Avançar para o conteúdo principal

Liberty Seguros/Feira/KTM na Vuelta al Besaya (3)



Final da aventura lusa em Besaya

Chegaram ao fim três dias de intensa competição para os lusos da Liberty Seguros/Feira/KTM. Sete juniores viveram uma experiência certamente inesquecível na 27ª Vuelta Internacional al Besaya, sem alcançar qualquer vitória, mas comprovando a cada dura etapa o valor já reconhecido a este grupo, em particular a David Ribeiro, dono de um brilhante 11º lugar final.


Se os dois dias anteriores requereram dos corredores toda a sua destreza e empenho na estrada, o percurso guardado para a última jornada não foi menor em grau de dificuldade. O terreno ‘rompe pernas’ ao longo de 97,2 km, de Cartes a Los Corrales de Buelna, produziu o efeito desejado pelas duas equipas espanholas mais fortes da corrida. Specialized-Fundación Contador Team e Bathco romperam o pelotão na passagem pelos quatro altos de montanha, deixando o grande grupo completamente fraccionado ainda antes da última montanha.

Alto de Hijas (km 14,9), La Montaña (km 28,1), Alto de Brenes (km 59,2) e Collado (km 86,1) fizeram desta etapa uma sensacional disputa pela vitória da linha de meta e da geral. Espectáculo do princípio ao fim, com o infeliz contratempo da equipa Specialized-Fundación Contador Team ver o seu corredor Enric Mas, 2º na geral, a abandonar a prova após queda na descida de Brenes. Nem por isso baixaram os braços e endureceram ainda mais o ritmo no grupo da frente onde seguia o luso David Ribeiro. Queriam levar Alvaro Cuadros à vitória da etapa e da geral, mas tal não foi possível. Mesmo assim, alcançaram o triunfo na meta, por Iosu Angoitia, mas não da 27ª Vuelta Internacional al Besaya. O grande vencedor Cristian Rodriguez (Bathco) defendeu o título de 2012 e sagrou-se pelo segundo ano consecutivo, algo inédito na prova, o conquistador de Besaya.

No grupo lusitano, uma vez mais David Ribeiro acompanhou os mais fortes adversários na frente da corrida, cruzando a meta em 11º lugar, resultado igualmente alcançado na geral final. A jovem promessa portuguesa abrilhantou as estradas de Besaya durante os três dias da equipa Liberty Seguros/Feira/KTM em Espanha. Todos os companheiros estiveram à altura do desafio, pois o resultado de um espelha o trabalho de todos. No colectivo das 18 esquadras presentes, a armada lusa terminou no 8º lugar.

Para finalizar, procurámos a opinião de um técnico presente na prova, alguém que é uma referência no mundo do ciclismo. Ex-seleccionador de Espanha, actualmente a dirigir a equipa Specialized-Fundación Contador Team, Jose Luis De Santos concedeu-nos amavelmente a sua visão sobre o desempenho de David Ribeiro: «Andou muito bem numa volta muito dura e com os melhores corredores de Espanha. Ontem [etapa 3], a descer ficou para trás, senão tinha entrado melhor. Terminou em 11º na geral, esteve bem».


Etapa 3 – Resultados 
1 Iosu Angoitia (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 2:38:27 [36,807 km/h]
2 Cristofer Jurado (Pan) Bathco 0:00:00
3 Alvaro Cuadros (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:00
4 Cristian Rodriguez (Esp) Bathco 0:00:00
5 Jose Almagro (Esp) Belizon y Rodriguez 0:00:04
11 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:01:11
26 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:05:54
46 Ivo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:10:58
60 Marcelo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:14:28
61 Paulo Cunha (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:14:28
104 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:24:00
DNF Leonardo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 

Geral Individual 
1 Cristian Rodriguez (Esp) Bathco 6:44:24
2 Alvaro Cuadros (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:03
3 Cristofer Jurado (Pan) Bathco 0:00:10
4 Iosu Angoitia (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:32
5 Jose Almagro (Esp) Belizon y Rodriguez 0:00:48
11 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:02:42
26 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:09:24
52 Ivo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:18:35
58 Paulo Cunha (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:20:46
61 Marcelo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:21:10
100 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:38:24 

[Todas as fotos da 27ª Vuelta Internacional al Besaya em Pedaleo.com] 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...