Avançar para o conteúdo principal

António Morgado, campeão nacional a caminho do pelotão internacional

Este fim-de-semana decorreram, no Bombarral, os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Cadetes e Juniores. Neste último escalão, um nome sobressaiu de sobremaneira sobre os demais ciclistas: António Morgado, do Clube de Ciclismo da Bairrada. O jovem de 18 anos natural de Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, conquistou os títulos nacionais de contra-relógio e de fundo, somando mais de 20 vitórias em 2022 alcançadas em Portugal, Espanha e República Checa.
 
António Morgado no Campeonato Nacional de Juniores 2022 (foto: Helena Dias)

Na prova de contra-relógio, António Morgado alcançou a medalha de ouro gastando 15m45s, tempo que demorou a percorrer os 12 quilómetros de percurso, deixando a 28s e a 53s os companheiros de equipa Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues, prata e bronze respectivamente.
 
Na prova de fundo, o cenário não foi diferente. Integrando uma fuga logo no arranque da primeira das seis voltas ao circuito no Bombarral, António Morgado seguiu em solitário desde a segunda volta, aumentando a vantagem para os perseguidores e pelotão até terminar os 117 quilómetros de forma vitoriosa e com uma vantagem de 3m28s para as medalhas de prata e bronze conquistadas pelos companheiros Gonçalo Tavares e Daniel Lima.
 
Quando no passado mês de Junho escrevemos sobre o jovem percurso de António Morgado, abordámos o seu início na EcoSprint, passando pela Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas e actualmente na Bairrada Cycling Team, equipa com a qual tem alcançado importantes feitos como a conquista da Taça de Portugal (vitória em quatro das cinco provas), a Volta a Loulé (geral, duas etapas e camisola da montanha e pontos), o Grande Prémio do Minho (geral, uma etapa e camisola pontos) e agora os Campeonatos Nacionais. No Campeonato da Europa, disputado no mês de Julho em Sangalhos, pedalou o 9.º melhor tempo na prova de contra-relógio.

A nível internacional venceu em Espanha o Challenge Volta Barbanza, a Ruta do Albariño (geral e duas etapas), a Vuelta al Besaya (geral, duas etapas e camisolas da montanha e pontos), a Vuelta a Valladolid (geral e duas etapas) e na República Checa conquistou a camisola da montanha na Course de le Paix, ficando em 2.º na geral. Destacou-se ainda em 2.º na corrida espanhola Gipuzkoa Klasikoa, 2.º na corrida francesa Trophée Morbihan e 4.º na prova suíça Pays de Vaud.
 
António Morgado conquista o Campeonato Nacional de Fundo (foto: Helena Dias)

O Cycling & Thoughts aproveitou a presença nos Campeonatos Nacionais para questionar António Morgado sobre o que o distingue dos demais ciclistas com quem partilha o pelotão: “Talvez o trabalho. A minha vida é dedicada a isto. O meu trabalho é feito pelo meu treinador, da GetReady, que me ajuda em tudo. Tenho conseguido evoluir muito graças a esse trabalho e espero evoluir mais.”
 
Pelo segundo ano consecutivo campeão nacional júnior de contra-relógio, Morgado somou esta época o título na prova de fundo, um feito importante para o jovem ciclista que nos confessa querer mais. “É sempre um orgulho representar Portugal com esta bandeira, mas quero mais este ano. Já há dois anos que quero o Mundial e o Europeu. Este ano, o Europeu saiu-me furado, porque apanhei Covid, e agora só penso no Mundial. É aí que quero brilhar.”
 
Na companhia do colega de equipa Gonçalo Tavares, António Morgado teve a oportunidade de marcar presença no campo de treino da Hagens Berman Axeon, equipa liderada por Axel Merckx, que também conta com a direcção desportiva de Koos Moerenhout, seleccionador dos Países Baixos. Sobre esta experiência, Morgado afirmou: “Foi muito bom. É uma equipa muito profissional, que tem lançado muitos atletas e eu espero ser mais um.” Pegando nesta deixa, perguntámos se podia confirmar o contrato de dois anos (2023/2024) com a equipa norte-americana, ao que respondeu sorrindo: “Talvez, mas não posso confirmar”, deixando em aberto a informação obtida pelo Cycling & Thoughts.

António Morgado à partida para a prova de fundo dos Nacionais (foto: Helena Dias)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.