Avançar para o conteúdo principal

GP Beiras: Jesús del Pino conquista amarela, Alarcón vence em Manteigas

A Efapel venceu pelo segundo ano consecutivo o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. O espanhol Jesús del Pino conquistou hoje a camisola amarela, a sua primeira vitória da temporada. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) venceu na chegada a Manteigas. Completaram o pódio da geral o russo Alexander Evtushenko (Lokosphinx), a 58 segundos, e o espanhol Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), a 1 minuto e 11 segundos.


O 2º Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela chegou ao fim com a etapa rainha de 163 km, com partida em Belmonte e chegada a Manteigas. Na terceira e última etapa foram superadas a 3ª categoria do Alto de Famalicão (km 45,2), a 2ª categoria de Videmonte (km 58,7) e a mítica 1ª categoria do Alto da Torre (km 138,3), a 24,7 km da chegada também em alto de 3ª categoria.

O camisola amarela Alexander Evtushenko (Lokosphinx) partiu com uma curta vantagem de 8 segundos para Ricardo Mestre (W52-FC Porto), 10 segundos para Jesús del Pino (Efapel) e 13 segundos para Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), encontrando-se o restante pelotão a mais de 3 minutos.

A fuga do dia formou-se aos primeiros quilómetros com o fugitivo de ontem Rui Sousa e Daniel Sánchez (RP-Boavista), Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé), Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Carlos Jiménez (Burgos BH) e Eneko Lizarralde (Euskadi-Murias). No pelotão foi a Efapel quem tomou o comando da perseguição, unindo esforços posteriormente com a esquadra Sporting-Tavira.

Rui Sousa coroou os dois primeiros altos do dia, que antecederam a subida à Torre, tendo a fuga pouco mais de 1 minuto nos primeiros metros da escalada ao ponto mais alto de Portugal Continental, a 2000m de altitude. Na ascensão de 28 km à Torre, pela variante de Seia, Rui Sousa foi o primeiro a desferir um ataque às primeiras rampas, ciclista que conheceu o sabor da vitória no alto da Serra da Estrela em duas etapas da Volta a Portugal (2008 e 2014).

Com a luta pela geral em aberto, o pelotão depressa desfez a escassa vantagem, terminando com a fuga a 23 km do alto da Torre. A W52-FC Porto tomou então o comando da corrida e foi com Raúl Alarcón que se isolou na frente, coroando o alto com 2 minutos de vantagem para o grupo perseguidor composto pelo companheiro de equipa Amaro Antunes, o conterrâneo Sergio Pardilla (Caja Rural-Seguros RGA), João Benta (RP-Boavista), Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), o líder da juventude Dmitrii Strakhov (Lokosphinx), Henrique Casimiro e o 2º na geral Jesús del Pino (Efapel), que conseguiu chegar ao grupo.

A descida para Manteigas em direcção à meta, instalada na 3ª categoria, marcou os restantes 25 km de etapa, com Alarcón a manter-se isolado na frente e a cruzar a linha para a vitória da derradeira etapa, o 7º triunfo individual e 12º da temporada para a W52-FC Porto.

Seguiram-se na meta João Benta e Jesús del Pino, que assim conquistou a amarela da 27ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A equipa Efapel repetiu assim o triunfo alcançado em 2016 com Joni Brandão, na 1ª edição do Grande Prémio, somando três vitórias na presente temporada.

Nas classificações secundárias, Rui Sousa (RP-Boavista) venceu a camisola da montanha, Sérgio Paulinho (Efapel) as metas volantes, Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) a juventude e a W52-FC Porto impôs-se por equipas.
 
Jesús del Pino conquista GP Beiras (© Rubén Peréz)

Resultados Et3 [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:46:00 [34,196 km/h]
2º João Benta (Por) RP-Boavista +1:24s
3º Dmitrii Strakhov (Rus) Lokosphinx +1:24s
4º Sergio Pardilla (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:24s
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +1:24s
6º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1m28s
7º Jesús del Pino (Esp) Efapel +1m29s
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1m45s
9º David da la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +2m34s
10º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +2:34s

Classificação Geral Final
1º Jesús del Pino (Esp) Efapel 15:11:03
2º Alexander Evtushenko (Rus) Lokosphinx +58s
3º Beñat Txoperena (Esp) Euskadi-Murias +1:11s
4º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +2:00s
5º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +2:15s
6º João Benta (Por) RP-Boavista +3:28s
7º Dmitrii Strakhov (Rus) Lokosphinx +3:30s
8º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +3:34s
9º Sergio Pardilla (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +3:34s
10º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +3:38s

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.