Avançar para o conteúdo principal

Ricardo Gomes: “É um sonho representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos”

O paraciclista Ricardo Gomes irá representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos, na cidade turca de Samsun, na modalidade de Cross Country Olímpico. A 23ª edição realiza-se entre 18 e 30 de Julho, sendo a prova do ciclista luso no dia 24.

Ricardo Gomes, de 32 anos, já se encontra na Turquia, juntamente com a delegação lusa, e acedeu a uma entrevista com o Cycling & Thoughts sobre esta importante competição e a temporada.


Ricardo Gomes na partida para a Turquia (© Facebook Ricardo Gomes)

C&T: É a primeira vez que participas nos Jogos Surdolímpicos?

RG: Sim, é a primeira vez que participo nestes Jogos de grande nível. Espectáculo!

C&T: Quando soubeste da convocação, o que sentiste ao saber da notícia?

RG: Senti-me orgulhoso quando vi o meu nome entre os seleccionados. Representar Portugal é um sonho e estou muito feliz! O sonho comanda a vida.

C&T: O que podemos esperar da tua participação na prova de Cross Country Olímpico?

RG: Será a minha estreia e a competir com os melhores surdos do Mundo, mas acredito que irei obter um excelente resultado. Tenho realizado treinos específicos para esta modalidade, que nunca tinha treinado antes desta forma.

C&T: Com que objectivos tu e João Martinho Marques vão estar presentes?

RG: Eu e o João vamos participar nas diferentes vertentes do Ciclismo, ou seja, eu em BTT e ele em Estrada. Iremos dar o máximo para retribuir a confiança que depositaram em nós.

C&T: Este ano continuaste na equipa Saertex Portugal/Edaetech, como correu a temporada até ao momento nesta vertente?

RG: Sim, continuei nesta grande equipa e estou feliz. Quanto à temporada, obtive as vitórias na Taça de Portugal de XCM e XCO e sagrei-me Campeão Nacional de XCM.

C&T: Na vertente de estrada, permaneceste na equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, revalidando o título nacional de contra-relógio e o bronze na prova de fundo. Como correram essas provas?

RG: Representar esta grande equipa da minha terra continua a ser um orgulho para mim. Ambas as provas correram bem. Talvez tenha errado um pouco na prova de fundo, por estar sempre na frente com o João Marquês e com os adversários directos atrás de nós, mas gostei da corrida. O percurso não tinha subidas para fazer a diferença e qualquer um podia vencer numa chegada ao sprint.

C&T: Depois dos Jogos Surdolímpicos, quais são os objectivos para a restante temporada?

RG: Finalizar as provas da Taça de Portugal em primeiro lugar.

Ricardo Gomes tem um palmarés invejável no paraciclismo. Na vertente de estrada, representa pelo segundo ano consecutivo a equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, com a qual se sagrou em 2016 campeão nacional de contra-relógio e bronze na prova de fundo, venceu 3 das 5 provas pontuáveis da Taça de Portugal, conquistando o troféu. Obteve também em pista o título nacional em perseguição individual e 500m contra-relógio. Na presente temporada de 2017, acaba de revalidar o título de campeão nacional de crontra-relógio e bronze na prova de fundo, discutida ao sprint.

Na vertente de BTT, com a equipa Saertex Portugal/Edaetech venceu em 2016 o Campeonato Nacional XCO, a Taça de Portugal de XCM, sagrou-se vice-campeão nacional de XCM e campeão do Minho de XCM. Em 2017, como nos contou na entrevista, venceu a Taça de Portugal de XCM e XCO e sagrou-se Campeão Nacional de XCM.

Na 23ª edição dos Jogos Surdolímpicos, na modalidade de Ciclismo, Ricardo Gomes irá participar na prova de Cross Country Olímpico e João Martinho Marques na prova de Estrada. Nas demais modalidades, Portugal estará representado em Atletismo por Abubacar Demba Turé, Hemilton Djata Costa e Rui Manuel Rodrigues; em Judo por João Manuel Machado e Joana Paulo Santos; em Lutas Amadoras por Hugo Miguel Passos; em Natação por Miguel Cruz e Tiago Correia Neves; em Taekwondo por Hélder Carreira Gomes.

A primeira participação de Portugal nos Jogos Surdolímpicos ocorreu no ano de 1993, em Sófia, e desde então os atletas lusos conquistaram um total de 11 medalhas [5 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze] em Luta Greco-Romana [4], Atletismo [2], Judo [2], Taekwondo [2] e Luta-Livre [1].

O Cycling & Thoughts deseja a toda a delegação lusa boa sorte!

Atletas da delegação lusa com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, antes da partida para a Turquia (© Facebook Ricardo Gomes)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.