Avançar para o conteúdo principal

Liberty Seguros/Feira/KTM na Vuelta al Besaya (3)



Final da aventura lusa em Besaya

Chegaram ao fim três dias de intensa competição para os lusos da Liberty Seguros/Feira/KTM. Sete juniores viveram uma experiência certamente inesquecível na 27ª Vuelta Internacional al Besaya, sem alcançar qualquer vitória, mas comprovando a cada dura etapa o valor já reconhecido a este grupo, em particular a David Ribeiro, dono de um brilhante 11º lugar final.


Se os dois dias anteriores requereram dos corredores toda a sua destreza e empenho na estrada, o percurso guardado para a última jornada não foi menor em grau de dificuldade. O terreno ‘rompe pernas’ ao longo de 97,2 km, de Cartes a Los Corrales de Buelna, produziu o efeito desejado pelas duas equipas espanholas mais fortes da corrida. Specialized-Fundación Contador Team e Bathco romperam o pelotão na passagem pelos quatro altos de montanha, deixando o grande grupo completamente fraccionado ainda antes da última montanha.

Alto de Hijas (km 14,9), La Montaña (km 28,1), Alto de Brenes (km 59,2) e Collado (km 86,1) fizeram desta etapa uma sensacional disputa pela vitória da linha de meta e da geral. Espectáculo do princípio ao fim, com o infeliz contratempo da equipa Specialized-Fundación Contador Team ver o seu corredor Enric Mas, 2º na geral, a abandonar a prova após queda na descida de Brenes. Nem por isso baixaram os braços e endureceram ainda mais o ritmo no grupo da frente onde seguia o luso David Ribeiro. Queriam levar Alvaro Cuadros à vitória da etapa e da geral, mas tal não foi possível. Mesmo assim, alcançaram o triunfo na meta, por Iosu Angoitia, mas não da 27ª Vuelta Internacional al Besaya. O grande vencedor Cristian Rodriguez (Bathco) defendeu o título de 2012 e sagrou-se pelo segundo ano consecutivo, algo inédito na prova, o conquistador de Besaya.

No grupo lusitano, uma vez mais David Ribeiro acompanhou os mais fortes adversários na frente da corrida, cruzando a meta em 11º lugar, resultado igualmente alcançado na geral final. A jovem promessa portuguesa abrilhantou as estradas de Besaya durante os três dias da equipa Liberty Seguros/Feira/KTM em Espanha. Todos os companheiros estiveram à altura do desafio, pois o resultado de um espelha o trabalho de todos. No colectivo das 18 esquadras presentes, a armada lusa terminou no 8º lugar.

Para finalizar, procurámos a opinião de um técnico presente na prova, alguém que é uma referência no mundo do ciclismo. Ex-seleccionador de Espanha, actualmente a dirigir a equipa Specialized-Fundación Contador Team, Jose Luis De Santos concedeu-nos amavelmente a sua visão sobre o desempenho de David Ribeiro: «Andou muito bem numa volta muito dura e com os melhores corredores de Espanha. Ontem [etapa 3], a descer ficou para trás, senão tinha entrado melhor. Terminou em 11º na geral, esteve bem».


Etapa 3 – Resultados 
1 Iosu Angoitia (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 2:38:27 [36,807 km/h]
2 Cristofer Jurado (Pan) Bathco 0:00:00
3 Alvaro Cuadros (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:00
4 Cristian Rodriguez (Esp) Bathco 0:00:00
5 Jose Almagro (Esp) Belizon y Rodriguez 0:00:04
11 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:01:11
26 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:05:54
46 Ivo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:10:58
60 Marcelo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:14:28
61 Paulo Cunha (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:14:28
104 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:24:00
DNF Leonardo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 

Geral Individual 
1 Cristian Rodriguez (Esp) Bathco 6:44:24
2 Alvaro Cuadros (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:03
3 Cristofer Jurado (Pan) Bathco 0:00:10
4 Iosu Angoitia (Esp) Specialized-Fundación Contador Team 0:00:32
5 Jose Almagro (Esp) Belizon y Rodriguez 0:00:48
11 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:02:42
26 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:09:24
52 Ivo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:18:35
58 Paulo Cunha (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:20:46
61 Marcelo Vieira (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:21:10
100 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:38:24 

[Todas as fotos da 27ª Vuelta Internacional al Besaya em Pedaleo.com] 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.