Avançar para o conteúdo principal

TJA2018: Barthe impõe-se ao sprint frente a Matias

O português João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) tomou as rédeas do pelotão ao início da recta da meta em Sobral de Monte Agraço, mas viu a vitória fugir em cima do risco para o sprint mais forte de Cyril Barthe, francês da equipa Pro Continental Euskadi-Murias. José Neves (W52-FC Porto) subiu à liderança da camisola amarela, destronando Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) para o segundo lugar da geral do Troféu Joaquim Agostinho.

Após o contra-relógio inaugural, o 41.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho celebrou a primeira etapa entre S. Mamede da Ventosa e Sobral de Monte Agraço. Logo aos primeiros quilómetros, de um total de 162, um quarteto fugiu ao pelotão para formar aquela que seria a fuga do dia.

Os lusos Tiago Ferreira (W52-FC Porto) e Paulo Silva (LA Alumínios) tiveram por companhia Gotzon Udondo (Euskadi-Murias) e Nicolas Sessler (Burgos BH), numa aventura que durou até à falta de 27 quilómetros para o final. Sempre a curta distância, a Caja Rural-Seguros RGA manteve a fuga controlada, impondo o ritmo na frente do pelotão em praticamente toda a jornada.

Nos derradeiros quilómetros, ainda houve tempo para um sexteto tentar a sua sorte a 10 quilómetros da meta, mas os mais persistentes Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) e Diego Rubio (Burgos BH) acabaram alcançados já dentro dos 2 quilómetros finais.

Ao início da longa recta da meta, João Matias aproveitou a inclinação do terreno para lançar o seu ataque rumo à vitória, mas na luta ao sprint foi Cyril Barthe quem agarrou o triunfo em Sobral de Monte Agraço.

José Neves foi 18.º na meta e subiu ao comando da camisola amarela, continuando líder da juventude. O companheiro de equipa Tiago Ferreira assumiu a liderança da montanha e do combinado. Além da etapa, Cyril Barthe subiu à liderança da classificação dos pontos e o companheiro de equipa Gotzon Udondo assumiu o comando das metas volantes. A W52-FC Porto lidera no colectivo.

Resultados completos, aqui.

ÁLBUM DE FOTOS, AQUI!

O renhido sprint entre João Matias e Cyril Barthe (Foto: Helena Dias) 
A alegria de Barthe 'versus' a insatisfação de João Matias (Foto: Helena Dias)


Cyril Barthe, vencedor da 1.ª etapa (Foto: Helena Dias)
 
O pódio da 1.ª jornada com Cyril Barthe, Gotzon Udondo, José Neves e Tiago Ferreira  (Foto: Helena Dias)

O novo camisola amarela, José Neves (Foto: Helena Dias)

A fuga do dia com Tiago Ferreira, Gotzon Udondo, Paulo Silva e Nicolas Sessler (Foto: Helena Dias)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro