Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: Vicente De Mateos conquista amarela, Fábio Silvestre vence última etapa

Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) conquistou de forma categórica a 38ª edição do Grande Prémio Abimota. O ciclista espanhol de 28 anos assumiu a liderança da camisola amarela desde a vitória da etapa inaugural, defendendo a vantagem de mais de um minuto até ao último quilómetro. Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) conquistou a primeira vitória da temporada ao vencer a derradeira jornada ao sprint.

À partida para a última etapa, o pelotão do Grande Prémio Abimota uniu-se na dor dos familiares e amigos das vítimas mortais [confirmadas 61 até ao momento] e de todos os afectados pelo nefasto incêndio que ainda devasta Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. O minuto de silêncio feito pelos heróis do pelotão foi precedido por inúmeras mensagens de apoio deixadas por muitos dos ciclistas, portugueses e estrangeiros, nas suas redes sociais. O Estado Português decretou três dias de luto nacional.


Neste quarto dia de prova de uma edição marcada pelas temperaturas muito elevadas, o pelotão percorreu 176,4 km entre Gouveia e Águeda, com um único prémio de montanha de 3ª categoria em Espinheira (km 132,8) a ser coroado por Guillaume de Almeida (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), que assim garantiu a conquista da camisola da montanha.

A última meta do Grande Prémio Abimota foi disputada ao sprint, com Fábio Silvestre a impor-se na linha em Águeda diante do vencedor da etapa anterior César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Luís Mendonça, companheiro de Vicente de Mateos, que terminou o dia em 5º na meta.

Depois de vencer a primeira jornada e finalizar as demais etapas no Top 10, Vicente de Mateos tornou-se no grande vencedor do Grande Prémio Abimota, sucedendo a Filipe Cardoso (RP-Boavista) no palmarés da histórica competição portuguesa. Este é o quarto triunfo da temporada para a equipa Louletano-Hospital de Loulé e também para De Mateos, vencedor da Clássica Aldeias do Xisto e do Troféu Liberty Seguros.

“Sempre acreditei que podia vencer, depois da vantagem alcançada em Belmonte. Sinto-me muito bem e confiando nas minhas capacidades e nas da equipa sabia que não podia falhar. Agora vou desfrutar deste triunfo com os meus companheiros e, naturalmente, já estou a pensar na Volta a Portugal, que é o grande objectivo da temporada”, declarou Vicente de Mateos após a conquista do Grande Prémio Abimota.

Nas contas finais da geral, o vencedor de duas edições anteriores Filipe Cardoso fechou no 2º lugar e César Fonte no 3º lugar do pódio. Destaque ainda para o 4º lugar de João Rodrigues (W52-FC Porto), de 22 anos, que tem vindo em crescendo na equipa azul e branca desde a temporada passada, após os anos anteriores vividos na equipa de Tavira.

Nas demais classificações, De Mateos venceu ainda a camisola dos pontos, Guillaume de Almeida a montanha, o vencedor da segunda etapa Ángel Sánchez (W52-FC Porto) venceu as metas volantes e o companheiro de equipa Joaquim Silva a meta autarquias. Por equipas, o triunfo coube à Efapel, seguida da W52-FC Porto e RP-Boavista.

Entre os mais jovens, Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua) foi o melhor sub-23 da última jornada ao cruzar a meta em 7º, sendo o companheiro de equipa Hugo Nunes o vencedor da camisola de melhor corredor de equipa de clube e da camisola da juventude, seguido de Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) e Paulo Silva (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés).

"Estou muito contente com esta vitoria, dá-me uma motivação extra para os objectivos que se avizinham a nível pessoal e colectivo! E ainda estou mais contente pela equipa que tenho ao meu lado, eu praticamente só preciso de 'pedalar'. Esta conquista deve-se a eles como também o bom momento que atravesso", afirmou o jovem Hugo Nunes.

Vicente de Mateos conquista GP Abimota (© João Fonseca)

Resultados Et4 [resultados completos]
1º Fábio Silvestre (Por) Sporting-Tavira 4:12:20 [41,945 km/h]
2º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
3º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt
4º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto mt
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
6º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto mt
7º Fábio Mansilhas (Por) Miranda-Mortágua mt
8º Rafael Silva (Por) Efapel mt
9º Hugo Nunes (Por) Miranda-Mortágua mt
10º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua mt

Classificação Geral Final
1º Vicente Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 15:37:29
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:18s
3º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-Blackjack +1:21s
4º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:26s
5º Jesús del Pino (Esp) Efapel +1:39s
6º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:46s
7º Hugo Nunes (Por) Miranda-Mortágua +2:41s
8º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +2:41s
9º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +3:17s
10º Rafael Silva (Por) Efapel +4:36s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.