Avançar para o conteúdo principal

Tiago Antunes e João Fonseca numa viagem fotográfica ao Centro Mundial de Ciclismo da UCI

O fotógrafo profissional João Fonseca visitou o Centro Mundial de Ciclismo da UCI, que em 2018 recebe o ciclista português Tiago Antunes, de 20 anos. Ambos naturais do Bombarral, abriram as portas aos leitores do Cycling & Thoughts para uma viagem fotográfica às instalações da União Ciclista Internacional e uma sessão de treino pelas estradas da Suíça.

Tiago Antunes falou ao Cycling & Thoughts sobre os primeiros dias no Centro Mundial de Ciclismo.
“Até agora, estou a gostar bastante da experiência. O Centro apresenta excelentes condições, apesar da pista se encontrar encerrada, devido ao abatimento do tecto. Temos pessoas com bastante experiência a trabalhar connosco e que certamente nos vão ajudar no desenvolvimento físico e tecnológico.”

O jovem ciclista revelou as suas expectativas.
“As expectativas são bastante altas para esta temporada. Optei por vir para aqui, devido ao calendário que me propuseram e já está mais ou menos definido. É certa a participação no Giro (sub-23) e no Tour de l’Avenir. Em relação ao resto da equipa, são corredores desconhecidos e penso que não têm a noção do que é correr com os melhores do mundo no centro da Europa, mas a seu tempo irão adaptar-se. No entanto, ainda faltam chegar alguns corredores, que espero sejam mais trepadores do que os que cá estão.”

Integrar o Centro significou uma mudança de vida, incluindo morar na Suíça.
“Confesso que não tive medo de aceitar o convite, porque já tinha o pensamento de ter de sair de Portugal para seguir o meu sonho, quer fosse na Aldro (equipa espanhola com a qual tinha acordo para 2018) ou noutra equipa, como foi o caso. A parte boa de vir para a Suíça é que a minha irmã trabalha e vive aqui. E o acesso às tecnologias ajuda a estar em contacto diário com os meus pais.”

Tiago Antunes deixou uma palavra aos jovens que, como ele, sonham com uma carreira internacional.
“Devem seguir sempre o vosso sonho e saber que, com trabalho árduo, se chega onde se quer.”

Seguem-se algumas imagens do fotógrafo profissional João Fonseca. Para visualizar a galeria completa de imagens, clicar AQUI.

Ciclista Tiago Antunes e o fotógrafo João Fonseca no Centro Mundial de Ciclismo UCI


















Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.