Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro campeão nacional de fundo

Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) repetiu o triunfo alcançado no escalão sub-23 em 2016 e em júnior em 2012, sagrando-se este domingo campeão nacional de fundo em elite. O ciclista de 22 anos venceu no selectivo circuito de Gondomar, ficando o vencedor da Volta a Portugal 2016 Rui Vinhas (W52-FC Porto) com a medalha de prata e o bronze para Ricardo Vilela (Manzana Postobón).


Um pelotão de 51 elites disputou em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017, a prova de fundo dos Campeonatos Nacionais. O exigente circuito de 17,7 km incluiu uma dura rampa e dez voltas num total de 177 km.

As primeiras voltas foram bastante movimentadas, com um numeroso grupo a tomar a frente da corrida, mas sem sucesso. Nas tentativas sucessivas de fugir ao pelotão, um quarteto conseguiu construir à 4ª passagem pela meta uma vantagem de meio minuto para os demais adversários. O campeão de 2010 Rui Sousa (RP-Boavista), João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), João Rodrigues (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) tentaram resistir na frente, vendo chegar à sua companhia mais 13 corredores na 6ª passagem pela meta, tendo uma vantagem de quase 2 minutos para um trio e cerca de 4 minutos para o pelotão de 12 unidades.

Nas últimas voltas ao circuito em Gondomar, o pelotão foi ficando cada vez mais reduzido e a frente de corrida ganhou novo protagonista na 7ª volta com um ataque em solitário de Joaquim Silva (W52-FC Porto), que em 2014 se sagrou campeão nacional em sub-23.

A curta vantagem levou a nova mudança na frente. A duas voltas para o fim, o campeão nacional de contra-relógio Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e Tiago Ferreira (W52-FC Porto) conseguiram uma distância de 10 segundos para um grupo de 16 corredores.

À entrada dos derradeiros 17,7 km e com 21 corredores em prova, Domingos Gonçalves seguiu isolado na frente com uma vantagem de 1 minuto e 22 segundos, mas a infelicidade de uma queda na derradeira volta privou-o de discutir a vitória.

No final do dia, o jovem internacional Rúben Guerreiro agarrou a vitória do Campeonato Nacional de Fundo, por 3 segundos sobre Rui Vinhas e Ricardo Vilela. Um triunfo importante na sua temporada de estreia no WorldTour com a esquadra Trek-Segafredo [entrevista de Janeiro].
 
Rúben Guerreiro campeão nacional de fundo elite (© João Fonseca)

Pódio Nacional de Fundo: 1º Rúben Guerreiro, 2º Rui Vinhas, 3º Ricardo Vilela (© João Fonseca)

Resultados Completos Prova de Fundo Elites
1º Rúben Guerreiro (Trek-Segafedo) 4:36:25 [38,420 km/h]
2º Rui Vinhas (W52-FC Porto) +3s
3º Ricardo Vilela (Manzana Postobón) +3s
4º José Gonçalves (Katusha-Alpecin) +9s
5º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) +13s
6º António Carvalho (W52-FC Porto) +24s
7º Domingos Gonçalves (RP-Boavista) +32s
8º Tiago Machado (Katusha-Alpecin) +2:46s
9º João Rodrigues (W52-FC Porto) +2:46s
10º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) +2:46s
11º Rafael Silva (Efapel) +2:48s
12º Joni Brandão (Sporting-Tavira) +2:48s
13º Henrique Casimiro (Efapel) +2:55s
14º David Rodrigues (RP-Boavista) +2:55s
15º Joaquim Silva (W52-FC Porto) +8:40s
16º Daniel Freitas (W52-FC Porto) +8:40s
17º Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) +8:40s
18º Sérgio Paulinho (Efapel) +8:41s
19º Rui Sousa (RP-Boavista) +8:41s
20º Tiago Ferreira (W52-FC Porto) +8:41s
21º José Mendes (BORA-hansgrohe) +8:41s
DNF Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
DNF Márcio Barbosa (ACDC Trofa)
DNF André Cardoso (Trek-Segafredo)
DNF João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Hélder Ferreira (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Daniel Mestre (Efapel)
DNF João Benta (RP-Boavista)
DNF Amaro Antunes (W52-FC Porto)
DNF Filipe Cardoso (RP-Boavista)
DNF Luís Fernandes (Sporting-Tavira)
DNF Luís Gomes (RP-Boavista)
DNF Samuel Caldeira (W52-FC Porto)
DNF Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA)
DNF Bruno Silva (Efapel)
DNF Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Júlio Gonçalves (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
DNF Patrick Videira (Maia)
DNF Ricardo Mestre (W52-FC Porto)
DNF Nuno Almeida (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF António Barbio (Efapel)
DNF Fábio Silvestre (Sporting-Tavira)
DNF Rúben Veloso (ACDC Trofa)
DNF Zulmiro Magalhães (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Guillaume de Almeida (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF João Letras (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Ricardo Vale (RP-Boavista)
DNF Válter Pereira (Sporting-Tavira)
DNF Leonel Coutinho (Supermercados Froiz)

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.