Avançar para o conteúdo principal

Três dias triunfantes no Velódromo de Sangalhos

O Troféu Internacional Litério Marques juntou durante três dias um grande número de pistards no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia. Selecções nacionais, equipas continentais, de clube e de juniores competiram na pista por um lugar no pódio, tendo Portugal conquistado diversas provas em juniores e o 3º lugar em scratch com Rui Oliveira a pedalar em elite.

 
Rui Oliveira 3º em scratch (Foto UVP-FPC)
A Selecção Lusa reuniu um grupo de jovens que tem vindo a demonstrar grande qualidade nesta vertente do ciclismo, a qual tem merecido por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo uma aposta cada vez mais séria e assertiva, reflectindo-se nos bons resultados alcançados nos mais recentes anos. Vindos do escalão júnior, onde conquistaram títulos europeus e mundiais em pista, o trio composto por Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Miguel Amorim bateu-se com a elite internacional. Nas quatro disciplinas em competição –velocidade, keirim, scratch e omnium–, o pódio foi alcançado em scratch por Rui Oliveira com um excelente 3º lugar. Os resultados em omnium também foram positivos com Ivo Oliveira a terminar em 6º lugar (155pts), Rui Oliveira em 9º (143pts) e Miguel Amorim em 13º (80pts).

No escalão mais jovem, os juniores lusos venceram as três disciplinas em prova. Pedro Preto (CC Bairrada) triunfou no 1km contra-relógio, ficando no 2º lugar o companheiro de equipa José Sousa. Na corrida por pontos, os atletas do CC Bairrada voltaram a encher o pódio com Rodrigo Rocha, José Sousa e Pedro Preto. Já em scratch foi a vez de Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) subir ao 1º lugar seguido de Pedro Preto, presença constante no pódio.

Na batalha feminina, a júnior espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor) fez o pleno nas três disciplinas ao vencer em scratch, na corrida por pontos e 500m contra-relógio. Contudo, o pódio não fugiu às lusas Andreia Alves e Madalena Ventura (Acreditar/AC Malveira), que terminaram na 2ª e 3ª posição nas três provas.

Nota ainda para a participação em elite de Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira), 9ª em omnium e 12ª em scratch. Também os atletas de equipas de clube Hugo Brito (Maia-Bicicletas Andrade) e Nelson Silva (Anicolor), que terminou em 11º a prova de scratch, e dos corredores da formação continental OFM-Quinta da Lixa Pedro Brás e João Matias, que alcançou o 6º lugar em scratch, disciplina na qual é campeão nacional.
 
João Matias em acção no Velódromo Nacional (Foto UVP-FPC)

RESULTADOS
Resultados completos aqui
Scratch
Elite
1 Adrian Teklinski (Pol) Polish National Team
2 Jiri Hochmann (Cze) Team Dukla Praha
3 Rui Oliveira (Por) CC Bairrada
Elite Feminina
1 Soline Lamboley (Fra) França
2 Leire Olaberria (Esp) Donosti Berri
3 Lucie Zaleska (Cze) Team Dukla Praha
Juniores
1 Gonçalo Carvalho (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola
2 Pedro Preto (Por) CC Bairrada
3 David Orgambide (Esp) WRC-Conor
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira

Velocidade
Elite
1 Maximilian Levy (Ger) Team Erdgas 2012
2 Charlie Concord (Fra) França
3 Erik Balzer (Ger) Team Erdgas 2012
Elite Feminina
1 Daniela Gaxiola (Mex) World Cycling Center
2 Helena Casas (Esp) Catalunya Team
3 Mariesthela Vilera (Ven) World Cycling Center

Omnium
Elite
1 Adrian Teklinski (Pol) Polish National Team 206pts
2 Gaël Suter (Sui) Swiss Cycling 181pts
3 Oliver Wood (GBr) Great Britain 170pts
Elite Feminina
1 Leire Olaberria (Esp) Donosti Berri 221pts
2 Soline Lamboley (Fra) França 210pts
3 Lucie Zaleska (Cze) Team Dukla Praha 198pts

Keirin
Elite
1 Maximilian Levy (Ger) Team Erdgas 2012
2 Erik Balzer (Ger) Team Erdgas 2012
3 Juan Peralta (Esp) Spain National Team
Elite Feminina
1 Daniela Gaxiola (Mex) World Cycling Centre
2 Helena Casas (Esp) Catalunya Team
3 Maila Andreotti (Ita) Bando Cycling Team

Corrida por Pontos
Juniores
1 Rodrigo Rocha (Por) CC Bairrada
2 José Sousa (Por) CC Bairrada
3 Pedro Preto (Por) CC Bairrada
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira

1km Contra-relógio
Juniores
1 Pedro Preto (Por) CC Bairrada 1:10.961
2 José Sousa (Por) CC Bairrada 1:11.620
3 David Orgambide (Esp) WRC-Conor 1:12.624

500m Contra-relógio
Juniores Femininas
1 Itsaso Ahechu (Esp) WRC-Conor 40.687
2 Andreia Alves (Por) Acreditar/AC Malveira 42.167
3 Madalena Ventura (Por) Acreditar/AC Malveira 42.625

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.