Avançar para o conteúdo principal

Três dias triunfantes no Velódromo de Sangalhos

O Troféu Internacional Litério Marques juntou durante três dias um grande número de pistards no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia. Selecções nacionais, equipas continentais, de clube e de juniores competiram na pista por um lugar no pódio, tendo Portugal conquistado diversas provas em juniores e o 3º lugar em scratch com Rui Oliveira a pedalar em elite.

 
Rui Oliveira 3º em scratch (Foto UVP-FPC)
A Selecção Lusa reuniu um grupo de jovens que tem vindo a demonstrar grande qualidade nesta vertente do ciclismo, a qual tem merecido por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo uma aposta cada vez mais séria e assertiva, reflectindo-se nos bons resultados alcançados nos mais recentes anos. Vindos do escalão júnior, onde conquistaram títulos europeus e mundiais em pista, o trio composto por Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Miguel Amorim bateu-se com a elite internacional. Nas quatro disciplinas em competição –velocidade, keirim, scratch e omnium–, o pódio foi alcançado em scratch por Rui Oliveira com um excelente 3º lugar. Os resultados em omnium também foram positivos com Ivo Oliveira a terminar em 6º lugar (155pts), Rui Oliveira em 9º (143pts) e Miguel Amorim em 13º (80pts).

No escalão mais jovem, os juniores lusos venceram as três disciplinas em prova. Pedro Preto (CC Bairrada) triunfou no 1km contra-relógio, ficando no 2º lugar o companheiro de equipa José Sousa. Na corrida por pontos, os atletas do CC Bairrada voltaram a encher o pódio com Rodrigo Rocha, José Sousa e Pedro Preto. Já em scratch foi a vez de Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) subir ao 1º lugar seguido de Pedro Preto, presença constante no pódio.

Na batalha feminina, a júnior espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor) fez o pleno nas três disciplinas ao vencer em scratch, na corrida por pontos e 500m contra-relógio. Contudo, o pódio não fugiu às lusas Andreia Alves e Madalena Ventura (Acreditar/AC Malveira), que terminaram na 2ª e 3ª posição nas três provas.

Nota ainda para a participação em elite de Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira), 9ª em omnium e 12ª em scratch. Também os atletas de equipas de clube Hugo Brito (Maia-Bicicletas Andrade) e Nelson Silva (Anicolor), que terminou em 11º a prova de scratch, e dos corredores da formação continental OFM-Quinta da Lixa Pedro Brás e João Matias, que alcançou o 6º lugar em scratch, disciplina na qual é campeão nacional.
 
João Matias em acção no Velódromo Nacional (Foto UVP-FPC)

RESULTADOS
Resultados completos aqui
Scratch
Elite
1 Adrian Teklinski (Pol) Polish National Team
2 Jiri Hochmann (Cze) Team Dukla Praha
3 Rui Oliveira (Por) CC Bairrada
Elite Feminina
1 Soline Lamboley (Fra) França
2 Leire Olaberria (Esp) Donosti Berri
3 Lucie Zaleska (Cze) Team Dukla Praha
Juniores
1 Gonçalo Carvalho (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola
2 Pedro Preto (Por) CC Bairrada
3 David Orgambide (Esp) WRC-Conor
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira

Velocidade
Elite
1 Maximilian Levy (Ger) Team Erdgas 2012
2 Charlie Concord (Fra) França
3 Erik Balzer (Ger) Team Erdgas 2012
Elite Feminina
1 Daniela Gaxiola (Mex) World Cycling Center
2 Helena Casas (Esp) Catalunya Team
3 Mariesthela Vilera (Ven) World Cycling Center

Omnium
Elite
1 Adrian Teklinski (Pol) Polish National Team 206pts
2 Gaël Suter (Sui) Swiss Cycling 181pts
3 Oliver Wood (GBr) Great Britain 170pts
Elite Feminina
1 Leire Olaberria (Esp) Donosti Berri 221pts
2 Soline Lamboley (Fra) França 210pts
3 Lucie Zaleska (Cze) Team Dukla Praha 198pts

Keirin
Elite
1 Maximilian Levy (Ger) Team Erdgas 2012
2 Erik Balzer (Ger) Team Erdgas 2012
3 Juan Peralta (Esp) Spain National Team
Elite Feminina
1 Daniela Gaxiola (Mex) World Cycling Centre
2 Helena Casas (Esp) Catalunya Team
3 Maila Andreotti (Ita) Bando Cycling Team

Corrida por Pontos
Juniores
1 Rodrigo Rocha (Por) CC Bairrada
2 José Sousa (Por) CC Bairrada
3 Pedro Preto (Por) CC Bairrada
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira

1km Contra-relógio
Juniores
1 Pedro Preto (Por) CC Bairrada 1:10.961
2 José Sousa (Por) CC Bairrada 1:11.620
3 David Orgambide (Esp) WRC-Conor 1:12.624

500m Contra-relógio
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor 40.687
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira 42.167
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira 42.625

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...