Avançar para o conteúdo principal

A glória lusa de juniores e cadetes



Desde Fevereiro, elites e sub-23 têm pedalado nas estradas lusas. O público atende mais a umas provas do que a outras, mas sempre a puxar pelos corredores. Quem também tem chamado público em maior número às corridas são as camadas mais jovens.

Juniores e cadetes têm elevado o interesse das provas, onde a paixão por este desporto parece ser mais pura e inocente, sem histórias passadas e com muito futuro pela frente. Numa época em que se discute tanto o passado do ciclismo, perdemos algum tempo a admirar esta inocência repleta de talento a desflorar em Portugal e, quem sabe futuramente, no estrangeiro.

Apenas centrando a atenção no calendário de estrada da Federação Portuguesa de Ciclismo, duas equipas têm marcado de forma superior as linhas de meta. O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau e o Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel conquistam vitórias e, acima de tudo, ajudam a despoletar nos jovens a paixão pelo ciclismo.

Em cadetes, Tiago Antunes (CCJM Nicolau) e Francisco Campos (Silva & Vinha) vêm emocionando a disputa pelo primeiro lugar da Taça de Portugal, cada um vencendo as corridas nas respectivas zonas do país, esperando-se uma final conjunta excepcional. Contudo, não podemos deixar de pontuar estas linhas com dois nomes que muito têm ajudado ao espectáculo na estrada, para além de todos os que constituem o pelotão, nomeadamente André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) e Pedro Preto (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes).

Em juniores, César Martingil e Pedro Costa dificilmente deixam escapar os primeiros lugares na linha de meta. Ambos têm formado uma dupla quase imbatível do CC José Maria Nicolau, com Martingil a liderar a Taça de Portugal e a demonstrar uma grande evolução de cadete para júnior na sua versatilidade enquanto corredor. Também aqui não podemos deixar de assinalar a progressão de David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), lutador nato a cada quilómetro disputado, presente no segundo lugar do ranking.

Se juntarmos a estas glórias o desempenho a nível regional, onde proliferam provas ajudando ao aperfeiçoamento das capacidades de cada jovem corredor, podemos afirmar que a formação ciclista está bem entregue em Portugal. A título de exemplo, no passado domingo (26 de Maio), o CC José Maria Nicolau brilhou no 1º Prémio Manuel Martins, prova em homenagem ao antigo dirigente do Clube. Os dois primeiros lugares do pódio foram preenchidos pelos jovens deste Clube, em juniores e cadetes, mostrando qualidade e progressão formativa a cada pedalada.

Juniores: 1.Bernardo Guerreiro 2.César Martingil (CCJM Nicolau)
3.João Silva (Alcobaça CC)
[Foto: web CC José Maria Nicolau]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.