Avançar para o conteúdo principal

Domingos Gonçalves conquista Clássica da Primavera


Domingos Gonçalves (RP-Boavista) surpreendeu os sprinters e arrancou para a vitória da Clássica da Primavera. Samuel Caldeira (W52-FC Porto), vencedor em 2012, e Rafael Silva (Efapel) completaram o pódio.

Longe de um dia primaveril, a Clássica da Primavera disputou-se debaixo de chuva ao longo de 145,2 quilómetros, em circuito na Póvoa de Varzim, incluindo sete subidas ao monte de S. Félix (3ªcat.). A fuga do dia foi tentada por nove corredores, sete dos quais ainda chegaram à última volta na frente, sendo alcançados nos momentos finais da jornada.

Embora as equipas dos velocistas lutassem por uma chegada ao sprint, Domingos Gonçalves desferiu um derradeiro ataque que o levou à vitória, deixando os adversários a dois segundos.

Nas classificações secundárias, Martin Lestido (Supermercados Froiz) venceu as metas volantes e pavé, David Ribeiro (LA Alumínios) a montanha, Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass) a juventude e a W52-FC Porto imperou no colectivo.

Resultados
(resultados completos aqui)
1º Domingos Gonçalves (RP-Boavista) 3h37m18s
2º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) +2s
3º Rafael Silva (Efapel) +2s
4º Daniel Freitas (W52-FC Porto) +2s
5º Alejandro Marque (Sporting-Tavira) +2s
6º Daniel Mestre (Efapel) +2s
7º Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) +2s
8º Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) +2s
9º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira) +2s
10º Ángel Sánchez (W52-FC Porto) +2s

Domingos Gonçalves vence Clássica da Primavera (© FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.