Avançar para o conteúdo principal

A ti Paris-Roubaix, mi amor...



Sé por que te quiero tanto,
por que no te olvido...
Un día sentiré tus adoquines,
un día miraré tu velódromo.
Estar presente y cerrar los ojos
mientras los ciclistas pasan por Trouée d’Arenberg,
escuchando el sonido de las ruedas a envolver cada adoquín.
En cada tramo un nuevo reto que el ciclista sabe como empieza,
pero nunca como termina,
pues el instinto parece ser más fuerte que la estrategia delineada.
Es un bailado de cadenas
que no se sabe si resisten a tu imponente trazado.
En el velódromo la gloria espera no sólo al vencedor,
sino también a todos los que logran alcanzar tu final,
mi Infierno del Norte...
Eres completa en todo tu esplendor,
en un éxtasis de adoquines, tierra, barro, asfalto y pista.
Quién te recorre se enamora al primer kilómetro.
Eres dolor para unos,
eres alegría para otros,
eres inolvidable para todos...
Paris-Roubaix, mi amor.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.