Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal… “Uma aventura no país real”





85 anos, 74 edições, vencedores e não vencedores, sprints e escaladas, lágrimas de alegria pelas vitórias, lágrimas de dor pelas quedas… Depois de tantos anos, a Volta a Portugal continua a fazer-nos sonhar.

"Uma aventura no país real". As imagens reflectem verdadeiramente o país real… Ao longo dos anos abandonámos o campo e convergimos para as grandes cidades, a população passou da proximidade e do contacto entre si para um afastamento e desconhecimento até de quem é nosso vizinho, as redes sociais substituíram as conversas nos cafés. A Volta a Portugal espelha todas estas mudanças. De três semanas passou a 11 dias, do norte ao sul passou a norte e centro. Menos público, menos etapas, menos território percorrido. A somar às dificuldades económicas, o país mudou, as suas gentes mudaram e a Volta simplesmente adaptou-se. Mas continua a pulsar vida, está mais pequena em duração, mas permanece grande na sua espectacularidade. Os heróis de antigamente são honrados pela grandiosidade dos heróis da actualidade.

A sua magia persiste nos protagonistas que continuam a fazer da nossa Grandíssima a mais bela das corridas. Se assim não fosse, quem segue e ama esta corrida não sentiria as emoções que sente… chorar pela vitória do ciclista, ver cerrar o punho pela conquista sofridamente alcançada e sentir na pele o arrepio daquela última pedalada quando passa a linha de meta. O grito da vitória é também gritado no nosso pensamento e se algum corredor cai e sente a dureza do asfalto, nós sentimos igualmente a dor na nossa alma. Tudo isto tendo como cenário um país 'quizá' um pouco desencantado com o presente, mas sempre encantado pelas paisagens por onde a Volta pedala. Muito tem mudado, mas a beleza das nossas terras não.

A Volta a Portugal pulsa dentro de cada um dos ciclistas do pelotão, pulsa em cada um dos fãs que sai de casa para o ver passar bem perto e sentir a sua adrenalina, pulsa em cada apaixonado que através do ecrã da televisão vibra a cada quilómetro percorrido.

O coração bate por ti Grandíssima, a mais bela de todas as voltas, porque é nossa, porque engrandece os nossos heróis do asfalto. Nomes? Impossível destacar um. Todos tiveram um papel no desenrolar desta história narrada em 74 edições. Cada ciclista, do passado e do presente, português e estrangeiro, vencedor e não vencedor... Todos fizeram e fazem da Volta a Portugal uma inesquecível aventura no país real.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).