em Viseu.

O colectivo mostrou-se forte e coeso ao longo da Volta a Portugal, trabalhando no apoio aos líderes da equipa e marcando presença nas fugas diárias, em prol da defesa dos objectivos delineados à partida da 80ª edição.

Embora não alcançando a vitória da geral, já obtida no passado com Fernando Carvalho em 1990, a equipa conseguiu conquistar a camisola da juventude pela terceira vez na história do Clube Desportivo Feirense, sucedendo Xuban Errazkin aos vencedores anteriores, Quintino Rodrigues em 1992 e Orlando Neves em 1987.

Já Edgar Pinto, nesta sua sétima participação na Volta a Portugal, igualou o 4º lugar obtido na geral do ano de 2013, ficando a uma menor distância de tempo para o camisola amarela de 2018, Raúl Alarcón (W52-FC Porto). Nas contas finais da geral individual, seguiu-se Xuban Errazkin em 16º, Luís Afonso em 21º, Hugo Sancho em 32º, João Matias em 63º, Soufiane Haddi em 71º e Ricardo Vale em 86º lugar.


ÁLBUNS DE FOTOS VITO-FEIRENSE-BLACKJACK NA 80ª VOLTA A PORTUGAL



BALANÇO DOS CICLISTAS VITO-FEIRENSE-BLACKJACK NA 80ª VOLTA A PORTUGAL

Edgar Pinto (CG 4º):
“A nossa Volta foi positiva para a equipa. Inicialmente estávamos apontados como apenas mais uma equipa e penso que não foi o que se passou. Estivemos diariamente na luta pelas etapas. A primeira semana não beneficiou em nada, foi onde perdi a maioria do tempo para ter um lugar no pódio, mas na segunda semana senti-me em crescendo e viu-se o resultado. Estive todos os dias a tentar disputar etapas, mas o adversário foi mais forte. A equipa, no geral, esteve bem. Tivemos homens de trabalho, que estiveram à altura, o Xuban diariamente no pódio com a juventude e vencendo essa camisola, que é uma mais-valia para a equipa estar representada no pódio. Quanto a mim, não preciso de provar nada a ninguém. Tenho apenas tido alguns infortúnios na carreira e claro que isso faz com que não tenha tanta confiança, mas vai-se recuperando pouco a pouco essa mesma confiança. Este foi um ano com algumas vitórias importantes, tão importantes como a Volta a Portugal, como o caso da Volta a Madrid. Pode não ser tão falado cá, mas a importância é a mesma, tem a mesma categoria UCI. Além de outras provas que disputei, como o Grande Prémio JN, onde fechei em segundo na geral. Não gosto de aparecer só na Volta a Portugal, gosto de fazer um ano regular e penso que o balanço da época é positivo. Claro que quero mais na Volta, mas os adversários foram mais fortes e estão de parabéns.”

Xuban Errazkin (CG 16º e vencedor camisola branca juventude):
“Foi uma corrida espectacular. Já tinha ideia que por alguma razão se chamava Grandíssima e a verdade é que estou muito surpreendido com o público, todo o ambiente e estou muito feliz com o que fiz. Vim bem preparado, já que tenho também a seguir a Volta a França do Futuro, mas não pensava que na primeira semana estaria naquele nível. O meu principal objectivo era a camisola branca e ajudar o Edgar, mas também me motivou ver-me nos lugares cimeiros na primeira semana. Depois, tive um desfalecimento na segunda semana, mas sou jovem, tenho essa consciência e sei que com os anos irei ganhar experiência. Estou muito feliz com o que fiz. Esta camisola tem muito significado para mim. Houve muito nível nesta Volta e ver-me como o melhor jovem, como o futuro, também me motiva para o que vem a seguir, a Volta a França do Futuro, que é uma corrida sub-23, e com os desempenhos que tive como na Corrida da Paz, vou com ambição para esta corrida, mesmo sabendo que será um pelotão muito forte.”

Luís Afonso (CG 21º):
“Desde o primeiro dia, tivemos sempre homens na disputa do pódio. O Xuban esteve praticamente todos os dias líder da camisola da juventude e o Edgar na luta pelo pódio. A mim coube-me defender ao máximo os interesses da equipa, ajudando até onde podia e sempre dei o meu máximo. Foi mais uma Volta que passou e penso que o balanço da Vito-Feirense-Blackjack é positivo. Contra blocos fortes, conseguimos fazer alguma frente, ficámos com um homem à porta do pódio da geral e vencemos a camisola da juventude.”

Hugo Sancho (CG 32º):
“Pessoalmente, sinto que estive um pouco aquém, embora tenha sempre dado o máximo pelos colegas melhor colocados na geral. Criámos um grupo coeso, que se via no pelotão. Ao nível da equipa, faço um balanço extremamente positivo, todos se dedicaram a trabalhar para o colectivo.”

João Matias (CG 63º):
“A nível pessoal, o balanço da Volta é positivo. No início do ano, o principal objectivo a que me tinha proposto para esta época era ganhar uma etapa na Volta a Portugal. Não foi atingido, mas não saio triste, pois durante a Volta estive na disputa de algumas etapas, andei em fuga vários dias e penso ainda ter tido um papel importante no trabalho de equipa para o Edgar e o Xuban. Saio desta Volta com um sentimento de dever cumprido. Não fico magoado por não ter atingido a vitória, pois estive perto de consegui-lo.”

Soufiane Haddi (CG 71º):
“Gostei da Volta, a minha primeira. É uma corrida perfeita, com bons corredores, numeroso público na estrada e o número de etapas é bom para mim. O único problema foi não estar em melhores condições e ser uma corrida mais apropriada a trepadores. E quanto ao calor que se fez sentir, é normal. Estamos no verão.”

Ricardo Vale (CG 86º):
“A Volta foi boa. Queria entrar mais ou menos bem para tentar ajudar a equipa, dados todos os problemas físicos que tive nos anos transactos, e correu tudo bem. Não tive lesões e pareço estar totalmente recuperado. Estive sempre ao lado do Edgar, mantendo-o bem colocado, a fim de evitar quedas, que o deixaram fora de várias Voltas a Portugal. Andei sempre a colocá-lo na melhor posição possível, para ele conseguir discutir esta Volta.”



BALANÇO DE RODRIGO NUNES, PRESIDENTE DO CLUBE DESPORTIVO FEIRENSE

Regresso do Feirense à Volta a Portugal:
“Superou as expectativas. Todos os Feirenses pensavam que a nossa equipa profissional de ciclismo não conseguiria fazer a época que está a fazer, principalmente a Volta a Portugal. Estamos sempre nos primeiros lugares, a disputar cada etapa, temos dois ciclistas nos dez primeiros lugares, uma camisola perto de vencer se tudo correr normal. Por isso, penso que para os Feirenses tem sido fantástico. Para nós, que estamos cá dentro, já prevíamos que isto podia acontecer e estamos sempre à espera de coisas melhores. Sabemos que para primeiro ano está muito bom.”

Acompanhamento de etapas no carro:
“Foi uma sensação de medo e espectacular. Nunca tinha vivido por dentro uma etapa da Volta a Portugal e comecei aí a perceber um bocadinho como estas coisas funcionam, porque quem vê na televisão não é a mesma coisa. Há realmente muita táctica. O director desportivo, que noutras modalidades se chama treinador, tem que fazer muitas coisas, estar sempre atento, acompanhando tudo desde a rádio, os colegas e do que lhe vai chegando e há muitas decisões tomadas em cima do momento e numa determinada altura da prova. As descidas vertiginosas na serra da Estrela, aí é realmente a altura em que nos sentimos com medo, porque a velocidade pela Serra abaixo torna-se às vezes muito perigosa."


RESULTADOS FINAIS 80ª VOLTA A PORTUGAL SANTANDER

Geral Final:
1. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) 41h15m32s
2. Joni Brandão (Sporting-Tavira) a 1m03s
3. Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) a 1m14s
4. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) a 2m20s
16. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) a 9m53s
21. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack) a 13m42s
32. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack) a 31m28s
63. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) a 1h19m09s
71. Soufiane Haddi (Vito-Feirense-Blackjack) a 1h34m29s
86. Ricardo Vale (Vito-Feirense-Blackjack) a 1h45m05s

Geral Juventude:
1. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack)

Geral Equipas:
1. W52-FC Porto
5. Vito-Feirense-Blackjack

Geral Pontos:
1. Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) 155
4. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) 82
13. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) 23
39. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) 5
48. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack) 2
55. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack) 1

Geral Montanha:
1. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) 62
7. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) 33
8. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) 26
13. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack) 22
27. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) 7
41. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack) 3
52. Soufiane Haddi (Vito-Feirense-Blackjack) 1

Geral Combinado:
1. Raúl Alarcón (W52-FC Porto)
4. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack)
13. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack)
21. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack)
24. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack)
28. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack)


CRÓNICAS DAS ETAPAS
12/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Entrevista Presidente CDFeirense Rodrigo Nunes
12/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Final Volta a Portugal
11/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Entrevista representante Blackjack
11/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Edgar Pinto 2º na Sra. da Graça
10/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Luís Afonso em fuga e Edgar Pinto ao ataque
09/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Equipa activa e unida
08/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Feirense ao ataque
07/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Descanso dos guerreiros feirenses
06/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - João Matias 3º e melhor luso na chegada a Viseu
05/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Feirense em destaque na etapa-rainha
04/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Edgar Pinto 4º em etapa especial
03/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Edgar Pinto 4º em Portalegre
02/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Feirense supera exigente etapa
01/08/2018 Vito-Feirense-Blackjack - Boa entrada na Volta














Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.