Avançar para o conteúdo principal

Lusos pelo Mundo em 2018

Portugal tem vindo a aumentar o número de ciclistas no pelotão internacional. Em 2018, os lusos pelo mundo são seis no WorldTour, três no WortldTour feminino e oito na categoria Profissional Continental, contando-se pelo menos três nas demais categorias de formação.

No nível mais alto do WorldTour, mantêm-se José Gonçalves e Tiago Machado na equipa suíça Katusha-Alpecin, Nuno Bico e Nelson Oliveira na espanhola Movistar Team, o campeão nacional Rúben Guerreiro na norte-americana Trek-Segafredo e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa na emiradense UAE Team Emirates.

No que toca ao WorldTour feminino, Daniela Reis mostra-se de pedra e cal na equipa belga Doltcini-Van Eyck Sport (designada Lares-Wawdeals em 2017), enquanto a espanhola Sopela (ex Lointek) proporciona a estreia no máximo escalão a Maria Martins, campeã nacional júnior de contra-relógio e de fundo, e Soraia Silva, campeã nacional elite de contra-relógio.

Nas equipas da categoria Profissional Continental também vemos algumas estreias, a começar pelo vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2017, Amaro Antunes, que veste o laranja da polaca CCC Sprandi Polkowice. Rafael Reis permanece na espanhola Caja Rural-Seguros RGA, a quem se junta Joaquim Silva. A norte-americana Hagens Berman Axeon sobe de categoria e leva consigo a dupla de gémeos Ivo e Rui Oliveira, juntado-se João Almeida. Igualmente a subir de categoria, a espanhola Burgos BH conta este ano com José Mendes, enquanto Ricardo Vilela se mantém na colombiana Manzana Postobón.

De assinalar ainda a entrada de Tiago Antunes no Centro Mundial de Ciclismo UCI, a permanência de Daniel Viegas na equipa sub-23 Polartec-Kometa, da Fundación Alberto Contador, que conta este ano com Daniel Lopes na equipa júnior igualmente designada Polartec-Kometa.

WORLDTOUR
CICLISTA
IDADE
EQUIPA 2018
EQUIPA 2017
José Gonçalves
28
Team Katusha-Alpecin
Team Katusha-Alpecin
Tiago Machado
32
Team Katusha-Alpecin
Team Katusha-Alpecin
Nelson Oliveira
28
Movistar Team
Movistar Team
Nuno Bico
23
Movistar Team
Movistar Team
Rúben Guerreiro
23
Trek-Segafredo
Trek-Segafredo
Rui Costa
31
UAE Team Emirates
UAE Team Emirates

WOMEN’S WORLDTOUR
CICLISTA
IDADE
EQUIPA 2018
EQUIPA 2017
Daniela Reis
24
Doltcini-Van Eyck Sport
Lares-Waowdeals
Maria Martins
18
Sopela
Bairrada
Soraia Silva
19
Sopela
Bairrada

PROFISSIONAL CONTINENTAL
CICLISTA
IDADE
EQUIPA 2018
EQUIPA 2017
Amaro Antunes
27
CCC Sprandi Polkowice
W52-FC Porto
Joaquim Silva
25
Caja Rural-Seguros RGA
W52-FC Porto
Rafael Reis
25
Caja Rural-Seguros RGA
Caja Rural-Seguros RGA
João Almeida
19
Hagens Berman Axeon
Unieuro Trevigiani-Hemus
Ivo Oliveira
21
Hagens Berman Axeon
Axeon Hagens Berman
Rui Oliveira
21
Hagens Berman Axeon
Axeon Hagens Berman
José Mendes
32
Burgos BH
Bora-hansgrohe
Ricardo Vilela
30
Manzana Postobon
Manzana Postobon

OUTRAS CATEGORIAS (*)
CICLISTA
IDADE
EQUIPA 2018
EQUIPA 2017
Daniel Lopes
17
Polartec-Kometa Júnior
Sporting-Tavira Formação
Daniel Viegas
20
Polartec-Kometa Sub-23
Polartec-Kometa Sub-23
Tiago Antunes(*)
20
C. Mundial Ciclismo UCI
Sicasal-Constantinos-DeltaCafés

(*) Tiago Antunes desde Abril na espanhola Aldro Team e desde Agosto na SEG Racing Academy.
(*) As outras categorias poderão ser actualizadas posteriormente.

No WorldTour são seis os lusos a pedalar no pelotão em 2018:
José Gonçalves e Tiago Machado, Nuno Bico e Nelson Oliveira,
Rúben Guerreiro e Rui Costa.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.