Avançar para o conteúdo principal

João Barbosa conquista Prémio Anadia, César Martingil vence última etapa

João Barbosa, de 19 anos, deu à equipa Maia a primeira vitória da temporada ao conquistar o Prémio Anadia Capital do Espumante, sucedendo a Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua) no palmarés da jovem competição que realizou a sua 2ª edição. Completaram o pódio da geral a 7 segundos Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e a 16 segundos Marvin Scheulen (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés). A vitória da derradeira etapa sorriu a César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).


A segunda e última jornada viu David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) envergar a camisola amarela à partida do Largo da Estação da Curia, estando João Barbosa (Maia) em 6º na geral, com o mesmo tempo do líder.

Neste domingo, percorreram-se 135 km até à chegada de 3ª categoria do Monte Crasto, desta feita efectuada pelo lado poente. Ao longo do percurso, o pelotão superou ainda duas 3ªs categorias ao km 25,8 e km 103,9, passando uma primeira vez pela meta a 12,2 km para o final.

Tal como sucedeu na etapa anterior, a equipa Liberty Seguros-Carglass conseguiu impor-se na linha de meta, hoje pelos pedais de César Martingil, que há poucos dias venceu a prova de eliminação na Pista da Malveira. A vitória isolada na meta consolidou-se a 5 segundos de Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) e 7 segundos de Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Em 4º cruzou a linha João Barbosa, que na sua página de facebook reflectiu a importância da conquista da camisola amarela: “Finalmente!!! Muito obrigado equipa por toda a confiança depositada! Foram fantásticos.” Este ano tinha-se destacado em 5º no Grande Prémio Maceda, 9º na classificação da juventude da Volta a Albergaria e 10º na prova espanhola Diptico de Vigo.

Nas demais classificações, Gonçalo Leaça (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) conquistou a camisola da montanha, o companheiro de equipa Rafael Apolinário os sprints e o mexicano Leonel Palama Dajui (Guerciotti-Redondela) venceu a geral por pontos, as metas volantes e a juventude. O prémio combatividade ficou nas mãos de Pierre Tartié (Maia).

Por equipas venceu a Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, seguida da Miranda-Mortágua e Liberty Seguros-Carglass.
 
Pódio do Prémio Anadia: João Barbosa, Fábio Oliveira e Marvin Scheulen (© SCSJ Ver)


Resultados Et2 [resultados completos]
1º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:21:12
2º Hugo Nunes (Por) Miranda-Mortágua +5s
3º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +7s
4º João Barbosa (Por) Maia +7s
5º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +13s
6º Pierre Tartié (Fra) Maia +37s
7º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua +41s
8º Gonçalo Leaça (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +41s
9º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau +41s
10º Paulo Silva (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +41s

Classificação Geral Final
1º João Barbosa (Por) Maia 6:29:19
2º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +7s
3º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +16s
4º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua +34s
5º Gonçalo Leaça (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +34s
6º Pierre Tartié (Fra) Maia +43s
7º André Crispim (Por) Liberty Seguros-Carglass +53s
8º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +53s
9º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau +54s
10º Paulo Silva (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +59s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.