Avançar para o conteúdo principal

Vítor Santos e Ana Rita Vigário triunfam em Santiago

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) venceram em elites a segunda prova do Open Sentir Penafiel de Ciclocrosse.


Santiago de Sub Arrifana recebeu a segunda prova do Troféu Open Sentir Penafiel, de Ciclocrosse. No circuito delineado em 2 km, correram 11 escalões num total de 120 atletas.

Depois de ter ficado a escassos segundos da vitória na primeira prova, Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) não deixou fugir o triunfo nesta segunda corrida, assumindo o comando do Troféu. Logo de seguida terminou o companheiro de equipa Bruno Silva. Nuno Oliveira (Vasconha BTT/Vouzela) fechou na terceira posição. Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte) finalizou em 9º, descendo para o 2º lugar na geral.

Do lado feminino, Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) repetiu o triunfo, consolidando a liderança do Troféu. Daniela Pereira (Saertex-Portugal/Edaetech) e Cecília Araújo (Individual) completaram o pódio.

Os ciclistas de estrada voltaram a marcar presença com Márcio Barbosa (ACDC Trofa) em 6º, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) em 7º, Leonel Coutinho (Supermercados Froiz) em 11º, o campeão nacional de fundo sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua) em 13º e o companheiro de equipa Hugo Nunes em 14º lugar.

Em juniores triunfou Tiago Sousa (ASC/Focus Team-Vila do Conde), mas o companheiro de equipa Ricardo Pereira manteve a liderança, sendo 3º na meta. Do lado feminino, Jéssica Costa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) repetiu o triunfo, mantendo-se no comando da geral.

Em cadetes, a vitória alcançada pelo espanhol Diego Pérez (AD Podium Team) valeu-lhe a subida à liderança do Troféu, enquanto do lado feminino Ana Santos (ASC/Focus Team-Vila do Conde) manteve-se em primeiro com mais um triunfo na meta.

Rogério Matos (Rompe Trilhos- APCar) subiu à liderança em master 30 com a vitória neste dia. Em master 40 venceu o líder Hugo Moreira (Pódio), enquanto em master 50 foi António Moreira (Custoiascycling) a triunfar e a assumir o comando da geral. Marina Leitão (VasconhaBTT/Vouzela) repetiu a vitória em master feminina.

Em juvenis, correndo em simultâneo masculinos e femininas, Tomás Carvalho (Maiatos-Reabnorte) somou a segunda vitória consecutiva.

A terceira e última prova realiza-se em Castelões, uma estreia no Troféu Open Sentir Penafiel, a 28 de Janeiro.


Ana Rita Vigário soma duas vitórias e lidera o Open Sentir Penafiel (© Prof. Joaquim Amândio Santos)

_____
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.