Avançar para o conteúdo principal

Campeonatos Nacionais de Estrada Lusos: tudo o que precisa saber

Os Campeonatos Nacionais de Estrada Lusos, nos diversos escalões masculinos e femininos, começam no final de Junho e terminam no princípio de Julho. Apresentamos em seguida os locais e horários onde os heróis das duas rodas irão disputar os títulos nacionais desde Elites e Sub-23, Cadetes e Juniores, as Femininas, Masters e Elites Amadores, terminando com os Paraciclistas.

Campeonatos Nacionais Elite e Sub-23
Dias 23 a 25 de Junho
Percursos completos e ordem de partida aqui

Os Campeonatos Nacionais de Contra-relógio Elite e Sub-23 realizam-se sexta-feira, dia 23 de Junho, no Europarque de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. Um local bem conhecido do pelotão nacional, por ser palco do contra-relógio da Volta às Terras de Santa Maria.

Os Sub-23 completam um percurso de 22,6 km, com uma passagem pela meta percorridos 11,3 km. A 1ª série de ciclistas inicia o esforço individual às 10h30 e a 2ª série às 11h30. Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) venceu em 2016.

Os Elites percorrem 33,9 km, com uma 1ª passagem pela meta percorridos 11,3 km e uma 2ª passagem percorridos 22,6 km. A 1ª série de corredores parte às 15h30 e a 2ª série a partir das 16h45. Nelson Oliveira (Movistar Team) venceu em 2016 e conta com quatro títulos nacionais.

Os Campeonatos Nacionais de Fundo Elite e Sub-23 no fim-de-semana de 24 e 25 de Junho em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017, localizada no distrito do Porto.

Os Sub-23 são os primeiros a sair para a estrada no sábado, pelas 15 horas. Para descobrir o sucessor do vencedor de 2016 Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), os jovens corredores irão enfrentar um circuito de 17,7 km, com oito passagens pela meta até ao derradeiro cruzar de linha previsto para as 19h05m e perfazendo um total de 159,3 km, com partida e chegada na Av. Mário Soares, contendo uma exigente rampa e passando pela rotunda de homenagem ao ciclista Paulo Ferreira.

Os Elites fazem-se à estrada no domingo, com um percurso mais longo de 177 km com nove passagens pela meta até ao último cruzar de linha para saber quem sucede a José Mendes (BORA-hansgrohe).

Um dos responsáveis pelo percurso delineado é André Cardoso, ciclista da equipa WorldTour Trek-Segafredo e Embaixador da ‘Gondomar CED 2017’: “Desafiado pela organização a dar um contributo, disponibilizei-me de imediato. Apesar das condicionantes impostas pela forte malha urbana da cidade e a impossibilidade de utilizarmos algumas artérias, já condicionadas com diversas actividades da Agenda Desportiva da Gondomar CED 2017, conseguimos delinear um percurso selectivo, um rompe-pernas constante, que se torna muito exigente à medida que se vão acumulando os quilómetros. Julgo que conseguimos reunir todas as condições para uns Nacionais espectaculares e com emoção até ao final”, disse André Cardoso, natural de Gondomar.




Campeonatos Nacionais Cadetes, Juniores e Femininas

Dias 30 de Junho a 2 de Julho
Percursos completos aqui

Cadetes e Juniores masculinos e todos os escalões de Femininas rumam a Castelo de Vide para lutar pela camisola de campeões nacionais de estrada.

A prova de Contra-relógio disputa-se na sexta-feira, 30 de Junho, em Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide. Com início às 15h, os Cadetes Masculinos, as Juniores e Masters Femininas percorrem 11 km, com partida na Rua do Barreiro e chegada no Largo José Reis Pimentel. Os Juniores Masculinos e as Elites Femininas percorrem 22,3 km.

As provas de fundo realizam-se no fim-de-semana. Sábado, 1 de Julho, os Cadetes Masculinos disputam o ouro a partir das 15h num percurso de 80,1 km, com três voltas ao circuito de 26,7 km com partida e chegada na Rua Bartolomeu Álvares da Santa.

No domingo, 2 de Julho, as Femininas partem às 9h30, cumprindo as Cadetes e Masters duas voltas ao circuito, as Juniores três voltas e as Elites cinco voltas. Os Juniores Masculinos partem às 14h, perfazendo cinco voltas ao circuito em Castelo de Vide.

Em 2016, o júnior João Almeida venceu ambas as provas, enquanto em cadetes Renato Costa venceu a prova de fundo e Francisco Marques o contra-relógio. Em femininas, em elite Daniela Reis (Lares-Waowdeals) triunfou em ambas as provas, mas este ano não estará presente na defesa do título, por se encontrar na prova do calendário WorldTour feminino Giro d’Italia Internazionale Femminile (30/06-09/07). Ainda em 2016, a júnior Soraia Silva venceu a prova de fundo e Maria Martins o contra-relógio, enquanto a cadete Raquel Silva venceu ambas as provas, tal como a master Raquel Marques.



Campeonato Nacional Masters e Elites Amadores

Dias 24 e 25 de Junho
Percursos completos aqui

Masters e Elites Amadores disputam os títulos nacionais no fim-de-semana de 24 e 25 de Junho em Reguengos de Monsaraz, na região alentejana.

A prova de Contra-relógio inicia-se às 15h de sábado, com partida e chegada na Av. António José de Almeida.

A prova de Fundo inicia-se às 11h de domingo, também com partida e chegada na Av. António José de Almeida. Os ciclistas irão fazer cinco voltas ao circuito de 31,6 km, num total de 158 km.



Campeonatos Nacionais de Paraciclismo

Dias 8 e 9 de Julho
Percursos completos aqui

Os Campeonatos Nacionais de Paraciclismo vivem-se novamente em Almeirim, Parque Zona Norte, no fim-de-semana de 8 e 9 de Julho. A prova de Contra-relógio disputa-se no sábado, com início às 16h, e a prova de Fundo terá lugar no domingo, com início às 10h.

Em 2016, o título nacional de contra-relógio foi ganho por Luis Costa em H5, Flávio Pacheco em H4, João Pinto em H3, Telmo Pinão em C2, Francisco Martins em C3, José Castanheira em C4, Vítor Luís em C5 e Ricardo Gomes na categoria D. Na prova de fundo, o ouro sorriu a João Marques na categoria D, José castanheira em C4, Bruno Luís em C5, Telmo Pinão em C2, Francisco Martins em C3, Luís Costa em H5, André Sobreiro em H4 e João Pinto em H3.


Comentários

  1. Helena, sabes se há transmissão televisiva da corrida de estrada de elites? Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.