Avançar para o conteúdo principal

Vítor Santos e Daniela Pereira conquistam Taça de Ciclocrosse

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Daniela Pereira (Saertex Portugal-Edaetech) garantiram a vitória da Taça de Portugal de Ciclocrosse em elite. Na estreia do Ciclocrosse Internacional de Valongo na categoria C2, a corrida a pontuar para o ranking internacional UCI cativou um total de 136 participantes.

Na corrida elite, a vitória pertenceu ao francês Loïc Szewe (UV Mazamet), diante do galego Samuel González (CC Salvaterra de Miño) e do português Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano-Uli), ciclista de estrada a terminar em 4º na geral da Taça. Vítor Santos já tinha garantida a vitória da Taça, finalizando esta última prova em 6º lugar. A corrida contou ainda com a presença do vencedor de duas Voltas a Portugal, o galego Gustavo Veloso (W52-FC Porto), 13º na meta.

Na prova elite feminina, a vencedora da Taça Daniela Pereira não foi além do 6º lugar. A vitória na meta pertenceu à campeã espanhola Aida Nuño (Garaje Paco), seguida de Lúcia Crespo (ProRebordosa/LR Opticas/RJ Group) e Isabel castro (Condadobike AD). Neste dia viveu-se também o regresso da maior campeã lusa da modalidade, Isabel Caetano (Individual), 4ª na meta. Em sub-23, Débora Figueiredo (Seissa|KTM-Bikeseven) foi a única participante.

Adrian Barros (Coruxo CC) venceu a corrida em juniores, Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) em cadetes e Maria Parajon (Tricrazy-Madrid Team) em cadetes femininas.

Em master 30 a vitória coube a Rogério Matos (Rompe Trilhos/Apcar), em master 40 a Guillermo Alvarez (Condadobike AD), em master 50 a António Moreira (Individual) e em master femininas a Raquel Marques (ASC/Focus Team-Vila do Conde).

Sem contar para o ranking, em juvenis venceu Simão Rocha (Escola BTT Penafiel Bike Clube) e em promoção triunfou José Leal (Clisports-suffa Design).

Seguem-se os pódios finais da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2017/2018.

Vítor Santos e Loïc Szewe na final da Taça de Portugal de Ciclocrosse (© FPC)

Elite
1º Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) 238 pts
2º Roberto Ferreira (BTT Seia) 155 pts
3º Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) 121 pts

Elite Feminina
1ª Daniela Pereira (Saertex Portugal-Edaetech) 238 pts
2ª Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) 196 pts
3ª Ana Ramalho (Individual) 110 pts

Sub-23 Feminina
1ª Débora Figueiredo (Seissa|KTM-Bikeseven) 280 pts
2ª Jéssica Costa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 60 pts

Júnior
1º Hélder Gonçalves (Seissa|KTM-Bikeseven) 166 pts
2º Tiago Sousa (ASC/Focus Team – Vila do Conde) 135 pts
3º Julian Espinoza (BTT Seia) 125 pts

Cadete
1º Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) 240 pts
2º Lucas Braga (Seissa|KTM-Bikeseven) 168 pts
3º João Cruz (ASC/Focus Team – Vila do Conde) 155 pts

Cadete Feminina
1ª Ana Santos (ASC/Focus Team – Vila do Conde) 280 pts
2ª Rafaela Ramalho (Maiatos/Reabnorte) 180 pts
3ª Maria Parajon (Tricrazy-Madrid Team) 60 pts

Master 30
1º Rúben Nunes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 220 pts
2º Rogério Matos (Rompe Trilhos/Apcar) 215 pts
3º Michel Machado (Vasconha BTT/Vouzela) 120 pts

Master 40
1º Nuno Inácio (Individual) 205 pts
2º Hugo Moreira (Individual) 190 pts
3º António Sousa (Individual) 171 pts

Master 50
1º António Moreira (Individual) 280 pts
2º Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 180 pts
3º José Reis (Individual) 145 pts

Master Feminina
1ª Raquel Marques (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 240 pts
2ª Marina Leitão (Vasconha BTT Vouzela) 220 pts
3ª Adelaide Lopes (Individual) 55 pts

Resultados completos 5ª Prova, aqui.
Ranking Final Taça de Portugal de Ciclocrosse, aqui.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.