Avançar para o conteúdo principal

João Dinis: “Vou mergulhar num ciclismo completamente diferente”

Em 2018, João Dinis é um dos cinco rostos juniores a ascender ao pelotão continental pela equipa Liberty Seguros-Carglass. Natural de Vila Nova de Famalicão, o jovem de 18 anos, estudante de Direito na Universidade do Porto, prepara-se para dividir a estrada com os profissionais, deixando para trás três épocas de grande progresso no escalão de formação.

João Dinis na vitória da segunda etapa do Grande Prémio do Minho (© Rui Jorge)

Nas vertentes de estrada e de pista, João Dinis sobressaiu no panorama português como um dos melhores ciclistas juniores do pelotão, recebendo diversas distinções nos últimos três anos e tendo lugar na Selecção Nacional. Entre as distinções recebidas destaca-se “Atleta Revelação”, na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, e “Mérito Desportivo”, pela Associação de Ciclismo da Beira Litoral, ambas pelo título de campeão nacional de pista de 2016.

Depois de integrar em 2015, ainda em cadete, o Clube de Ciclismo da Bairrada nas vertentes de pista e de ciclocrosse, disputando as provas de estrada pelo Centro Ciclista de Avidos, em júnior passou a vestir em pleno as cores da Bairrada em 2016. O presente ano de 2017 foi vivido no seio da equipa de formação da RP-Boavista.

Com o Boavista cumpriu uma época memorável, sagrando-se campeão nacional de pista, na exigente disciplina olímpica de omnium, além de diversas vitórias em estrada. O número dois converteu-se no seu talismã, saindo vencedor da segunda etapa nas três principais provas do escalão júnior: Volta a Portugal de Juniores, Grande Prémio do Minho e Volta ao Concelho de Loulé, onde vestiu a camisola amarela no penúltimo dia.

Na próxima época, João Dinis entra para o plantel da Liberty Seguros-Carglass, sob a direcção desportiva de Manuel Correia, equipa que será uma das três integrantes da nova categoria continental sub-25 do pelotão nacional.

Cycling & Thoughts: Como te caracterizas enquanto ciclista?

João Dinis: Considero-me um ciclista de explosão. Penso que tenho uma boa ponta final e é nos metros finais que consigo fazer a diferença. Porém, este ano revelei bons indícios nas subidas mais curtas.

C&T: Como chegaste ao ciclismo?

JD: Cheguei ao ciclismo através do meu pai. Lembro-me de o ver chegar a casa após fazer BTT, no final das manhãs domingueiras. Apesar de ele não ser um atleta profissional, vê-lo assim fascinava-me e lembro-me do quanto queria partilhar os trilhos com ele. Em 2011, surgiu a oportunidade de fazer algumas provas de XCO [cross country olímpico], enquanto infantil, pela extinta Escola Famalicão BTT. Lembro-me de nas primeiras provas chegar nos últimos lugares, mas com o passar dos meses fui ganhando pedalada e ainda fiz um ou outro pódio. Cheguei ao ciclismo de Estrada em 2012 e desde o momento que agarrei a aventura não a larguei mais.

C&T: Praticaste outro desporto anteriormente?

JD: Sim, antes de iniciar as minhas pedaladas no ciclismo passei pelo futebol, natação e karaté. Nenhum fez emergir a adrenalina e emoção que o ciclismo me dá.

C&T: Como avalias esta última temporada no escalão júnior?

JD: A última temporada foi, sem dúvida, a melhor na minha carreira desportiva. Comecei da melhor forma, sagrando-me campeão nacional de pista na vertente de omnium. Aprendi muito com as pessoas certas, consegui realizar o sonho de representar o meu país na estrada por três ocasiões e, pelo segundo ano consecutivo, também representar a Selecção Nacional na pista. Este ano, fui quem ganhou mais provas e, desta forma, consegui deixar a minha marca nas três principais Voltas em Portugal: a Volta a Loulé, Volta a Portugal e Volta ao Minho.

C&T: De todos os momentos vividos no ciclismo, qual o que recordas com maior significado?

JD: Vários foram os momentos que me marcaram, mas o maior foi, sem dúvida, em 2015. Foi um fim-de-semana que me fez perceber que, afinal, poderia ter uma palavra a dizer no ciclismo e que o meu pequeno grande sonho poderia fazer sentido. Em 2015, enquanto cadete pelo Clube de Ciclismo da Bairrada, sagrei-me campeão nacional de scratch, velocidade e omnium. Foram dois dias memoráveis, apesar de doente consegui arrecadar os três títulos na pista. Esse feito fez-me perceber que poderia ter força para continuar a sonhar.

C&T: Em 2018 corres numa nova equipa. Que perspectivas tens para a nova época?

JD: Em 2018, representarei a Liberty Seguros-Carglass. Quero muito aprender com aqueles que julgo serem os melhores. Vou mergulhar num ciclismo completamente diferente daquele que estou habituado. Perspectivo uma época de muito trabalho, esforço e dedicação. Claro que gostava de poder usufruir de momentos de glória, mas preocupo-me mais em dar tudo pelas novas cores e retribuir a confiança depositada.

C&T: A possibilidade de correr a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal suscita motivação ou pressão?

JD: A Volta ao Algarve e a Volta a Portugal são as provas mais prestigiosas no nosso país. Como tal, gostava muito de as poder fazer, mas não estou preocupado com isso no imediato. Se acontecer, irei dar o melhor de mim e aproveitar ao máximo a oportunidade, mas tenho tempo e estou tranquilo quanto a isso. Qualquer prova que faça enche-me de motivação, mas também me traz alguma pressão. Tenho sempre metas muito altas, mas penso que ainda tenho muito tempo para aprender e evoluir.

C&T: Qual a tua maior ambição no ciclismo?

JD: O ciclismo é a minha grande ambição. Tenho vindo a traçar o meu caminho devagar, mas penso que de forma consistente. Gostava muito de subir todos os degraus com sucesso, todos os dias trabalho para alimentar o meu sonho. Espero fazer disto a minha vida e por muito tempo.

Liberty Seguros-Carglass em 2018:
André Carvalho (Por 31/10/1997 Cipollini Iseo Serrature Rime)
André Crispim (Por 12/10/1996)
César Martingil (Por 10/01/1995)
Fábio Costa (Por 04/07/1999 CC Barcelos)
Filipe Rocha (Por 20/12/1997)
Gaspar Gonçalves (Por 24/05/1995)
João Dinis (Por 25/03/1999 RP-Boavista Formação)
João Torres Carneiro (Por 31/08/1999 RP-Boavista Formação)
Luís Pereira (Por 13/07/1998)
Pedro José Lopes (Por 27/01/1999 Alcobaça CC/Crédito Agrícola)
Pedro Miguel Lopes (Por 07/07/1999 Seissa)
Rafael Lourenço (Por 01/10/1997)
Venceslau Fernandes (Por 24/01/1996)


João Dinis galardoado com o prémio “Atleta Revelação”, na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão (© foto gentilmente cedida pelo atleta)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro