TJAgostinho: Daniel Mestre vence em Torres Vedras, Amaro Antunes veste amarela

O português Daniel Mestre (Efapel) triunfou ao sprint no circuito de Torres Vedras, superando sobre o risco o francês Jimmy Raibaud (Armée de Terre). Depois de vencer a etapa de ontem, Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi 3º na disputa de hoje, assumindo a liderança da camisola amarela do 40º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.



A homenagem dos heróis do pelotão ao maior dos heróis lusos das duas rodas, Joaquim Agostinho (© Helena Dias).

Daniel Mestre triunfa ao sprint em Torres Vedras (© Helena Dias)

Presidente da FPC Delmino Pereira cumpre 20 anos da sua vitória no Troféu (© Helena Dias)

Com duas vitórias em etapa no Grande Prémio JN, Daniel Mestre voltou a triunfar este sábado na terceira jornada do Troféu Joaquim Agostinho, num sprint bastante renhido. “Foi difícil. Como sou um ciclista leve, estas lombas na recta final não me favoreciam. Venci por muito pouco, mas não interessa. O que interessa é que a vitória sorriu para a equipa Efapel e os meus colegas estão todos de parabéns, porque sem eles não seria possível esta vitória”, afirmou Daniel Mestre ao Cycling & Thoughts. Sobre o excelente momento de vitórias, que vive desde a temporada anterior, acrescentou: “É uma sensação espectacular. Nesta equipa estão a dar-me as oportunidades, que não tive no passado. Graças a Deus está a correr bem e as vitórias estão a sorrir para o nosso lado.”

Com a amarela vestida, Amaro Antunes mostrou-se satisfeito com o percurso realizado no Troféu Joaquim Agostinho. “Acima de tudo, o objectivo hoje era tentarmos ficar já com a amarela, porque é melhor defender do que ter de atacar. O objectivo foi cumprido, estamos satisfeitos. Tenho a equipa reunida em meu redor, unida e isso dá-me garantias”, afirmou Amaro Antunes ao Cycling & Thoughts. Para a derradeira etapa de amanhã, com chegada ao alto da Carvoeira, concluiu: “Todas as etapas são difíceis e aqui temos todos os adversários contra nós. Será mais um dia a defender, a equipa na frente certamente e esperemos que, quando passarmos o risco, a amarela seja nossa.”

A terceira etapa deste sábado dividiu-se em dois sectores. De manhã, pedalaram-se 78 km entre Atouguia da Baleia e Vimeiro, com vitória de Yannis Yssaad (Armée de Terre). Pela tarde, correu-se o circuito em Torres Vedras, cinco voltas num total de 111 km.

O início da etapa ficou marcado pela inauguração da Rotunda O Pelotão, como forma da Câmara Municipal de Torres Vedras homenagear este desporto e os seus protagonistas, os ciclistas.

A penúltima etapa foi bastante atacada desde os quilómetros iniciais, com diversas fugas a serem tentadas ao longo das voltas percorridas em Torres Vedras. O último resistente foi o russo Egor Silin (RP-Boavista), alcançado a 3 km do final.

O pelotão voou a toda a velocidade na recta da meta, levando a vitória da etapa para uma discussão ao sprint. Daniel Mestre e Jimmy Raibaud lutaram lado a lado pela conquista da linha da glória, sorrindo o triunfo ao ciclista luso de 31 anos.

Com o 3º lugar na meta, Amaro Antunes subiu ao comando da camisola amarela e manteve a liderança da montanha e do combinado. José Neves (Liberty Seguros-Carglass) perdeu a amarela, mas manteve a camisola da juventude, objectivo afirmado pela manhã ao Cycling & Thoughts. O companheiro de equipa César Martingil permaneceu líder das metas volantes e Yannis Yssaad (Armée de Terre) da classificação por pontos. Por equipas, o comando permaneceu na W52-FC Porto.

Na cerimónia do pódio esteve presente o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira, no ano em que se cumprem 20 anos da sua vitória neste preciso Troféu Joaquim Agostinho.

Amanhã, a quarta e última etapa percorre 162 km entre S. Martinho do Porto e o alto da Carvoeira.

Resultados Et3, 2ºsector [resultados completos]
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 2:45:28 [40,250 km/h]
2º Jimmy Raibaud (Fra) Armée de Terre mt
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto mt
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
6º Aritz Bagues (Esp) Euskadi-Murias mt
7º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa BlackJack mt
8º Román Villalobos (CRc) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
9º João Benta (Por) RP-Boavista mt
10º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt

Classificação Geral
1º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 12:08:15
2º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +14s
3º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +17s
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +28s
5º José Neves (Por) Liberty Seguros-Carglass +34s
6º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +37s
7º João Benta (Por) RP-Boavista +46s
8º Pablo Torres (Esp) Burgos BH +55s
9º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +1:05s
10º Manuel Sola (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:06s
______
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário