Ivo Oliveira triunfa na estreia do Circuito Póvoa da Galega: “Sabe bem levantar os braços no meu país”

A estreia do Circuito da Póvoa da Galega ficou marcada por uma vitória fulgurante do jovem internacional luso Ivo Oliveira (Axeon Hagens Bermans). Os companheiros de fuga Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Luís Gomes (RP-Boavista) completaram o pódio.


O pelotão de 76 corredores Elites/Sub-23 estreou o Circuito da Póvoa da Galega, no concelho de Mafra, num total de 69 km distribuídos por 30 voltas. Num percurso maioritariamente técnico, de sobe e desce constante e curvas exigentes, foi a fuga a ditar o ritmo desde as primeiras voltas.

António Barbio (Efapel), Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), Luís Gomes (RP-Boavista), Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) formaram o quinteto na frente, tendo a companhia de Luís Fernandes (Sporting-Tavira) e Amaro Antunes (W52-FC Porto) por alguns quilómetros, tendo esta dupla perdido o contacto com a frente da corrida.

O pelotão esteve sempre a pouco mais de um minuto de distância, não conseguindo apagar a vantagem do quinteto até ao último cruzar de linha.

Na derradeira subida para linha da meta, Ivo Oliveira conseguiu deixar os companheiros de fuga para trás, agarrando a primeira vitória depois do momento difícil que passou por lesão, como contou ao Cycling & Thoughts: “Foi a minha primeira corrida depois de ter partido o braço. Fiz a pista, mas não é a mesma coisa. Esta foi a primeira corrida de estrada, ainda por cima um circuito, que às vezes é pior do que uma prova em linha. Nas primeiras voltas custou-me a adaptar, doía-me muito a barriga e as pernas não iam bem, mas depois engatei na fuga e foi bom. Assim minimizei o risco de queda. Não quero cair, porque o braço ainda está em recuperação, ainda estou a fazer fisioterapia. Sabe bem chegar aqui e levantar os braços, ainda por cima no meu país. Sabe muito bem.”

Ivo Oliveira falou dos próximos objectivos: “Gostava de ser convocado para os Mundiais, mas isso não depende de mim. Estou a treinar para isso, mas o nosso Seleccionador é que vai dizer. Espero ser seleccionado, o futuro o dirá.”

Na presente temporada, Ivo Oliveira integra a equipa norte-americana Axeon Hagens Berman, que em 2018 irá subir ao escalão Pro Continental, o que para o jovem ciclista de 20 anos “É muito bom. Vamos ter mais ciclistas, mais corridas. Não vai acontecer o que aconteceu este ano, que éramos para ser convidados para o Tour da Califórnia e em cima da hora disseram-nos que não, negaram-nos o convite e foi um choque para a equipa, porque era a corrida da casa e estávamos todos focados nisso. Ser Pro Continental dá-nos garantias de fazermos melhores corridas.”

Sobre o seu futuro e do irmão gémeo Rui, Ivo Oliveira adiantou sobre a próxima temporada: “Sim, eu e o meu irmão vamos continuar na equipa.”

Nas classificações do Circuito da Póvoa da Galega foram premiados os 10 primeiros em elites, destacando-se o pódio de Luís Afonso, Luís Gomes e António Barbio. Também em sub-23 foram premiados os dez primeiros na meta, destacando-se no pódio os jovens Ivo Oliveira, David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) e Gonçalo Carvalho (Miranda-Mortágua).

Ao pódio subiram também os últimos classificados em elite Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Jorge Marques (Jorbi-Team José Maria Nicolau), recebendo ambos como prémio sui-generis um bacalhau.

À imagem do sucedido no Circuito de Nafarros e de Alcobaça, Rui Sousa (RP-Boavista) subiu ao pódio para ser homenageado no ano de despedida da sua carreira de 20 anos como profissional.

Resultados
1º Ivo Oliveira (Por) Axeon Hagens Berman 1:45:05
2º Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +47s
3º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +47s
4º António Barbio (Por) Efapel +47s
5º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +47s
6º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +1:34s
7º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +1:34s
8º João Letras (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:34s
9º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:34s
10º Gonçalo Carvalho (Por) Miranda-Mortágua +1:34s

ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS AQUI!

Ivo Oliveira triunfa na Póvoa da Galega (© Helena Dias)

Pelotão a postos para o início do Circuito  (© Helena Dias)

A fuga do dia  (© Helena Dias)

Pódio Sub-23  (© Helena Dias)

Pódio Elite  (© Helena Dias)

Rui Sousa homenageado no final do Circuito  (© Helena Dias)


Sem comentários:

Enviar um comentário