O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau completou o 13º ano na estrada. Sob a designação GoldWin-Team José Maria Nicolau, a equipa sub-23 fechou a temporada no 11º lugar do Ranking APCP Equipa do Ano 2016 .
O ciclista espanhol Jose Manuel Gutiérrez recebeu o Troféu Reconhecimento pela boa temporada realizada em 2016, na 4ª edição da Gala Pedaleo “Valores e Reconhecimentos” , a qual distingue anualmente as personalidades que marcaram a época desportiva, tendo já premiado em 2013 como Clube do Ano o nosso Sport Ciclismo S. João de Ver.
A equipa de clube Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade completou a segunda temporada dirigida por Joaquim Andrade. Desde 1995 a formar jovens corredores em todos os escalões de formação, o Sport Ciclismo S. João de Ver teve em 2016 um ano de grande evolução dos seus jovens pupilos do escalão de sub-23.
Em 21 anos de existência, o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas ao Paraciclismo na temporada de 2016. Ricardo Gomes, de 32 anos, foi o representante da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade em Paraciclismo D (surdez), pontuando de sucesso o ano de estreia do clube nesta categoria.
A Selecção Nacional Liberty Seguros esteve presente no Campeonato da Europa de Pista em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, entre os dias 19 e 23 de Outubro. Embora não chegando às medalhas, o quarteto composto por Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), João Matias (Supermercados Froiz), António Barbio e Rafael Silva (Efapel) teve um desempenho bastante positivo nas várias disciplinas, neste que foi um Europeu de elevado nível competitivo.
TEMPORADA MODESTA O blog Cycling & Thoughts fecha a série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas abordando o ano da Rádio Popular-Boavista, protagonista de uma temporada modesta em vitórias, mas de resultados relevantes que a levaram a finalizar em 6º lugar o Ranking APCP Equipa do Ano.
TEMPORADA MODESTA A LA Alumínios-Antarte é a esquadra que se segue na série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas. No ano em que a estrutura se despediu das estradas, as vitórias foram parcas para o grupo que terminou no 5º lugar do Ranking APCP Equipa do Ano.
TEMPORADA POSITIVA O blog Cycling & Thoughts prossegue a série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas abordando o ano da esquadra Sporting CP-Tavira, que foi pontuado de resultados relevantes.
TEMPORADA POSITIVA No seguimento da série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas, abordamos a esquadra Louletano-Hospital de Loulé, que fechou o Ranking APCP Equipa do Ano no 3º lugar.
MÁXIMA RIVAL Na série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas, abordamos o ano da Efapel. A esquadra dirigida por Américo Silva destacou-se como a máxima rival da poderosa W52-FC Porto .
MÁXIMA GANHADORA O blog Cycling & Thoughts começa hoje uma série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas. O pelotão nacional mostrou uma elevada qualidade no decorrer das competições dentro e fora do país, revelando o forte crescendo de valores individuais que cada equipa encerra em si, despertando a atenção cada vez maior dos olhares internacionais.
Rafael Reis (W52-FC Porto) é o grande vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016, totalizando 732 pontos. Com a mesma pontuação, Joni Brandão (Efapel) terminou no 2º lugar por deter um menor número de vitórias, primeiro critério de desempate. Gustavo Veloso (W52-FC Porto) fechou a temporada no 3º lugar com 726 pontos.
O pelotão português encerrou a temporada com a realização do tradicional Festival de Pista de Tavira, última prova a contar para o Ranking APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.